conecte-se conosco


Estado

Prédio que será nova sede da Secult é cedido pelo Programa Imóvel da Gente, do Governo Federal

Publicados

em

A Secretaria da Cultura (Secult) recebeu do Governo Federal a destinação do Edifício Castelo Branco, localizado no Centro de Vitória, para a implantação de sua nova sede. A cessão aconteceu, nessa segunda-feira (09), durante a cerimônia de destinação de áreas da União para políticas públicas no Espírito Santo e a instauração do Fórum Estadual de Apoio ao Programa Imóvel da Gente no Estado, iniciativa do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), por meio da Secretaria do Patrimônio da União (SPU).

O Edifício Castelo Branco fica em uma área estratégica em termos de acesso à cultura e abrigará a sede da Secretaria, atualmente instalada na Enseada do Suá, uma área distante do centro histórico, que é onde estão localizados os equipamentos de cultura do Estado, sob gestão da Secult, como o Museu de Arte do Espírito Santo (Maes), a Casa da Música Sônia Cabral, o Teatro Carlos Gomes, HubES+ e a Galeria Homero Massena (GHM).

Além disso, a Secretaria passa a economizar um importante recurso, usado para cobrir o aluguel da atual sede. O novo espaço contará com cerca de 2000 metros quadrados, divididos em três pavimentos, que passarão por uma pequena reforma, para a mudança, prevista para dezembro de 2025.

A transferência da sede também é uma previsão do programa ‘Cidade Administrativa’, do Governo do Estado. O plano, que teve início em 2020, prevê a mudança dos órgãos do Estado para o Centro de Vitória, com o objetivo de concentrar o núcleo administrativo estadual, beneficiando os cidadãos que buscam por serviços públicos, além de fomentar a aproximação e a integração entre os órgãos, e contribuir para o processo de revitalização da região.

Segundo o secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, a mudança de sede vai possibilitar que a equipe da secretaria tenha um contato mais direto e facilitado com os fazedores de cultura e com os espaços culturais geridos pelo governo estadual. “Também deixará a pasta mais inserida no contexto cultural aquecido do Centro de Vitória e dos nossos espaços, colaborando para o fortalecimento do território”, disse.

Programa Imóvel da Gente

O programa visa promover a destinação de imóveis da União para áreas prioritárias, como saúde, assistência social, educação, habitação e cultura, assegurando à população o acesso aos direitos fundamentais e aos serviços públicos necessários para o pleno exercício da cidadania.

O Fórum Estadual de Apoio ao Programa Imóvel da Gente no Estado tem como foco a promoção do uso eficiente do patrimônio público, com a destinação de imóveis da União para apoiar projetos que atendam às necessidades da população nas mais diversas áreas. O evento, que também marcou o anúncio de outras importantes entregas do programa no Espírito Santo, foi realizado no auditório do Edifício do Governo Federal, e contou com a presença de representantes das entidades da sociedade civil organizada, bem como de autoridades dos governos federal e estadual, como a secretária adjunta do Patrimônio da União, Carolina Stuchi.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Julia Novais
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
[email protected] / [email protected]

Fonte: GOVERNO ES

Comentários Facebook

Estado

Governo do Estado prorroga inscrições do Nossa Bolsa 2025

Publicados

em

Os interessados que ainda não se inscreveram para disputar entre as 1 mil vagas do Nossa Bolsa 2025 podem respirar aliviados. O Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), prorrogou o prazo de inscrição do Programa que terminaria nesta sexta-feira (17). Agora, o novo prazo segue até as 23h59 da próxima terça-feira (21). O edital 18/2024 oferece 40 opções de cursos distribuídos em 29 instituições de Ensino Superior particulares localizadas em 14 municípios do Espírito Santo.

A seleção das bolsas é feita pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2020 a 2024. O candidato pode escolher qual ano do Enem usar na seletiva. Além da nota, o interessado também deve ter renda familiar per capta de até 01 salário mínimo e meio.

Entre as opções de cursos estão: Medicina, Medicina Veterinária, Direito, Odontologia, Farmácia, Nutrição, Educação Física, Pedagogia, Administração, Fisioterapia, Ciências Contábeis, diversas Engenharias, História, Arquitetura e Urbanismo, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, entre outras. Clique aqui e acesse o edital prorrogado com todas as opções de cursos, turnos e faculdades.

Vidas que mudam com o Nossa Bolsa

Mayra Karolina Oliveira de Souza de 29 anos concluiu o curso de Ciências Biológicas – Bacharel pelo Nossa Bolsa em 2024. Ela mora no bairro Aparecida, em Cariacica, e conta que se inscreveu no programa porque era um sonho fazer o curso superior, mas não tinha condições de custear a faculdade particular.

“Eu tentei por oito anos ingressar no Ensino Superior por várias outras formas. Mas todas as vezes que eu conseguia uma bolsa, ela não era de 100% e, devido a minha condição financeira, eu não tinha como custear nem parte da bolsa. Até o dia que eu consegui a bolsa integral pelo Nossa Bolsa”, contou Mayra Oliveira.

A bióloga também disse que o programa foi extremamente importante para suas conquistas como universitária. “Pude vivenciar experiências que não imaginei um dia poder viver. Participei três vezes de eventos de inovação do Estado como expositora, tendo meu projeto entre os escolhidos para representar a faculdade”, frisou Oliveira.

Veja todos os requisitos para concorrer as bolsas:

Além da nota do Enem e a renda familiar, o candidato também ter um dos requisitos abaixo:

  • Ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública localizada no Espírito Santo;
  • Ter cursado completamente o Ensino Médio em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição localizada no Espírito Santo;
  • Ter cursado o Ensino Médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição localizada no Espírito Santo;
  • Ter concluído curso técnico em um dos Centros Estaduais de Educação Técnica (CEET) no Espírito Santo;
  • Ter cursado o Ensino Médio e/ou Curso Técnico nas Escolas do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo.

Seleção pela nota do Enem:

O interessado pode escolher qual nota do Enem, entre 2020 a 2024, quer usar na seletiva. E, de acordo com o edital, a seleção será feita pela média global de 450 pontos nas provas objetivas e na redação. O estudante também deve ter tido nota mínima de 400 pontos na redação.

Como é feita a inscrição:

O prazo de inscrição vai terminar às 23h59 da terça-feira (21) e deve ser feita pelo site www.fapes.es.gov.br/nossabolsa. O candidato vai preencher seus dados pessoais e escolher qual curso, turno e instituição de ensino deseja concorrer a bolsa.

Serviço:

Prorrogação do prazo de inscrição do Programa Nossa Bolsa 2025

  • Edital Fapes 18/2024 – Nossa Bolsa 2025 PRORROGADO:clique aqui e acesse o edital
  • Inscrições até as 23h59 do dia 21/01, por meio do site:fapes.es.gov.br/nossabolsa
  • Dúvidas? E-mail: [email protected]ou no WhatsApp (27) 99824-6168 (atendimento em dias úteis no período das 09h às 18 horas)

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno / Igor Gonçalves
(27) 3636-1867 / 3636-1858
[email protected]

Fonte: GOVERNO ES

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana