conecte-se conosco


Cidades

Prefeito de Alegre em carta alerta que Hospital pode fechar

Após uma notificação do Ministério Público para manter os serviços ofertados pelo Hospital Casa de Caridade São José, o prefeito de Alegre, José Guilherme Aguilar (PSDB), afirmou que o município não possui recursos para manter a unidade de saúde e caso não haja uma intervenção do Governo Estadual, o hospital pode fechar as portas. Em […]

Publicados

em

Após uma notificação do Ministério Público para manter os serviços ofertados pelo Hospital Casa de Caridade São José, o prefeito de Alegre, José Guilherme Aguilar (PSDB), afirmou que o município não possui recursos para manter a unidade de saúde e caso não haja uma intervenção do Governo Estadual, o hospital pode fechar as portas.

Em carta, Aguilar conta que o hospital está sob intervenção municipal desde 2018. O período acordado entre prefeitura e a direção do hospital foi estipulada em seis meses, prazo já vencido.

“Em 2014 a Vigilância Sanitária Estadual fez uma inspeção no Hospital e detectou uma série de irregularidades que colocavam em risco o atendimento aos alegrenses. Esta notificação da Vigilância Sanitária Estadual foi “engavetada” e nada foi feito para corrigir os erros”, diz trecho da nota. O prefeito alega ainda, que o mesmo problema se repetiu anos depois, e nada foi feito.

“Em 2017 a Vigilância Sanitária Estadual voltou a inspecionar o Hospital e verificou que nada do que havia sido notificado fora feito para corrigir as deficiências encontradas. Em razão desta negligência por parte da Administração passada a Vigilância Sanitária Estadual promoveu a interdição da sala cirúrgica, maternidade, centro de materiais esterilizados (CME), praticamente “fechando” as atividades do único Hospital de Alegre”.

No mês passado, o Ministério Público enviou uma notificação recomendatória, acompanhada de um relatório técnico produzido pelo Ministério Público, “determinando que o chefe do Executivo Municipal e ao secretário Municipal de Saúde e Saneamento, Dr. Adalberto Louzada, adotássemos providências urgentes relacionadas a regularização dos serviços, apontadas no relatório”.

José Guilherme afirmou que o município não possui condições financeiras para regularizar os problemas notificados pela Vigilância Sanitária. “Tudo que esteve ao nosso alcance para solucionar esta calamitosa situação foi feito.”

Em acordo com o Ministério Público, a prefeitura aceitou prorrogar o prazo de intervenção até a próxima quarta-feira (4), para que os moradores do município não fiquem sem atendimento médico.

Ao final da carta, Aguilar disse querer continuar tentando colaborar com a abertura do Hospital de Alegre, programando uma reunião para o dia 13 deste mês. ”Somente a intervenção do Governo do Estado haverá solução definitiva”, finalizou. Fonte: Aqui Notícias

Comentários Facebook

Cidades

Fazenda da Santa Casa Cachoeiro dá o primeiro passo para criação de agroindústria

Publicados

em

Por

Foto: arquivo (SCMCI)

A Fazenda da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro deu início a criação de uma agroindústria. Quando estiver pronta, o local vai produzir queijos e iogurtes.

De acordo com o gestor da Fazenda, Sérgio Mariano, a obra está na fase inicial e está sendo feita em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT).

“Essa é a primeira fase, que está sendo tocada e é voltada para a estrutura como janelas, piso e forro. A previsão é de que até meados de dezembro esteja finalizada”, afirmou.

Em seguida, com previsão para o ano de 2024, será dado o início da segunda etapa, que envolve obras de instalação hidráulica e elétrica, além da compra dos equipamentos.

O valor total da obra é de R$ 60 mil e vai gerar mais empregos para as internas do presídio de Cachoeiro de Itapemirim que irão fazer parte do projeto Cuidar de Vidas.

“Quando estiver em funcionamento, uma parte da produção da agroindústria será comercializada e a outra destinada para alimentação de pacientes e funcionários da Santa Casa”, explicou Mariano.

Comentários Facebook

Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana