conecte-se conosco


Cidades

Prefeitura de Cachoeiro faz homenagem ao Dia Mundial do Autista: Veja o vídeo

Nesta terça-feira (2), Dia Mundial do Autismo, a Praça Jerônimo Monteiro, no centro de Cachoeiro, recebe uma ação para conscientização e esclarecimento da população sobre o transtorno.  A atividade, que será realizada das 9h às 18h, é fruto de parceira entre a prefeitura, a Associação de Pais de Autistas de Cachoeiro e do Sul do […]

Publicados

em

Nesta terça-feira (2), Dia Mundial do Autismo, a Praça Jerônimo Monteiro, no centro de Cachoeiro, recebe uma ação para conscientização e esclarecimento da população sobre o transtorno. 

A atividade, que será realizada das 9h às 18h, é fruto de parceira entre a prefeitura, a Associação de Pais de Autistas de Cachoeiro e do Sul do Espírito Santo (Apaches), o Centro Universitário São Camilo e a Primeira Igreja Batista de Cachoeiro (PIB).

O prefeito Victor coelho gravou uma homenagem onde explica o comportamento de um autista.

Hoje, 02 de abril, celebramos o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Há uns 3 anos atrás gravei esse vídeo pra "homenagear" meu filho Lucca. Quem viu vale a pena ver de novo. Quem não viu, ajude a compartilhar essa causa que só tem um significado: AMOR!#DiaMundialDoAutismo #DiaAzul #Autismo #EuTenhoUmFilhoAutista #MuitoAmor

Posted by Victor Coelho on Tuesday, April 2, 2019

Segundo a Apaches, quem passar pelo local poderá esclarecer dúvidas e se informar melhor sobre o que é autismo, em contato direto com membros da associação – pais de filhos autistas. Também será feito cadastro de famílias que necessitam e queiram se associar ao grupo.

O Centro Universitário São Camilo, parceiro do evento, disponibilizará a coordenação e alguns alunos do curso de Psicologia. Eles prestarão esclarecimento sobre como é feito o diagnóstico e como devem ser os acompanhamentos médico e disciplinar para a melhor qualidade de vida do autista.

Também estará no local a psicopedagoga Sônia Mara Costa Soares, que comanda, na Primeira Igreja Batista (PIB), uma Roda de Conversa intitulada “Papo de mãe”, voltada para pais de filhos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

1ª Semana Municipal de Conscientização do Autismo

A atividade na praça integram a 1ª Semana Municipal de Conscientização do Autismo, uma das medidas da Política de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), instituída pela lei nº 7608, publicada no ano passado.

Nesta segunda-feira (1), na escola Zilma Coelho, que fica no bairro Ferroviários, foi apresentada a palestra “Afetividade, um olhar sensível para pais e ou responsáveis”, ministrada pelo professor e terapeuta Paulo Arantes.

Durante a semana, as ações continuam nas escolas da rede municipal de ensino, organizadas pelas professoras das Salas de Recursos Multifuncionais, locais onde alunos com necessidades educacionais especiais são atendidos com atividades pedagógicas complementares. Às famílias de todos os estudantes serão enviados panfletos educativos.

Além disso, aos alunos serão exibidos histórias e vídeos sobre a temática; e haverá rodas de conversas em que os pais e responsáveis serão convidados a refletir sobre o autismo e a educação inclusiva.

No domingo (7), a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp) promoverá a Caminhada de Conscientização do Autismo, aberta à participação de todos. O ponto de partida será a Praça Jerônimo Monteiro, Centro, com destino à Praça de Fátima. Lá, serão realizadas atividades divertidas e interativas para a criançada e família, como Gincana Esportiva (entre pais e filhos) e a distribuição de pipoca, picolés e algodão-doce. Por fim, está prevista uma revoada de balões azuis.

Comentários Facebook
Propaganda

Cidades

Iema anuncia ações de melhoria para o Parque Estadual de Itaúnas

Publicados

em

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) anunciou, nesta quinta-feira (30), ações de melhoria para o Parque Estadual de Itaúnas (PEI), em Conceição da Barra. Na ocasião, foi assinado o acordo de gestão sustentável da pesca no rio Itaúnas com os pescadores da região. Além disso, foi feita a entrega da nota técnica e foram anunciados a revisão do plano de manejo e o programa de Educação Ambiental e Comunicação Social do PEI.

“Hoje estamos dando passos importantes na gestão do parque e na melhoria da relação com a comunidade de forma organizada e sustentável. São ações que precisam da participação e contribuição de todos, seja do poder público, seja da comunidade, e que promovem o uso ativos do parque por essa geração, sem comprometer o uso das gerações futuras. Esse é o nosso papel, como Governo do Estado, como Unidade de Conservação e como sociedade”, ressaltou o diretor-presidente do Iema, Alaimar Fiuza.

O acordo de gestão sustentável da pesca no rio Itaúnas regulariza a atividade na região e melhora a gestão, a fiscalização e garante a sustentabilidade do parque. “Todo o processo foi construído de forma participativa com a realização de oficinas envolvendo os pescadores e a Polícia Militar Ambiental. A ação vai beneficiar cerca de 100 pescadores de Conceição da Barra”, explicou a gestora do PEI, Juliana Coura.

“Estou muito agradecida, porque amo pescar e pesco desde criança. Esse acordo é um sonho realizado, para podermos pescar tranquilos, respeitando e preservando o rio”, disse a pescadora Petrolina dos Santos. O pescador Romildo Lopes também agradeceu pelo acordo. “Só tenho a agradecer por esta conquista. E que a gente, pescadores e comunidade, também atue na fiscalização, para cobrar e agir no cuidado do rio”, completou.

Já a nota técnica Vila de Itaúnas: Qualificação Urbana frente às melhorias de seu acesso viário, produzida pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), como condicionante do Departamento de Edificações e Rodovias do Estado do Espírito Santo (DER/ES), no licenciamento da obra de asfaltamento da rodovia que liga a sede do município ao distrito de Itaúnas, foi entregue à Prefeitura de Conceição da Barra.

O objetivo desse trabalho é dar subsídios ao poder público municipal na elaboração da revisão do Plano de Ordenamento da Vila de Itaúnas, medida essa que irá possibilitar uma melhor gestão do Parque em seus limites com a área urbano do distrito.

Foi anunciado ainda a revisão do Plano de Manejo do Parque de Itaúnas. O documento técnico que estabelece o zoneamento e as normas que norteiam o uso da Unidade de Conservação. “O plano é um instrumento que dá segurança para a equipe do parque e a comunidade para saber o que pode fazer e o que não pode e essa revisão é necessária, pois o atual já está defasado”, destacou o diretor-presidente do Iema, Alaimar Fiuza.

Por último, foi anunciado o programa de Educação Ambiental e Comunicação Social do PEI, que, com o Plano de Manejo, serão realizados como compensação ambiental. “São ações de suma importância e que contribuem para a gestão participativa, transparente e eficiente do parque”, explicou Juliana Coura, a gestora do parque.

Comentários Facebook

Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana