conecte-se conosco


Cidades

Prefeitura de Cachoeiro vai alterar legislação tributária em benefício dos contribuintes

Publicados

em

Foto: Palácio Bernardino Monteiro - Foto: Divulgação

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim encaminhará à Câmara Municipal, nos próximos dias, um projeto de lei para alterações no Código Tributário Municipal (CTM) e outros dispositivos da legislação tributária municipal. A medida gerará uma série de benefícios aos contribuintes cachoeirenses.

As mudanças foram tema de reunião entre representantes do governo municipal e vereadores, nesta segunda-feira (29), no Palácio Bernardino Monteiro.

Em relação ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), a Prefeitura quer manter em 2022 os mesmos descontos concedidos em 2021: 90% para pagamento em cota única ou 85% para pagamento parcelado, a serem aplicados sobre o valor da diferença a maior gerada pelo processo de atualização do cadastro imobiliário.

A administração municipal também propõe prorrogar para 1º de janeiro de 2023 a aplicação dos dispositivos e os efeitos financeiros para o contribuinte da Lei nº 7.853, de 2020, que se refere à Planta Genérica de Valores (PGV), usada para cálculo do IPTU. Pela atual redação da lei, a nova PGV teria de ser aplicada a partir de 2022.

Outra mudança proposta é referente à isenção de IPTU para entidades culturais, recreativas e esportivas. Trata-se da retirada da exigência de certidões negativas de outros entes federados e inclusão de condicionantes sociais, visando maior facilidade para enquadramento das entidades nos benefícios da lei e a criação de oportunidades para pessoas menos favorecidas a partir dessas contrapartidas.

Redução do ITBI

Quanto ao Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), cobrado de compradores de imóveis, a Prefeitura quer a redução da alíquota, dos atuais 2,5% para 2% sobre a base de cálculo da transação. A iniciativa visa incrementar a regularização de imóveis, além de fomentar o mercado imobiliário.

Mais incentivos fiscais para atrair empresas

O projeto de lei também prevê a ampliação dos incentivos fiscais destinados à instalação de empresas no município (lei nº 7.692, de 2019), com inclusão da isenção de nove taxas: de aprovação de projeto para construção; de certidão detalhada; de Coleta de Destinação de Resíduos Sólidos; de Fiscalização de Anúncio; de Fiscalização de Localização, Instalação e Funcionamento; de Fiscalização Sanitária; de Habite-se; de Licenciamento ambiental; e de Resíduos de Serviços de Saúde.

“Considerando que em 2022 ainda teremos um cenário econômico difícil, reavaliamos a nossa legislação tributária, em diálogo com todos os poderes, buscando formas de garantir benefícios aos contribuintes e incentivos ao setor produtivo, sem comprometer a responsabilidade fiscal. Acreditamos que essas medidas terão impacto importante na vida da população”, afirma o prefeito Victor Coelho.

Comentários Facebook
Propaganda

Cidades

Cada vez mais internacional, Guriri estreia Jogos de Verão em grande estilo

Publicados

em

Por

Em uma realização da Prefeitura de São Mateus com o apoio da iniciativa privada, foi aberta a temporada 2022 dos Jogos de Verão de Guriri. As competições aconteceram no sábado e domingo (15 e 16), na Arena da Ilha, instalada próxima à Capelinha, e começaram as 8h de sábado (15), com as competições de Altinha e Futmesa, que foram um sucesso de organização e alto nível técnico.

A equipe campeã de Altinha foi a Alta da Ilha, com a Extreme levando o vice-campeonato. A dupla João e Ronald faturou o primeiro lugar no Futmesa, com Bruno e Bernardo em segundo lugar na competição.

No domingo (16) os competidores disputaram quem era o melhor na Redinha, nas modalidades mista e masculino. Na mista, Júlia e Thiago levaram a melhor, na final contra Cinthya e Jefferson. No masculino, João Pedrosa e Thiago Leonel levaram o primeiro lugar, enquanto Ronald e Ricardo ficaram com o vice-campeonato.

Outras atividades e presenças

O evento teve ainda atividades para animar o público presente nos dois dias, com Fitdance no sábado e Ginástica Aeróbica no domingo.

O prefeito Daniel Santana esteve na Arena, conferindo o sucesso do evento e conversando com espectadores e atletas, acompanhado pelo deputado federal Da Vitória e pelo vereador Cássio Mendes.

Para o secretário de Esportes Lazer e Juventude, Jasson Barcelos, o resultado desse primeiro final de semana de competições “foi extremamente positivo, com excelente participação e alto nível técnico, mesmo com o pouco tempo que tivemos para organizar os Jogos. E a tendência é ficar cada vez melhor: abrimos hoje (17) as inscrições para o próximo final de semana (22 e 23) e as vagas já foram todas preenchidas.”

No próximo sábado (22) e domingo (23) os Jogos de Verão 2022 continuam, com competições de Futevôlei e Voleibol, e Capoeira, Fitdance e Ginástica Aeróbica para agitar o público.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana