conecte-se conosco


Cidades

Prefeitura de Linhares inicia pré-inscrição para castração gratuita de 600 animais

Publicados

em

O projeto é dividido em duas fases: na primeira serão castrados 300 animais, e na segunda outros 300, entre cães e gatos

Para estimular o controle populacional de animais domésticos e, consequentemente, o número de animais abandonados, a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais (Semam), promove a ação de castração gratuita de cães e gatos.  Ao todo está prevista a castração de 600 animais nas duas fases do projeto.

A primeira fase ocorrerá a castração de 150 animais machos e 150 fêmeas, entre cães e gatos e o pré-cadastro tem início nesta segunda-feira (3), através do endereço eletrônico: https://linhares.es.gov.br/departamento-de-bem-estar-animal/

Serão contemplados com a esterilização animais que estiverem sob o amparo de ONGs/Associações/Grupos de Proteção e/ou indicados por elas; sob a tutela de beneficiários de programas sociais; animais errantes encontrados em vias públicas do município, e aqueles que vivem com outros animais da mesma espécie e sexo diferente, a fim de evitar a procriação entre eles.

“A fase de pré-cadastro será realizada de forma on-line em razão da pandemia, sendo acompanhada por nossas equipes para identificar a necessidade de apresentação de outros documentos, se os apresentados são válidos, se os animais correspondem aos critérios apresentados na Instrução Normativa. Após a triagem, os cadastros são encaminhados à clínica responsável pela castração, para dar prosseguimentos aos exames necessários para a cirurgia”, informa o secretário de Meio Ambiente, Fabrício Borghi Folli.

Bem-estar animal

Além de impedir a procriação desenfreada, a castração também proporciona o bem-estar animal, ao inibir a incidência de cânceres e outras doenças do trato reprodutor de fêmeas e machos. “A castração prematura reduz consideravelmente a ocorrência de tumores mamários, doenças sexualmente transmissíveis, cistos ovarianos e infecção uterina”, informa a assessora técnica na Semam, Renata Rangel Rosa.

“Já nos machos, a esterilização previne o aumento da próstata e a ocorrência de câncer; diminui consideravelmente os casos de infecção urinária, tumor testicular e hérnias perineais. Com a castração, os animais têm melhor comportamento, tornam-se mais dóceis e têm maior expectativa de vida”, completa Renata Rosa.

Conforme a assessora técnica, o ideal é que a castração seja realizada em animais antes dos cinco meses de idade, ou seja, antes do primeiro cio das fêmeas e, nos machos, anterior à fase da puberdade – que é a fase de desenvolvimento dos hormônios sexuais.

Para o projeto, de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente de Linhares, foram investidos mais de R$ 320 mil por meio do Fundo Municipal de Conservação Ambiental (FUNDEMA). O primeiro lote já está empenhado e vai beneficiar 300 animais entre cães e gatos.

Requisitos para castração gratuita

Antes de realizar o pré-cadastro, o responsável pelo animal deve estar ciente das seguintes informações:

– O tutor/responsável deve residir no município de Linhares;

– Os animais devem ter idade mínima de 5 (cinco) meses e máxima de 7 (sete) anos;

– Possuir carteira de vacinação e estar com a vacina antirrábica e a vermifugação em dia (nos últimos 12 meses);

– Isentos de pulgas e carrapatos;

– Estejam em condição física aparentemente satisfatória;

– A responsabilidade no transporte do animal – do local de moradia até a clínica – é do tutor/responsável, seja para a realização de exames, procedimento cirúrgico e remoção de pontos.

Comentários Facebook
Propaganda

Cidades

Setur realiza terceiro encontro com representantes dos municípios

Publicados

em

 

Representantes dos municípios das regiões turísticas Doce Terra Morena e Pedras, Pão e Mel participaram do Encontro Virtual de Dirigentes do Turismo realizado, na manhã desta sexta-feira (07), pela Secretaria de Turismo (Setur). O encontro, que está sendo realizado com os representantes das dez regiões turísticas do Estado, tem o objetivo de estreitar o debate com as prefeituras e oportunizar a troca de informações sobre as ações desenvolvidas pela Setur.

A secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro, agradeceu a presença de todos destacou a importância desta atividade. “Cada vez com mais frequência iremos promover encontros com este, momentos de diálogo e troca de informações que irão, de forma conjunta, tornar nosso Estado ainda mais organizado no que se refere ao turismo”, disse.

O tema destes encontros, realizados por meio de plataforma virtual, são a adesão ao Cadastur, cadastro nacional que inclui os prestadores de serviços da cadeia produtiva do turismo, à adesão ao Selo Turismo Responsável que significa o cumprimento dos protocolos sanitários de prevenção ao novo Coronavírus (Covid-19), bem como o Desafio Turismo Responsável, que é uma atividade de estímulo aos municípios, no sentido de se qualificarem para o período pós pandemia.

A secretária Lenise Loureiro enfatizou a importância de cada município trabalhar junto aos empreendedores esta conscientização, aproveitando este período em que é necessário o distanciamento social para organizar o setor.
“Vamos aproveitar este tempo para preparar as equipes, planejar as ações e estimular os empreendedores no que diz respeito aos protocolos sanitários, nos preparando para o pós-pandemia, quando, cada vez mais, o turista será mais cuidadoso ao definir seu destino”, explicou.

O secretário de Turismo de Água Doce o Norte, Gabriel Verly, agradeceu o convite e destacou o grande potencial turístico do Espírito Santo e o quanto é necessário o trabalho de todos para que este seja qualificado e bem explorado. “Estamos com muito entusiasmo para trabalhar e contamos com apoio da Setur e dos demais colegas secretários.”

O representante do município de Nova Venécia, Anderson Sabino, ressaltou a dificuldade em sensibilizar os empreendedores e colocou que a prefeitura trabalha internamente para que no momento da formalização das empresas à adesão ao Cadastur também ocorra. “Estamos trabalhando para isto, mostrando ao empreendedor as vantagens de estar cadastrado e o quanto isto pode ser revertido positivamente para seu negócio”, pontuou.

Demandada pela dirigente de Vila Pavão, Libian Timm Paganoto; o secretário de Turismo de Boa Esperança, Silvano Krétli; e a titular da pasta em Barra de São Francisco, Israelle Silva e Souza, sobre as ações de fortalecimento da região, a secretária Lenise Loureiro incentivou que os municípios se reúnam de forma regional e definam as prioridades para que de forma mais rápida a equipe da Setur possa colaborar na realização das mesmas. “É necessário que vocês se unam e definam as metas da região. Desta forma, nossa equipe poderá ajudar, viabilizando capacitações, qualificação profissional, divulgação, entre outras ações de fortalecimento do destino”, frisou.

Agenda

Esta foi a terceira reunião do encontro Virtual de Dirigentes de Turismo realizada pela Setur. Na próxima terça-feira (11), a reunião será com dirigentes das regiões Montanhas Capixabas e Vales e do Café e no dia 18, o encontro será com os secretários dos municípios que integram as regiões Metropolitana e Imigrantes.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana