conecte-se conosco


Cidades

Procon de Cachoeiro orienta consumidores para as compras do Dia de Finados

Publicados

em

É importante estar atentos para não serem enganados ao adquirir os itens típicos do momento, como velas e flores - Foto: Reprodução/Internet

O Dia de Finados é um feriado nacional celebrado anualmente em 02 de novembro. É nesta data que muitas pessoas visitam os túmulos e jazigos para homenagear seus entes queridos falecidos. Apesar de ser um momento marcado pela saudade, lembranças e dor, é importante estar atentos para não serem enganados ao adquirir os itens típicos do momento, como velas e flores.

O coordenador executivo do Procon, Ricardo Fonseca, orienta cautela aos consumidores na hora de comprar ou contratar os serviços que vão atender especificamente essa data. “Os consumidores devem ficar atentos, pois poderão ser encontradas diferenças significativas nos preços dos produtos.” ressalta. Ele recomenda a realização de uma pesquisa dos preços praticados pelo comércio dos itens da época, uma vez que os preços tendem a aumentar devido a grande procura.

Ricardo orienta ainda que o consumidor não compre por impulso no primeiro estabelecimento que entrar e, se possível, comprar com antecedência.

É importante lembrar, também, que a exposição de produtos à venda deve seguir os parâmetros estabelecidos pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), com informações claras e visíveis ao consumidor sobre preços, quantidades e formas de pagamento aceitas.

Conte sempre com o Procon!

Os consumidores que sentirem lesados por compras ou serviços prestados durante o feriado de Finados, ou em outras épocas do ano, pode procurar o órgão de defesa do consumidor em busca de auxilio na resolução de suas demandas.

A sede do Procon em Cachoeiro está situado na Rua Bernardo Horta, 204, Guandu, funcionando de segunda a sexta, das 8h às 16h.

Quem preferir, pode agendar seu atendimento previamente através do site: https://agendamento.cachoeiro.es.gov.br/. Mais informações no telefone (28) 3199-1710.

Comentários Facebook

Cidades

Itaguaçu adere ao Programa ES Inteligente

Publicados

em

Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (28), o município de Itaguaçu, na região Serrana, aderiu e assinou o acordo de cooperação técnica do Programa ES Inteligente, firmando a parceria com o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e o Instituto de Planejamento e Gestão das Cidades (IPGC) para estruturar uma Parceria Público-Privada (PPP) que forneça Iluminação Pública, miniusinas solares e Infraestrutura de Telecomunicações. A partir deste acordo, a cidade se junta às outras 27 que já estão com o processo em andamento para ampliar a infraestrutura e a qualidade da gestão pública.

O prefeito de Itaguaçu, Darly Dettmann destacou a relevância deste projeto para a cidade e seus munícipes. “Este é um projeto inovador que trará tecnologia, sustentabilidade (como energia limpa), videomonitoramento para melhorar a segurança pública, além de uma série de benefícios que o Bandes está trazendo para o nosso município, por meio do governo do Estado”, disse.

Além do gestor municipal, o delegado titular, Renan Alves dos Santos, complementa: “De fato, o Programa (Cidades Inteligentes) é importante para a segurança pública, tendo em vista que há sinergia de ferramentas importantes, como o circuito de videomonitoramento e iluminação inteligente, mas também há aspectos sociais que merecem ser ressaltados, como a inclusão digital e aumento de oportunidades que isso gera, sobretudo para jovens”, declarou.

O Bandes e o IPGC, como os responsáveis pela estruturação, coordenação e operacionalização do projeto, respectivamente, afirmam que, em breve, darão início aos primeiros estudos de viabilidade. Os estudos de viabilidade são o ponto de partida para transformar as diretrizes do programa em ações concretas ao estimar os investimentos por parte do futuro parceiro privado (CAPEX) e do próprio município, além de garantir que cada projeto avance de forma eficiente e sustentável.

“É nesse momento que identificamos as reais necessidades do município, as oportunidades de investimento e o potencial de retorno para a população. No caso de Itaguaçu, esses estudos vão permitir alinhar o projeto à vocação econômica local, garantindo soluções sob medida em iluminação, energia limpa e conectividade. Essa é a base para que as futuras parcerias privadas sejam sólidas e tragam benefícios duradouros à cidade”, afirma o diretor de Negócios do Bandes, Marcos Kneip.
Entenda o programa
O ES Inteligente é um programa voltado para o desenvolvimento de produtos públicos de qualidade à população, por meio de concessões e da estruturação de Parcerias Público-Privadas (PPPs). Os pacotes de serviços oferecidos contribuem diretamente para promover mais segurança e bem-estar aos cidadãos, com iniciativas de inclusão digital, como o Wi-Fi público, e ações voltadas à sustentabilidade, por meio da geração de energia limpa.

Com a adesão de 28 municípios capixabas, a modelagem de soluções integradas, que contempla cidades inteligentes, com iluminação pública, usina solar fotovoltaica e telecomunicações, além do saneamento focado em resíduos sólidos urbanos, tem gerado impacto significativo na qualidade de vida da população. O programa já abrange mais de 35% dos municípios do Estado, alcançando cerca de 1,8 milhão de habitantes, o que representa aproximadamente 40% da população capixaba.

“O apoio do Bandes permite que também municípios menores, como Itaguaçu, avancem em projetos estruturantes e sustentáveis. Com o ES Inteligente, unimos planejamento técnico e visão de futuro para promover desenvolvimento, energia limpa e conectividade para a população”, declara o coordenador do Núcleo de Gestão de Concessões e Parcerias, Vilker Zucolotto.

Saiba mais:
www.bandes.com.br/ppp

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana