conecte-se conosco


Cidades

Procon de Cachoeiro reforça a prevenção e promove palestra do Novembro Azul

Publicados

em

Os servidores do órgão vestiram azul em alusão à campanha - Foto: Helena Valadão

Em alusão ao Novembro Azul, mês dedicado para a conscientização sobre o câncer de próstata, o Procon de Cachoeiro promoveu, nesta terça-feira (18), uma palestra sobre o tema, ministrada pela equipe da empresa de Consultoria em Medicina e Segurança do Trabalho – Inovar.

Com todos os servidores do órgão vestindo azul, o coordenador executivo da pasta, Ricardo Fonseca, disse que a informação é uma arma poderosa não apenas para os consumidores, mas para a população em geral. “É preciso entender o conceito da doença e saber que ele pode ser evitado, ou ao menos detectado precocemente aumentando as chances de cura. Éo melhor caminho para uma vida feliz”, comentou o coordenador, que alertou também que o cuidado com a saúde deve ser durante todo o ano e não apenas no mês de conscientização.

Durante a palestra, os colaboradores da Inovar explicaram todos os pontos acerca do câncer de próstata e ainda desmistificaram o preconceito que existe em torno do exame de toque retal com um vídeo bem-humorado.

Abraço às causas

Ao longo do ano de 2025, o Procon exerceu o seu papel de auxiliar e orientar os consumidores e fornecedores na relação de consumo. Paralelo a isso, abraçou algumas causa de cor, mostrando que também se preocupa com o bem estar e a saúde dos seus usuários.

Durante o mês de agosto, vestiu-se de lilás em alusão a campanha nacional de conscientização e combate à violência contra a mulher. A gerente de atendimento do órgão, Noemi Borges, ministrou uma palestra ao público presente no Creas – Centro de Referência Especializado de Assistência Social “Angélica Francisca Calazans Turini”. Ela também distribuiu bilhetes e mensagens aos servidores e consumidores para marcar o Setembro Amarelo. No mês seguinte, promoveu, em parceria com o Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer de Cachoeiro de Itapemirim (GAPCCI), uma palestra com profissionais da área de saúde do Hospital Evangélico, sobre o Outubro Rosa e o câncer de mama. E agora, o novembro azul, com a palestra sobre o câncer de próstata com colaboradores da Inovar.

Em todos os meses, os servidores do Procon compareceram um dia, usando uma peça de roupa na cor da causa abraçada.

Conte sempre com o Procon!

O órgão de defesa do consumidor está sempre à disposição para auxiliar, orientar e informar os consumidores. Funciona de segunda a sexta, de 8h às 16h, na Rua Bernardo Horta, 204, Guandu. Quem preferir, pode agendar seu atendimento previamente através do site: https://agendamento.cachoeiro.es.gov.br/. Mais informações no telefone (28) 3199-1710.

Comentários Facebook

Cidades

Estacionamento rotativo de Cachoeiro terá reajuste a partir de segunda-feira (24)

Publicados

em

Por

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim publicou, nesta quarta-feira (19), o Decreto nº 36.410, que reajusta as tarifas do Estacionamento Rotativo no município. Após dois anos sem atualização, o valor terá acréscimo correspondente ao reajuste acumulado de 9,82% referente aos anos-base de 2024 e 2025.

O novo valor passa a valer a partir de 24 de novembro de 2025, com vigência para o biênio 2025/2026. O reajuste foi aprovado pelo Conselho Municipal de Tarifas de Serviços de Concessão ou Permissão Pública, após análise técnica e econômica do serviço.

Rotatividade que garante acesso ao comércio e aos serviços

O objetivo principal do Estacionamento Rotativo permanece o mesmo: garantir a rotatividade das vagas nas áreas de maior circulação, especialmente no Centro e em regiões comerciais.

A rotatividade é essencial para que mais pessoas possam estacionar por períodos curtos, favorecendo quem precisa acessar lojas, bancos, consultórios, restaurantes e outros serviços essenciais.

Com o controle adequado das vagas, o sistema ajuda a evitar o uso prolongado dos espaços por veículos que permaneceriam estacionados o dia inteiro, garantindo melhor fluxo e democratização do acesso.

Por que o reajuste foi necessário

O município explica que o reajuste estava defasado havia dois anos e foi necessário para manter o equilíbrio da operação do serviço, que envolve custos de manutenção do sistema, monitoramento, tecnologia e mão de obra.

A atualização segue os índices inflacionários e foi avaliada tecnicamente pelo Conselho Municipal de Tarifas antes de ser enviada para decreto.

Vigência

O decreto está em vigor desde sua publicação, mas os novos valores serão aplicados oficialmente a partir de 24 de novembro de 2025.

A Prefeitura reforça que o Rotativo cumpre uma função de organização urbana e é fundamental para a dinamização da economia local, oferecendo mais oportunidades de acesso ao comércio e serviços do Centro de Cachoeiro.

Confira os novos valores

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana