conecte-se conosco

Estado

Procon-ES e SEG debatem implantação do Procon Digital

Publicado

O processo de implantação do Procon Digital foi tema de uma reunião na sede do Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES), no Centro de Vitória, nessa quinta-feira (16). O coordenador de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Secretaria de Governo, Victor Murad Filho, foi recebido pelo diretor-presidente do Procon-ES, Rogério Athayde, para debater o assunto.

Também participaram da reunião a diretora Jurídica do órgão, Andrea Munhós e o assessor especial de Tecnologia da Informação do Instituto, Marcos André. Além de conhecer a nova Diretoria do Instituto, Murad apresentou o plano do Governo do Estado de mudança para o Procon Digital.

O objetivo do projeto é melhorar a acessibilidade e o atendimento aos consumidores, com inovação e tecnologia no andamento dos processos. A implantação do Procon Digital permitirá mais facilidade para o consumidor na resolução das demandas. Com o atendimento digital, o consumidor poderá resolver suas dúvidas e fazer reclamações onde estiver, sem precisar se dirigir ao órgão e, consequentemente, conseguindo respostas mais rápidas.

O diretor presidente do Procon-ES comemorou a iniciativa. “A inovação já não é mais percebida exclusivamente como uma questão para as empresas privadas que buscam desenvolver e implementar novos produtos, processos de produção ou técnicas de vendas. O Governo do Estado está cada vez mais atento, incentivando e apoiando não só a inovação no setor privado, mas também produzindo políticas públicas e serviços públicos inovadores”, disse Rogério Athayde.

A medida trará também melhoria no serviço prestado pelo Procon, com eliminação de papel, já que o sistema será totalmente digital. Outra vantagem será o ganho de tempo para a tramitação dos processos dentro do órgão, sobretudo no Departamento Jurídico do Instituto.

Por meio de um sistema digital, será possível ao Procon antecipar e mediar conflitos entre consumidores e fornecedores, apresentando possíveis soluções, antes mesmo que a empresa faça contato para cobrança, por exemplo. O próximo passo para a implantação do Procon Digital é a contratação de uma empresa para desenvolver o sistema, o que deve acontecer ainda no primeiro semestre deste ano. A expectativa é de que até o fim de 2020 a ferramenta já esteja em funcionamento.

Aplicativo

Outro avanço no acesso do consumidor aos serviços do Procon-ES ocorreu em 2019, com o lançamento do ‘App Procon-ES’. Por meio do aplicativo, é possível tirar dúvidas, registrar denúncias e reclamações sobre produtos adquiridos e serviços contratados, como problemas com energia elétrica, água, telefonia celular e fixa, internet, defeitos em produtos e outros problemas relacionados ao consumo.

Para registrar uma reclamação, o consumidor deve informar seus dados pessoais, como nome completo, CPF, RG, data de nascimento, endereço, e-mail e telefone para contato. Após esse cadastro, deverá ser feito um breve relato do problema, informando o nome e dados da empresa reclamada e números de protocolo, caso exista. Também podem ser registradas denúncias de forma anônima.

O prazo para retorno, após o envio da demanda, é de até 72 horas úteis no e-mail informado no ato do cadastro. O acompanhamento da reclamação poderá ser feito pelo link “consulta processo”, no site do Procon-ES. O aplicativo permite que o consumidor envie fotos que comprovem a denúncia e de documentos, como nota fiscal, ordem de serviço, faturas etc.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Procon-ES
Renata Alves (respondendo)
(27) 3636-4380/ 98138-7623
[email protected]

Fonte: Governo ES

Comentários Facebook
publicidade

Estado

Fapes realiza mentorias para participantes do Centelha ES

Publicado

Os 500 proponentes classificados na primeira seleção do Programa Centelha ES devem submeter a nova proposta até o dia 1º de março. Até o fim do prazo, os participantes têm à disposição uma série de treinamentos e mentorias, para auxiliar no desenvolvimento do projeto a ser apresentado. O serviço é oferecido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e também por parceiros do programa.

Nesta quinta-feira (20), será realizada a Maratona de Mentoria organizada pela Fapes na intenção de auxiliar os proponentes na submissão do Projetos de Empreendimento, que é a próxima fase de avaliação. Para se inscrever, é preciso preencher um formulário on-line, informando o interesse nas mentorias ofertadas e o horário de atendimento.

Os proponentes serão recebidos na Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), em Vitória. As sessões de mentoria terão duração de 15 minutos e cada projeto poderá escolher até dois temas, de acordo com o indicado no formulário. A Fapes oferta orientações sobre: parcerias de negócios; equipes de sucesso; mercado – concorrência e clientes; modelo e estratégias de negócios; tecnologias disponíveis e produto; e plano de investimento e viabilidade financeira.

Os participantes serão instruídos a elaborar o projeto de empreendimento para implementação da ideia. Este é o momento no qual o proponente deve demonstrar o potencial e a viabilidade do negócio, a fundamentação técnico-científica e mercadológica do produto, o potencial de mercado e possíveis concorrentes, entre outros aspectos, demonstrando a viabilidade da empresa nascente.

Rede de apoio no Ifes

Além da Fapes, outros parceiros do Programa Centelha ES estão empenhados em amparar os participantes e tirar suas dúvidas em relação ao projeto de empreendimento. Um exemplo é a mobilização dos núcleos incubadores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) para apoiar os proponentes.

Quem estiver entre os selecionados da fase atual pode procurar o núcleo incubador mais próximo. O Ifes mantém esses ambientes tecnológicos e empresariais em 12 municípios capixabas, como Alegre, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, Venda Nova do Imigrante e em alguns campi da Grande Vitória.

Mobilização da UVV

Das 500 ideias selecionadas para a segunda fase do Programa Centelha ES 192 foram elaboradas por alunos e colaboradores da Universidade Vila Velha (UVV), o que corresponde a 38,4% do total.

Por isso, a universidade preparou uma jornada de capacitações que teve início nessa segunda-feira (17) e vai até dia 28 de fevereiro, conforme programação inserida no final deste texto.

Nova etapa do Centelha ES

A relação dos projetos de inovação aprovados para a segunda etapa do Centelha ES foi divulgada no www.programacentelha.com.br/es e no www.fapes.es.gov.br. Ao todo, a Fapes recebeu 3.556 propostas entre os dias 10 de setembro e 14 de novembro de 2019.

O resultado homologado da primeira fase foi divulgado no dia 06 de fevereiro, com a lista dos 500 projetos que estão na próxima etapa. Durante quase dois meses, 146 pesquisadores, professores e profissionais de notório saber realizaram as avaliações das propostas inscritas.

O Programa Centelha é promovido em vários estados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). A iniciativa é operada pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI).

SERVIÇO:

1) Maratona de Mentoria da Fapes
20 de fevereiro, das 09 às 18 horas
Local: Esesp – Rua Francisco Fundão, 155 – Morada de Camburi, Vitória.
Inscrições

2) Capacitação [email protected] – Ifes Vila Velha
20 de fevereiro, das 14 às 17 horas
Local: Avenida Ministro Salgado Filho, 1000 – Soteco, Vila Velha.

3) Capacitações da UVV

– Mentoria individual
19 de fevereiro de 2020, das 09 às 12 horas
Local: Sala 14 – Prédio Inotec

– Treinamento 05
19 de fevereiro de 2020, das 14 às 18 horas
Local: Sala 5: Liberdade – Prédio Rosa

Business Model Canvas
19 de fevereiro de 2020, das 19 às 22 horas
Local: Sala 15 – Prédio Inotec

Treinamento 07
20 de fevereiro de 2020, das 14 às 18 horas
Local: Sala Arena – Prédio Branco

Treinamento 08
21 de fevereiro de 2020, das 14 às 18 horas
Local: Sala 01- Futuro – Prédio Azul

Treinamento 09
27 de fevereiro de 2020, das 14 às 18 horas
Local: Sala Liberdade – Prédio Rosa

Treinamento 10
27 de fevereiro de 2020, das 19 às 22 horas
Local: Sala Liberdade – Prédio Rosa

Treinamento 11
28 de fevereiro de 2020, das 14 às 18 horas
Local: Sala Liberdade – Prédio Rosa

Treinamento 12
28 de fevereiro de 2020, das 19 às 22 horas
Local: Sala Liberdade – Prédio Rosa

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Mike Figueiredo
(27) 3636-1867/99309-7100
[email protected]

Fonte: Governo ES

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana