conecte-se conosco

Estado

Procon-ES e SEG debatem implantação do Procon Digital

Publicado

O processo de implantação do Procon Digital foi tema de uma reunião na sede do Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES), no Centro de Vitória, nessa quinta-feira (16). O coordenador de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Secretaria de Governo, Victor Murad Filho, foi recebido pelo diretor-presidente do Procon-ES, Rogério Athayde, para debater o assunto.

Também participaram da reunião a diretora Jurídica do órgão, Andrea Munhós e o assessor especial de Tecnologia da Informação do Instituto, Marcos André. Além de conhecer a nova Diretoria do Instituto, Murad apresentou o plano do Governo do Estado de mudança para o Procon Digital.

O objetivo do projeto é melhorar a acessibilidade e o atendimento aos consumidores, com inovação e tecnologia no andamento dos processos. A implantação do Procon Digital permitirá mais facilidade para o consumidor na resolução das demandas. Com o atendimento digital, o consumidor poderá resolver suas dúvidas e fazer reclamações onde estiver, sem precisar se dirigir ao órgão e, consequentemente, conseguindo respostas mais rápidas.

O diretor presidente do Procon-ES comemorou a iniciativa. “A inovação já não é mais percebida exclusivamente como uma questão para as empresas privadas que buscam desenvolver e implementar novos produtos, processos de produção ou técnicas de vendas. O Governo do Estado está cada vez mais atento, incentivando e apoiando não só a inovação no setor privado, mas também produzindo políticas públicas e serviços públicos inovadores”, disse Rogério Athayde.

A medida trará também melhoria no serviço prestado pelo Procon, com eliminação de papel, já que o sistema será totalmente digital. Outra vantagem será o ganho de tempo para a tramitação dos processos dentro do órgão, sobretudo no Departamento Jurídico do Instituto.

Por meio de um sistema digital, será possível ao Procon antecipar e mediar conflitos entre consumidores e fornecedores, apresentando possíveis soluções, antes mesmo que a empresa faça contato para cobrança, por exemplo. O próximo passo para a implantação do Procon Digital é a contratação de uma empresa para desenvolver o sistema, o que deve acontecer ainda no primeiro semestre deste ano. A expectativa é de que até o fim de 2020 a ferramenta já esteja em funcionamento.

Aplicativo

Outro avanço no acesso do consumidor aos serviços do Procon-ES ocorreu em 2019, com o lançamento do ‘App Procon-ES’. Por meio do aplicativo, é possível tirar dúvidas, registrar denúncias e reclamações sobre produtos adquiridos e serviços contratados, como problemas com energia elétrica, água, telefonia celular e fixa, internet, defeitos em produtos e outros problemas relacionados ao consumo.

Para registrar uma reclamação, o consumidor deve informar seus dados pessoais, como nome completo, CPF, RG, data de nascimento, endereço, e-mail e telefone para contato. Após esse cadastro, deverá ser feito um breve relato do problema, informando o nome e dados da empresa reclamada e números de protocolo, caso exista. Também podem ser registradas denúncias de forma anônima.

O prazo para retorno, após o envio da demanda, é de até 72 horas úteis no e-mail informado no ato do cadastro. O acompanhamento da reclamação poderá ser feito pelo link “consulta processo”, no site do Procon-ES. O aplicativo permite que o consumidor envie fotos que comprovem a denúncia e de documentos, como nota fiscal, ordem de serviço, faturas etc.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Procon-ES
Renata Alves (respondendo)
(27) 3636-4380/ 98138-7623
[email protected]

Fonte: Governo ES

Comentários Facebook
publicidade

Estado

Mais de 57 mil já se curaram da Covid-19 no ES; veja situação neste sábado (25)

Publicado

por

O Espírito Santo registrou, até as 17h00 deste sábado (25), 2.386 mortes por Covid-19. O número total de casos confirmados chegou a 76.598, sendo que destes, 57.402 pacientes já estão curados. Os dados são divulgados na plataforma Painel Covid-19, do Governo do Estado.

Em relação aos números divulgados na sexta (24), o aumento é de 744 novos casos, 13 mortes a mais e 473 curados.

Municípios com mais casos

Os 15 municípios com mais casos confirmados são: Vila Velha (11.604), Vitória (10.367), Serra (9.947), Cariacica (8.671), Linhares (4.079), Colatina (3.322), Cachoeiro de Itapemirim (2.976), Aracruz (2.052), Guarapari (1.734), Viana (1.304), São Mateus (1.242), Marataízes (868), São Gabriel da Palha (863), Itapemirim (685) e Castelo (670). (Clique aqui e veja lista completa)

Leia também:

Governo do Espírito Santo divulga 15º Mapa de Risco da Covid-19

Soro feito de plasma de cavalo é testado em humanos com Covid-19

Os países que foram “exemplo” mas sofrem agora com segunda onda de Covid-19

Bom Jesus do Norte registra quarta morte por COVID-19

Fiscalização Integrada fecha bares que funcionavam ignorando decreto em Cariacica

Mortes nos municípios

Dos óbitos, 1.343 são homens e 1.043 mulheres. Eles estão distribuídos da seguinte maneira nos municípios capixabas: Serra (403), Vila Velha (381), Vitória (336), Cariacica (322), Cachoeiro de Itapemirim (98), Colatina (75), Guarapari (74),  Linhares (66), Viana (54), Aracruz (45), Marataízes (40), Itapemirim (35), São Mateus (35), Castelo (18), Nova Venécia (18), Iúna (17), Marechal Floriano (17), Anchieta (15), Fundão (13), Presidente Kennedy (13), Afonso Cláudio (12), Alegre (12), Boa Esperança (11), Guaçuí (11), Pinheiros (11), Baixo Guandu (10), Barra de São Francisco (10), Piúma (10), Rio Novo do Sul (10), São Gabriel da Palha (10), Ibiraçu (9), Conceição da Barra (8), Muqui (8), Pedro Canário (8), Santa Maria de Jetibá (8), São Domingos do Norte (8), Sooretama (8), Vila Valério (8), Ecoporanga (7), Ibatiba (7), Venda Nova do Imigrante (7), Alto Rio Novo (6), Domingos Martins (6), Santa Leopoldina (6), Santa Teresa (6), Vargem Alta (6), Água Doce do Norte (5), Jaguaré (5), João Neiva (5), Rio Bananal (5), São Roque do Canaã (5), Alfredo Chaves (4), Ibitirama (4), Montanha (4), Muniz Freire (4), Pancas (4), Bom Jesus do Norte (3), Conceição do Castelo (3), Jerônimo Monteiro (3), Mantenópolis (3), Marilândia (3), Mimoso do Sul (3), Águia Branca (2), Apiacá (2), Atílio Vivácqua (2), , Irupi (2), Dores do Rio Preto (1), Itarana (1), Laranja da Terra (1), Mucurici (1), Ponto Belo (1), São José do Calçado (1), Nanuque (2)*, Governador Valadares (1)*, Itamaraju (1)*, Itaperuna (1)*, Mantena (1)*, Marechal Cândido Rondon (1)*, Mucuri (1)*, Nova Viçosa (1)*, Pompeia (1)*, São Miguel dos Campos (1)*

* Nanuque e Governador Valadares ficam no estado de Minas Gerais, Pompeia no estado de São Paulo, São Miguel dos Campos no estado de Alagoas, Itamaraju, Mucuri e Nova Viçosa no estado da Bahia, Marechal Cândido Rondon no estado do Paraná e Itaperuna no estado do Rio de Janeiro. Isso acontece, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), porque os casos foram notificados no Espírito Santo.

Leia também:

Espírito Santo é nota 100 nos dois rankings de transparência da Covid-19

Novo Painel de Contratos facilita acompanhamento de ações no combate à Covid-19 no ES

Meu filho não quer usar máscara, o que posso fazer? Mães e médica dão dicas

Após testar negativo para a Covid-19, Bolsonaro passeia de moto em Brasília

Presidente do PSL de Igarassu (PE) promove festa com show e aglomeração

Fraqueza e dificuldade para falar: recuperação Pós-Covid tem muitas complicações

Clique aqui e acompanhe em tempo real os números do Coronavírus no Brasil com mapa interativo atualizado pelo Ministério da Saúde.

Clique aqui e acompanhe os números da doença no Espírito Santo com dados atualizados pela Secretaria de Saúde (Sesa) no Painel Covid-19.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana