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Prodest 50 anos: veja a trajetória da primeira funcionária

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O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) chegou ao meio século de atividades, nessa quinta-feira (06). Para homenagear a data, o instituto vai contar a história de pessoas que fizeram parte da trajetória da instituição, responsável pela prestação de serviços de Tecnologia da Informação (TI) para os órgãos estaduais.

A série de reportagens começa abordando a passagem da aposentada Maria Tereza Casotti Rocha, que foi a primeira funcionária do Prodest. Ela prestou concurso público, em 1969, para iniciar os trabalhos no Sercop (órgão que deu origem à autarquia) no ano seguinte.

“Lembro que as provas cobravam conhecimentos de Lógica e Matemática. Na época, não tinha a menor ideia do que era processamento de dados. Eu era a única mulher numa turma composta por vários homens”, recordou.

Maria Tereza começou a trabalhar como programadora e destaca que a abertura de uma empresa de processamento de dados do Estado teve um grande impacto na época. “Foi um grande sucesso, porque conseguimos vários clientes, como Cesan, Banestes e IPJAM. Sem dúvida, foi uma iniciativa muito arrojada inaugurar uma organização para processar as informações do Governo”, afirmou.

Atividades

No Prodest, a servidora também foi gerente de Recursos Humanos e secretária executiva do Conselho de Administração. Ela se aposentou em julho de 1998, quando tinha mais de 28 anos de empresa.

“Tive bons momentos, mas também enfrentamos dificuldades. Conseguimos evitar que a empresa fosse fechada, provando que ela é bastante útil para o Estado. Foi excelente ter trabalhado no Prodest. Tenho certeza de que o órgão está no caminho certo para usar a tecnologia a favor do serviço público”, enfatizou.

Informações à Imprensa:
Eric Lopes Menequini
(27) 3636-7159
[email protected]

Fonte: Governo ES

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Academia de Gestão Municipal: Governo abre inscrições para capacitação gratuita de prefeitos e equipes técnicas

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Com o objetivo de contribuir para o aprimoramento da gestão das atividades desempenhadas pelos municípios capixabas, o Governo do Estado abriu inscrições para capacitação gratuita on-line sobre temas diversos de interesse das Administrações Municipais. O curso é voltado para prefeitos e equipes técnicas.

Segundo o secretário chefe da Casa Civil, Davi Diniz de Carvalho, o objetivo do Executivo Estadual é oportunizar aos gestores municipais capacitação em áreas estratégicas para que possam superar com êxito os desafios da administração pública. Entre os módulos disponíveis estão: Planejamento Público, Educação Fiscal, Captação de Recursos, Controle e Transparência na Gestão Municipal, Educação, Saúde e Gestão de Riscos na Pandemia.

“O curso oferece conteúdo robusto, contemplando todas as áreas de atuação, e será ministrado por docentes com elevada qualificação nos temas abordados. Estamos disponibilizando o melhor em ferramentas científicas, dando a nossa colaboração para melhorar a qualidade das administrações públicas em nosso Estado”, afirma.

Aulas

A capacitação terá início no próximo dia 29 de abril e será oferecida em módulos, com aulas às terças e quintas-feiras, das 9h às 12 horas. As inscrições podem ser feitas no site https://eventos.congresse.me/agm.

A Academia de Gestão Municipal é uma iniciativa que envolve o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), as Secretarias da Casa Civil, de Economia e Planejamento (SEP),  de Gestão e Recursos Humanos (Seger), da Fazenda (Sefaz), o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), o Tribunal de Contas do Espírito Santo e a Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), entre outros parceiros.

Desenvolvimento regional

O diretor-presidente do IJSN, Daniel Cerqueira, destaca a importância do projeto para o desenvolvimento regional do Espírito Santo. “O desenvolvimento regional sustentável passa pela qualificação dos gestores públicos municipais. Nesse sentido, a Academia de Gestão Municipal objetiva capacitar os novos prefeitos e secretários e dotá-los de ferramentas para vencer os grandes e complexos desafios da gestão municipal na modernidade”, explica.

Cerqueira reforça ainda as parcerias que viabilizaram a proposta, além da excelência do corpo docente da Academia. “Nesse sentido, contamos com o apoio de grandes especialistas lotados em vários órgãos do Governo do Estado e do TCE-ES, que atuarão como professores, a fim de induzir a qualificação e a gestão científica baseada em métodos e em evidências”, salienta.

“É uma honra para a Escola de Serviço Público participar dessa ação inédita de capacitação de gestores municipais. A gestão municipal cada vez mais qualificada levará serviços de qualidade para os nossos cidadãos”, frisou a diretora da Esesp, Nelci do Belém Gazzoni.

Fonte: Governo ES

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