conecte-se conosco


Estado

Prodest e Iema desenvolvem sistema que apresenta dados sobre qualidade do ar

Publicados

em

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) desenvolveu um sistema que permite aos internautas consultarem a qualidade do ar em municípios da Grande Vitória. A ferramenta disponibiliza os dados que estão no site do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

Na página www.iema.es.gov.br/qualidadedoar, é necessário clicar no ícone “Índice de Qualidade do Ar” para ter acesso ao mapa com informações sobre como está o nível de poluição atmosférica em Cariacica, Serra, Vila Velha e Vitória.

No mapa, a qualidade do ar pode ser classificada em cinco parâmetros (boa, moderada, ruim, muito ruim e péssima). As informações fornecidas consideram as últimas 48 horas e são enviadas pelo Iema, responsável pelas estações de medição do nível do ar.

“É um serviço muito interessante para o cidadão, porque está diretamente ligado à qualidade de vida. Tornar esses dados mais acessíveis à população é uma prova de que ajudamos os órgãos estaduais a prestar um serviço cada vez melhor e transparente”, afirmou o presidente do Prodest, Tasso Lugon.

Para o diretor-presidente do Iema, Alaimar Fiuza, a gestão da qualidade do ar visa a garantir o desenvolvimento socioeconômico, de forma sustentável, em um ambiente seguro e saudável. Dessa forma, torna-se necessário o aprimoramento da gestão, com ações preventivas e de acompanhamento para o combate e redução das emissões de poluentes e dos efeitos da degradação do ambiente atmosférico.

“Ao mesmo tempo, conseguimos dar mais transparência de informações à sociedade capixaba, que é o grande feito desse aplicativo”, observou o diretor-presidente.

Fiuza destacou ainda que o Iema tem uma ferramenta de gestão e acompanhamento, que é a Rede Automática de Monitoramento da Qualidade do Ar (RAMQAr) que, junto ao Inventário de Fontes, fornece subsídios para implantação ou reorientação de programas voltados para a melhoria da qualidade do ar.   

Informações à Imprensa:
Eric Lopes Menequini
(27) 3636-7159
[email protected]

Assessoria de Comunicação do Iema
Flávia Fernandes / Paulo Sena
(27) 3636-2592 / (27) 99977-1012
[email protected]

Fonte: Governo ES

Comentários Facebook
Propaganda

Estado

Academia de Gestão Municipal: Governo abre inscrições para capacitação gratuita de prefeitos e equipes técnicas

Publicados

em

 

Com o objetivo de contribuir para o aprimoramento da gestão das atividades desempenhadas pelos municípios capixabas, o Governo do Estado abriu inscrições para capacitação gratuita on-line sobre temas diversos de interesse das Administrações Municipais. O curso é voltado para prefeitos e equipes técnicas.

Segundo o secretário chefe da Casa Civil, Davi Diniz de Carvalho, o objetivo do Executivo Estadual é oportunizar aos gestores municipais capacitação em áreas estratégicas para que possam superar com êxito os desafios da administração pública. Entre os módulos disponíveis estão: Planejamento Público, Educação Fiscal, Captação de Recursos, Controle e Transparência na Gestão Municipal, Educação, Saúde e Gestão de Riscos na Pandemia.

“O curso oferece conteúdo robusto, contemplando todas as áreas de atuação, e será ministrado por docentes com elevada qualificação nos temas abordados. Estamos disponibilizando o melhor em ferramentas científicas, dando a nossa colaboração para melhorar a qualidade das administrações públicas em nosso Estado”, afirma.

Aulas

A capacitação terá início no próximo dia 29 de abril e será oferecida em módulos, com aulas às terças e quintas-feiras, das 9h às 12 horas. As inscrições podem ser feitas no site https://eventos.congresse.me/agm.

A Academia de Gestão Municipal é uma iniciativa que envolve o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), as Secretarias da Casa Civil, de Economia e Planejamento (SEP),  de Gestão e Recursos Humanos (Seger), da Fazenda (Sefaz), o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), o Tribunal de Contas do Espírito Santo e a Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), entre outros parceiros.

Desenvolvimento regional

O diretor-presidente do IJSN, Daniel Cerqueira, destaca a importância do projeto para o desenvolvimento regional do Espírito Santo. “O desenvolvimento regional sustentável passa pela qualificação dos gestores públicos municipais. Nesse sentido, a Academia de Gestão Municipal objetiva capacitar os novos prefeitos e secretários e dotá-los de ferramentas para vencer os grandes e complexos desafios da gestão municipal na modernidade”, explica.

Cerqueira reforça ainda as parcerias que viabilizaram a proposta, além da excelência do corpo docente da Academia. “Nesse sentido, contamos com o apoio de grandes especialistas lotados em vários órgãos do Governo do Estado e do TCE-ES, que atuarão como professores, a fim de induzir a qualificação e a gestão científica baseada em métodos e em evidências”, salienta.

“É uma honra para a Escola de Serviço Público participar dessa ação inédita de capacitação de gestores municipais. A gestão municipal cada vez mais qualificada levará serviços de qualidade para os nossos cidadãos”, frisou a diretora da Esesp, Nelci do Belém Gazzoni.

Fonte: Governo ES

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana