conecte-se conosco


Cidades

Programa ‘Papo de Responsa’ é ampliado para a região de Piúma

Publicados

em

A Academia de Polícia Civil do Espírito Santo (Acadepol-ES), por meio do Projeto Papo de Responsa realizou, nesta segunda-feira (20), na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEEF) Manoel dos Santos Pedrosa, no bairro Niterói, em Piúma, uma palestra para mais de 60 alunos do Ensino Fundamental, com idades entre 11 e 14 anos, que receberam informações sobre os riscos das drogas, as más companhias e as escolhas que podem fazem a diferença no futuro deles.

De acordo com o diretor da Acadepol-ES e coordenador do projeto, delegado Robson Alves Damasceno, as palestras têm o objetivo de ajudar na mudança de comportamento, atuando como prática transformadora, na medida em que permite a quebra de paradigmas quanto às escolhas e oportunidades dos adolescentes e jovens.

“O Programa Papo de Responsa torna o processo de falar e escutar acessível e permeável, no sentido em que o jovem, inserido no seu ambiente familiar, acaba por levar esse diálogo para dentro de suas casas. Os nossos policiais são preparados para abordar os assuntos. O fato de trabalharem no combate à criminalidade todos os dias lhes dá uma relevância maior”, esclareceu.

A titular da Delegacia de Polícia (DP) de Piúma, delegada Rosane Cysneiros, convidou a equipe do Papo de Responsa para fazer uma palestra no município. Ela foi uma das palestrantes do evento, junto com o gerente do Projeto, o investigador de Polícia Alessandro Nascimento da Victória. “Apresentei minha jornada de estudos até chegar a ser delegada de Polícia, mostrando o quanto a dedicação é extremamente necessária”, disse.

A delegada explica que o objetivo geral foi trazer a conscientização de que as escolhas de hoje podem prejudicar nosso futuro, interromper sonhos, a importância das boas companhias que sigam num mesmo propósito de buscar a realização de sonhos em todas as áreas da vida.

“A primeira palestra do projeto Papo de Responsa realizada em Piúma, foi importante para ampliar os horizontes dos alunos, levá-los a ser como águias em altos voos, podendo dali sair grandes profissionais. Houve alunos que disseram ter o sonho de ser delegado de polícia, perito criminal”, relatou.

A delegada adiantou que outra escola do município receberá as palestras do programa Papo de Responsa.

O Projeto Papo de Responsa visita escolas públicas e particulares e instituições de atenção social, associações de moradores e qualquer outra organização que tenha interesse em oferecer este tipo de orientação. Interessados em agendar uma palestra podem fazer contato diretamente com a coordenação do Projeto, pelos telefones (27) 3222-5986 e (27) 99618-7873 ou ainda, pelo e-mail [email protected].

Comentários Facebook
Propaganda

Cidades

Iema anuncia ações de melhoria para o Parque Estadual de Itaúnas

Publicados

em

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) anunciou, nesta quinta-feira (30), ações de melhoria para o Parque Estadual de Itaúnas (PEI), em Conceição da Barra. Na ocasião, foi assinado o acordo de gestão sustentável da pesca no rio Itaúnas com os pescadores da região. Além disso, foi feita a entrega da nota técnica e foram anunciados a revisão do plano de manejo e o programa de Educação Ambiental e Comunicação Social do PEI.

“Hoje estamos dando passos importantes na gestão do parque e na melhoria da relação com a comunidade de forma organizada e sustentável. São ações que precisam da participação e contribuição de todos, seja do poder público, seja da comunidade, e que promovem o uso ativos do parque por essa geração, sem comprometer o uso das gerações futuras. Esse é o nosso papel, como Governo do Estado, como Unidade de Conservação e como sociedade”, ressaltou o diretor-presidente do Iema, Alaimar Fiuza.

O acordo de gestão sustentável da pesca no rio Itaúnas regulariza a atividade na região e melhora a gestão, a fiscalização e garante a sustentabilidade do parque. “Todo o processo foi construído de forma participativa com a realização de oficinas envolvendo os pescadores e a Polícia Militar Ambiental. A ação vai beneficiar cerca de 100 pescadores de Conceição da Barra”, explicou a gestora do PEI, Juliana Coura.

“Estou muito agradecida, porque amo pescar e pesco desde criança. Esse acordo é um sonho realizado, para podermos pescar tranquilos, respeitando e preservando o rio”, disse a pescadora Petrolina dos Santos. O pescador Romildo Lopes também agradeceu pelo acordo. “Só tenho a agradecer por esta conquista. E que a gente, pescadores e comunidade, também atue na fiscalização, para cobrar e agir no cuidado do rio”, completou.

Já a nota técnica Vila de Itaúnas: Qualificação Urbana frente às melhorias de seu acesso viário, produzida pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), como condicionante do Departamento de Edificações e Rodovias do Estado do Espírito Santo (DER/ES), no licenciamento da obra de asfaltamento da rodovia que liga a sede do município ao distrito de Itaúnas, foi entregue à Prefeitura de Conceição da Barra.

O objetivo desse trabalho é dar subsídios ao poder público municipal na elaboração da revisão do Plano de Ordenamento da Vila de Itaúnas, medida essa que irá possibilitar uma melhor gestão do Parque em seus limites com a área urbano do distrito.

Foi anunciado ainda a revisão do Plano de Manejo do Parque de Itaúnas. O documento técnico que estabelece o zoneamento e as normas que norteiam o uso da Unidade de Conservação. “O plano é um instrumento que dá segurança para a equipe do parque e a comunidade para saber o que pode fazer e o que não pode e essa revisão é necessária, pois o atual já está defasado”, destacou o diretor-presidente do Iema, Alaimar Fiuza.

Por último, foi anunciado o programa de Educação Ambiental e Comunicação Social do PEI, que, com o Plano de Manejo, serão realizados como compensação ambiental. “São ações de suma importância e que contribuem para a gestão participativa, transparente e eficiente do parque”, explicou Juliana Coura, a gestora do parque.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana