conecte-se conosco


Estado

Programa QualificarES realiza formatura de 1.881 alunos na Região Metropolitana

Publicados

em

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), realizou a formatura da 3ª oferta do Programa QualificarES de cursos na Região Metropolitana de Vitória, nesta quinta-feira (19). A oferta promoveu a capacitação de 1.881 capixabas, em diversas áreas, da gastronomia à informática. Ao todo, 17.736 capixabas concluíram cursos oferecidos pelo programa, nos 78 municípios do Espírito Santo.

Presente ao evento, o governador do Estado, Renato Casagrande, destacou o compromisso do Governo do Espírito Santo em continuar investindo na qualificação profissional como um caminho para promover mudanças significativas na vida dos cidadãos, suas famílias e comunidades.

“Hoje vejo quase dois mil formandos neste evento. São pessoas que decidiram tomar uma atitude e buscar conhecimento e hoje estão ainda mais prontos para o mercado de trabalho. Oferecendo formação profissional, vamos caminhando para dar cada vez mais qualidade de vida aos capixabas. Com esses cursos, vocês abrem portas no mercado de trabalho, agregam valor à sua mão de obra e podem aumentar a renda das suas famílias. E através da educação temos a certeza de que vamos seguir diminuindo a desigualdade em nosso Estado”, afirmou o governador.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, comemorou os resultados obtidos pelo QualificarES neste ano: “A formatura da Região Metropolitana foi uma alegria, pois fechamos o ano de 2024 com chave de ouro. Foram diversos cursos de excelência, de qualidade, em vários eixos, com grau de empregabilidade muito alto. Agradeço aos alunos que confiaram no Qualificar e vamos para frente em 2025”.

Números em 2024

O Programa QualificarES encerrou o ano de 2024 com números que reafirmam sua relevância como uma das principais iniciativas de qualificação profissional do Espírito Santo. Ao todo, 17.736 capixabas concluíram cursos oferecidos pelo programa, abrangendo os 78 municípios do Estado.

Comentários Facebook

Estado

Governo do Estado inicia restauração das pinturas da Igreja Matriz de Castelo

Publicados

em

A tradicional Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha, situada no Centro de Castelo, que neste ano de 2025 completa 60 anos de existência, vai recuperar sua beleza, além das cores e tradições. O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), assinou, nesta terça-feira (21), o Termo de Fomento que visa iniciar o processo de restauração das pinturas em tela e eucatex e das pinturas parietais, ou seja, produzidas diretamente nas paredes do imóvel.

Fruto da ação de preservação de locais de importância histórica, artística e simbólica no Espírito Santo. Com previsão de finalização no mês de outubro, o trabalho de restauração proveniente do Termo de Fomento nº 016/2024 celebrado entre o Governo do Estado, por intermédio da Secult, e a Cáritas Diocesana da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, conta com recursos estaduais no valor de R$ 1,8 milhão.

“A Igreja Matriz de Castelo, para nós que nascemos ou que moramos na cidade, é uma referência. Além de imponente, o local é uma referência de arquitetura. Lembro de quando morava na infância em Povoação. Na primeira vez que fui à igreja, estava com meu irmão João, e não conseguimos parar de olhar para as pinturas do teto. Fazer o repasse desse valor para esse trabalho artístico é uma alegria muito grande. Nosso Governo está totalmente à disposição do município para continuarmos fazendo investimentos em Castelo”, disse o governador Renato Casagrande.

Para o secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, o restauro da tradicional igreja contribui simbolicamente para o fortalecimento e preservação de todo o Patrimônio Cultural do Espírito Santo. “A edificação completa 60 anos em 2025 e é um importante espaço para o Estado, reunindo milhares de fiéis todos os anos durante as celebrações de Corpus Christi”, lembrou.

Também estiveram presentes o prefeito de Castelo, João Paulo Nali e o deputado estadual Mazinho dos Anjos.

Sexagenária

A Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha, situada no Centro de Castelo, foi inaugurada em 30 de maio de 1965. Encontra-se edificada no mesmo local da primeira Igreja Católica do município. Sua construção teve início na década de 1950 com a participação ativa da comunidade local, composta na maioria por descendentes de imigrantes italianos. É tombada pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC) pela Resolução 02/98 – CEC/SECES, publicada no Diário Oficial do Estado, no ano de 1998.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
[email protected]

Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Julia Novais
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
[email protected] / [email protected]

Fonte: GOVERNO ES

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana