conecte-se conosco


Cidades

Projeto dos CRJs é apresentado a representantes da Prefeitura de Aracruz

Publicados

em

 

Os secretários de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, e de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, apresentaram o projeto dos Centros de Referência das Juventudes (CRJs) para o prefeito de Aracruz, Dr. Coutinho, e equipe, nesta sexta-feira (09). A reunião ocorreu em formato virtual.

A implementação dos Centros é a principal ação do Eixo de Proteção Social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida e, em Aracruz, a previsão é de que seja implementada uma unidade na região de Jacupemba. Os Centros irão ofertar uma gama de serviços voltados para as juventudes, buscando ampliar a garantia de direitos e diminuir os índices de crimes violentos sofridos e cometidos por jovens.

“Hoje, apresentamos o projeto dos Centros ao prefeito Doutor Coutinho e equipe, que assumiram o mandato no início deste ano, e foi uma reunião muito positiva. Os Centros de Referência das Juventudes não estarão apenas na Grande Vitória e sim nos dez municípios que integram o Programa Estado Presente e Aracruz é um deles. O CRJ do município estará localizado em uma região estratégica para auxiliar a juventude no que for necessário”, explicou a secretária Nara Borgo.

Já o secretário Álvaro Duboc, que atua como coordenador-executivo do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, destaca o fato de os CRJs serem equipamentos que têm por objetivo ofertar um conjunto de atividades para fortalecer vínculos sociais e comunitários, trabalhando e potencializando as habilidades dos jovens. Segundo ele, o fato de Aracruz ser um município que abriga importantes empresas, “abre uma janela ainda maior de oportunidades para a juventude local”.

Os CRJs serão implantados por meio da parceria do Governo do Estado com os municípios e com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para fortalecer as ações de prevenção social à violência e a redução de vulnerabilidade da juventude. Integram a carteira de projetos do eixo social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, que visa a reduzir os índices de violência e criminalidade, com foco especialmente em crimes letais, atuando também com o eixo policial.

Centros de Referência para as Juventudes

Os Centros irão ofertar uma gama de serviços voltados para as juventudes, buscando ampliar a garantia de direitos e diminuir os índices de crimes violentos sofridos e cometidos por jovens.

Como projeto do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, serão 14 CRJs em funcionamento até 2021, com capacidade para atender, anualmente, uma média de 65 mil jovens.

Os CRJs ofertarão serviços, como o acompanhamento integral de jovens para a construção de Planos de Vida e Trabalho, tendo como princípios o respeito à diversidade e ao diálogo. Disponibilizará, ainda, espaços de trabalho compartilhado, com laboratório temático para geração de renda (LABPoca), oficinas, eventos artístico-culturais e esportivos, vivências extraterritório, passagens interestaduais, entre outros, tendo a gestão compartilhada como premissa, e se configurando como a principal entrega pública para as Juventudes já realizada no Espírito Santo.

Saiba mais: https://bit.ly/3kyJlm0

Comentários Facebook
Propaganda

Cidades

Setur realiza terceiro encontro com representantes dos municípios

Publicados

em

 

Representantes dos municípios das regiões turísticas Doce Terra Morena e Pedras, Pão e Mel participaram do Encontro Virtual de Dirigentes do Turismo realizado, na manhã desta sexta-feira (07), pela Secretaria de Turismo (Setur). O encontro, que está sendo realizado com os representantes das dez regiões turísticas do Estado, tem o objetivo de estreitar o debate com as prefeituras e oportunizar a troca de informações sobre as ações desenvolvidas pela Setur.

A secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro, agradeceu a presença de todos destacou a importância desta atividade. “Cada vez com mais frequência iremos promover encontros com este, momentos de diálogo e troca de informações que irão, de forma conjunta, tornar nosso Estado ainda mais organizado no que se refere ao turismo”, disse.

O tema destes encontros, realizados por meio de plataforma virtual, são a adesão ao Cadastur, cadastro nacional que inclui os prestadores de serviços da cadeia produtiva do turismo, à adesão ao Selo Turismo Responsável que significa o cumprimento dos protocolos sanitários de prevenção ao novo Coronavírus (Covid-19), bem como o Desafio Turismo Responsável, que é uma atividade de estímulo aos municípios, no sentido de se qualificarem para o período pós pandemia.

A secretária Lenise Loureiro enfatizou a importância de cada município trabalhar junto aos empreendedores esta conscientização, aproveitando este período em que é necessário o distanciamento social para organizar o setor.
“Vamos aproveitar este tempo para preparar as equipes, planejar as ações e estimular os empreendedores no que diz respeito aos protocolos sanitários, nos preparando para o pós-pandemia, quando, cada vez mais, o turista será mais cuidadoso ao definir seu destino”, explicou.

O secretário de Turismo de Água Doce o Norte, Gabriel Verly, agradeceu o convite e destacou o grande potencial turístico do Espírito Santo e o quanto é necessário o trabalho de todos para que este seja qualificado e bem explorado. “Estamos com muito entusiasmo para trabalhar e contamos com apoio da Setur e dos demais colegas secretários.”

O representante do município de Nova Venécia, Anderson Sabino, ressaltou a dificuldade em sensibilizar os empreendedores e colocou que a prefeitura trabalha internamente para que no momento da formalização das empresas à adesão ao Cadastur também ocorra. “Estamos trabalhando para isto, mostrando ao empreendedor as vantagens de estar cadastrado e o quanto isto pode ser revertido positivamente para seu negócio”, pontuou.

Demandada pela dirigente de Vila Pavão, Libian Timm Paganoto; o secretário de Turismo de Boa Esperança, Silvano Krétli; e a titular da pasta em Barra de São Francisco, Israelle Silva e Souza, sobre as ações de fortalecimento da região, a secretária Lenise Loureiro incentivou que os municípios se reúnam de forma regional e definam as prioridades para que de forma mais rápida a equipe da Setur possa colaborar na realização das mesmas. “É necessário que vocês se unam e definam as metas da região. Desta forma, nossa equipe poderá ajudar, viabilizando capacitações, qualificação profissional, divulgação, entre outras ações de fortalecimento do destino”, frisou.

Agenda

Esta foi a terceira reunião do encontro Virtual de Dirigentes de Turismo realizada pela Setur. Na próxima terça-feira (11), a reunião será com dirigentes das regiões Montanhas Capixabas e Vales e do Café e no dia 18, o encontro será com os secretários dos municípios que integram as regiões Metropolitana e Imigrantes.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana