conecte-se conosco


Estado

Projeto itinerante leva oficinas, vivências e rodas de tambores a comunidades de Fundão e Divino de São Lourenço

Publicados

em

Foto: Divulgação

O projeto “Circuito Tambores da Fonte ao Mar” convida a comunidade dos municípios de Fundão (distrito de Praia Grande) e Divino de São Lourenço (distrito de Patrimônio da Penha) a uma imersão na rica cultura musical dos tambores. Por meio de encontros itinerantes de formação e vivências, o projeto busca valorizar as diversas utilizações e sonoridades dos tambores, elementos centrais nas manifestações culturais de diferentes grupos e etnias da região.

Com foco em ações educativas e gratuitas, o “Circuito Tambores da Fonte ao Mar” promove a transmissão de conhecimentos e a troca de saberes entre artistas e jovens das comunidades envolvidas. Oficinas de percussão, vivências musicais, transmissão oral de saberes ancestrais, palestras e a tradicional roda de tambores com cantos e apresentações culturais são algumas das atividades que compõem a programação.

O projeto tem como público-alvo preferencial jovens (12 a 29 anos), pessoas com deficiência (PCD) e a comunidade LGBTQIA+, dos distritos de Praia Grande e Patrimônio da Penha. As rodas de tambores, que são embaladas por cantigas regionais e tradicionais das culturas indígena e afro-brasileira, são conduzidas pelos membros do grupo Movimento Cultural Tambores Esperança.

A metodologia do projeto incentiva a livre expressão, a conexão e a criatividade, promovendo a fusão de ritmos variados e o desenvolvimento de sonoridades únicas e contemporâneas pelo toque intuitivo dos tambores. Além de celebrar a diversidade cultural e reafirmar o direito de todos à arte e à cultura, resgatando conhecimentos musicais ancestrais e construindo pontes entre o passado e o presente.

O projeto Circuito Tambores da Fonte ao Mar é realizado com recursos do Edital de Culturas Tradicionais do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio da Secretaria da Cultura (Secult).

Clique aqui para se inscrever

Vagas Limitadas: até 30 pessoas por atividade.

Serviço:

24/05

Local: Espaço Puri – Rua Principal, Patrimônio da Penha – Divino de São Lourenço.

Horário: De 13h às 18h

31/05

Local: Espaço Tambores Esperança – Pousada Kebra mar, Enseada das Garças, Praia Grande – Fundão.

Horário: De 13h às 18h

Comentários Facebook

Estado

Seag participa da Conferência Nacional Sustentabilidade Brasil 2025 com foco no futuro do agronegócio

Publicados

em

A cidade de Vitória se tornou o centro das discussões sobre sustentabilidade e inovação, ao sediar a Conferência Nacional Sustentabilidade Brasil 2025, que acontece na Praça do Papa. O evento reúne especialistas, autoridades, empresas e representantes do setor produtivo para debater soluções sustentáveis para os principais desafios da País, com destaque para os avanços no agronegócio.

A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) participa da programação, que conta com cinco painéis temáticos voltados ao agronegócio, abordando desde mudanças climáticas até o uso de tecnologias emergentes no campo.

Nesta quinta-feira (12), quatro painéis movimentaram o evento: “O Agronegócio Brasileiro e os Desafios da COP 30”, “Do Campo ao Oceano: Tecnologias Marítima e o Futuro do Agro”, “Sustentabilidade no Centro da Atenção dos Consumidores de Alimentos e Bebidas” e “Tecnologias Disruptivas para o Agronegócio Sustentável”.

O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, participou do painel que debateu os desafios da COP 30, destacando a necessidade de alinhar a produção agropecuária brasileira às demandas globais por sustentabilidade.

“Este evento coloca o Espírito Santo no centro das discussões nacionais sobre o futuro do agro sustentável. A presença da Seag reforça o compromisso com a inovação, a responsabilidade ambiental e a valorização do produtor rural. Estamos aqui para ouvir, trocar experiências e apresentar o que nosso Estado tem feito para construir um agronegócio mais verde”, afirmou o secretário Enio Bergoli.

Também representando a Seag, o subsecretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Michel Tesch, participou do painel que discutiu o papel da sustentabilidade no comportamento dos consumidores de alimentos e bebidas.

A programação segue nesta sexta-feira (13), com o painel “Comunicação e o Futuro Sustentável do Agro”, que vai abordar a importância da linguagem e das estratégias de engajamento para fortalecer a imagem do agronegócio junto à sociedade.

A Conferência Nacional Sustentabilidade Brasil 2025 termina no sábado (14), com uma agenda diversificada de palestras, exposições e atividades abertas ao público.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Leonardo Sales / Giuliana Dias
(27) 3636-3700
[email protected]

Fonte: GOVERNO ES

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana