conecte-se conosco


Estado

Projeto Lugares de Ler realiza oficina gratuita de Roteiro em Terra Vermelha

Publicados

em

O Projeto Lugares de Ler, realizado pela Secretaria da Cultura (Secult), com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), em parceria com o Instituto Agir pela Cidadania, realiza, no próximo sábado (21), das 9h às 12h, uma oficina gratuita de Roteiro em Terra Vermelha, Vila Velha. A atividade acontecerá no Instituto GG5 de Desenvolvimento Comunitário, com a comunicadora Carol Rocha. As inscrições podem ser feitas no local, com até 15 minutos de antecedência. O limite máximo de lotação é de até 30 vagas.

O público alvo da oficina são adolescentes e jovens de 15 a 29 anos. Os participantes aprenderão as etapas essenciais para criação de roteiros, desde a criação de personagens e enredo até a estrutura narrativa. A proposta é explorar novas formas de expressão criativa, fortalecer o vínculo entre leitura, escrita e produção audiovisual, além de inspirar os participantes a contarem suas próprias histórias.

Carol Rocha, que vai ministrar a oficina, é uma jovem de Terra Vermelha. É formada em Rádio, Televisão e Multimídia. Trabalha como controladora de programação e tem experiência como assistente de direção, montagem e finalização, tendo integrado a equipe do documentário Peso na Base e do curta-metragem Ponto Cego. Também atuou na coordenação de comunicação do Flora Fest e na assessoria de eventos, como a exposição itinerante Favela é Giro.

O Lugares de Ler acontece em dez territórios que fazem parte do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, do Governo do Estado, que atende regiões com alto índice de vulnerabilidade social. São três em Vitória (Piedade, São Pedro e Bairro da Penha), dois em Cariacica (Nova Rosa da Penha e Padre Gabriel), e um em Vila Velha (Terra Vermelha), Serra (Carapina), Guarapari (Jabaraí), Aracruz (Jacupemba) e Linhares (Planalto)

Cada território conta com um agente que atua em atividades de mediação de leitura, com encontros semanais. Além disso, durante o período do projeto, que é de um ano, cada local realizará até quatro eventos, que podem incluir atividades como pocket show de música e literatura, monólogo cênico, sarau, exibição de filmes com bate-papo, performances literárias e apresentações circenses.

Serviço:
Oficina de Roteiro
Data: 21/12 (Sábado)
Horário: 9h às 12h
Público-alvo: adolescentes e jovens de 15 a 29 anos
Local: Instituto GG5 de Desenvolvimento Comunitário – Av. São Francisco de Assis, nº 5, Terra Vermelha, Vila Velha

Comentários Facebook

Estado

Governo inicia obras de restauro do Radium Hotel e da Praça Ciríaco Ramalhete de Oliveira, em Guarapari

Publicados

em

O governador do Estado, Renato Casagrande, assinou, neste sábado (26), a Ordem de Serviço para o início das obras de restauro e reabilitação do histórico Radium Hotel e da Praça Ciríaco Ramalhete de Oliveira, no município de Guarapari. As obras vão contar com investimento superior a R$ 20 milhões, com execução por meio de contratação de Organização da Sociedade Civil (OSC) já definida por meio de licitação. O prazo de conclusão estimado é de 360 dias.

O Radium Hotel será restaurado respeitando suas características originais, mas com modernização necessária para que possa ser transformado em um centro de inovação, tecnologia e cultura, aberto à população e aos visitantes. O espaço também vai abrigar atividades de difusão científica e formação profissional, ampliando seu alcance para além do turismo histórico.

“Essa é mais do que uma obra, é o restauro de uma memória afetiva. Teremos um equipamento lindíssimo e que poderá ser utilizado em uma parceria com o terceiro setor. Vamos formar pessoas em turismo e hotelaria, setores que são muito fortes aqui em Guarapari. A cidade recebe investimentos do Governo do Estado, como a Orla de Meaípe, o acesso de Setiba, a Rodovia do Flamboyant, entre outros. Abrimos um hospital que hoje tem 167 leitos e em três meses já foram realizadas 358 cirurgias”, listou o governador Casagrande.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, destacou a importância da obra para o Espírito Santo: “Hoje celebramos não apenas o início de uma obra, mas a preservação da nossa história e a construção de um novo futuro para Guarapari e para todo o Estado. O Radium Hotel volta a ser símbolo de orgulho, agora como espaço de inovação e conhecimento acessível a todos os capixabas.”

 

Além da restauração do equipamento, o Governo do Estado firmou um Termo de Compromisso com a Prefeitura de Guarapari para a construção de um novo espaço de lazer destinado aos feirantes da região. Por meio da transferência de R$ 1,28 milhão, o projeto prevê a criação de uma infraestrutura definitiva para acomodar as atividades das Associação dos Expositores do Radium Hotel e da Associação das Mulheres Unidas do Artesanato e Variedades de Guarapari.

A iniciativa garantirá melhores condições de trabalho para os expositores e fortalecerá o artesanato local, promovendo desenvolvimento econômico e social na região central de Guarapari. A gestão dos recursos e a execução da obra serão de responsabilidade da prefeitura, com fiscalização do Governo do Estado para assegurar a correta aplicação dos investimentos.

Radium Hotel

Inaugurado em 1953, em Guarapari, e originalmente planejado como uma Escola Naval, o edifício foi adaptado para se tornar um hotel cassino de padrão internacional. Localizado próximo à Praia da Areia Preta, o hotel tinha 140 quartos e atraía celebridades e políticos de todo o País. Ao longo dos anos, enfrentou períodos de declínio, mas permaneceu como um símbolo de uma época marcante para Guarapari, sendo atualmente reconhecido como um patrimônio histórico de grande importância para a cidade.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana