conecte-se conosco


Grande Vitória

Projeto quer proibir atendimento médico a “bebês reborn” em hospitais de Vitória

Publicados

em

Foto: Divulgação

Após uma onda de vídeos nas redes sociais que mostram pessoas levando bonecos hiper-realistas para consultas pediátricas e simulações em hospitais, tramita na Câmara de Vitória um projeto de lei que proíbe qualquer tipo de atendimento médico-hospitalar a “bebês reborn” — bonecas que imitam recém-nascidos — em hospitais e unidades de saúde públicas ou privadas da capital.

A proposta, apresentada pelo vereador Armandinho Fontoura (PL), estabelece advertência formal às unidades que realizarem esse tipo de atendimento e multa de até R$10 mil em caso de reincidência. Médicos, enfermeiros e profissionais que participarem da simulação também poderão ser denunciados aos conselhos de classe.

“Estamos assistindo ao completo desvirtuamento do sistema de saúde. Médicos estão sendo coagidos e até agredidos por se recusarem a atender bonecos. É surreal. Saúde pública é para gente de verdade, para quem precisa!”, disparou Armandinho.

O parlamentar ainda protocolou um segundo projeto que cria um programa de saúde mental para pessoas que se consideram “pais” ou “mães” desses bonecos. A proposta prevê apoio psicológico e ações para evitar que o uso das bonecas se transforme em fuga da realidade.

“O reborn pode ter uso terapêutico. Mas quando o apego passa a exigir vagas em hospital ou consulta com pediatra, já virou transtorno. O sistema de saúde não é palco para fantasia”, criticou.

A proposta segue agora para análise nas comissões da Câmara. Se aprovada, Vitória poderá ser uma das primeiras capitais do país a barrar oficialmente o uso indevido dos serviços médicos por conta da “moda” dos bebês reborn.

Cenário nacional

A iniciativa de Armandinho segue uma tendência que vem ganhando espaço em outras cidades do país. Em São Paulo, a vereadora Sonaira Fernandes (PL) apresentou projeto semelhante, e na Câmara dos Deputados, o tema já motivou a criação de propostas para penalizar o uso dos bonecos em filas prioritárias e hospitais.

Comentários Facebook

Grande Vitória

Vitória 474 anos: concurso de fotografias que celebra a data abre inscrições neste sábado (14)

Publicados

em

Por

Fim de tarde na Ilha das Caieiras - Foto: Leonardo Silveira

Em 2025 a capital capixaba completa 474 anos. Que melhor maneira de comemorar sua linda história, senão por meio do olhar apaixonado de quem vive a cidade, que é encantadora, todos os dias?

A Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), convida os moradores da cidade a revelarem, em imagens, os seus cantinhos preferidos do município por meio de um concurso que celebra a nova idade da capital capixaba: o concurso “Meu Cantinho Preferido de Vitória”.

A ação é um convite poético para que cada morador compartilhe, em uma imagem, o espaço cidade que que mais gosta. Pode ser aquela praça onde se brincava na infância, o trecho preferido da praia ao entardecer, uma rua coberta de ipês floridos, ou um cantinho escondido que guarda memórias e afetos.

As inscrições começam neste sábado (14), e seguem até o dia 15 de julho. A informação está publicada no Diário Oficial desta terça-feira (10). Aberto a participantes a partir dos 6 anos de idade, o concurso tem a proposta de fortalecer o sentimento de pertencimento, celebrar memórias e enaltecer a beleza cotidiana de Vitória pelos olhos e pela sensibilidade de quem vive aqui.

“Ano passado fizemos uma ação semelhante, com desenhos que ilustraram a nossa festa em setembro. Dessa vez, queremos continuar a valorizar a relação dos moradores com a cidade, promovendo o reconhecimento da identidade cultural, da história e dos patrimônios locais, além de incentivar a criatividade por meio da fotografia”, explica o secretário municipal de Cultura, Edu Henning.

O concurso é destinado a crianças, adolescentes, jovens e adultos residentes em Vitória. Cada participante poderá inscrever apenas uma fotografia, registrada exclusivamente pelo celular, retratando um lugar especial da cidade que tenha importância afetiva ou cultural.

Para participar é necessário preencher o formulário disponível aqui, anexar a foto e enviar. As imagens devem ser inéditas, de autoria própria e o uso de aplicativos de edição é permitido, desde que preserve a essência do momento registrado. Serão aceitas imagens de monumentos, ruas, praças, praias, esquinas esquecidas ou detalhes que só os olhares mais atentos conseguem enxergar.

Orla de Santo Antônio – Foto: Jansen Lube

Não serão aceitas imagens produzidas por inteligência artificial (IA) ou já publicadas comercialmente.

Categorias de participação:

– Infantil: 6 a 10 anos;

– Adolescente: 11 a 17 anos;

– Adulto: 18 anos ou mais.

Cada participante poderá inscrever uma única fotografia, acompanhada de um breve texto contando o porquê daquela escolha; um pequeno relato que transforma a foto em poesia escrita.

As melhores imagens serão selecionadas por uma comissão julgadora formada por profissionais de fotografia e artes visuais. Serão escolhidas 18 fotografias no total, sendo seis por categoria, para compor peças publicitárias oficiais da celebração dos 474 anos de Vitória. Além disso, as imagens poderão ser reunidas em um catálogo e participar de exposições culturais organizadas pela SEMC.

Serviço
Concurso de fotografia por celular “Meu Cantinho Preferido de Vitória”
Inscrições: 14 de junho a 15 de julho
Como se inscrever: preencha o formulário e envie sua foto pelo link https://forms.gle/VsJxQ9rvSEnpkTNA9
Informações: [email protected]
Telefone: (27) 3382-6315

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana