conecte-se conosco


Cidades

Projeto realizado em escolas municipais é finalista no Prêmio Biguá 2020

Publicados

em


Atividades ocorreram nas escolas “Maria das Graças Felipe” e “Alto São Vicente”
Foto: Divulgação/PMCI

Um projeto realizado nas escola municipais “Maria das Graças Felipe” e “Alto São Vicente”, de Cachoeiro de Itapemirim, é finalista do Prêmio Biguá de Sustentabilidade 2020, na categoria “Educação”. As unidades de ensino cachoeirenses concorrem com escolas públicas e privadas do Ensino Fundamental de 28 municípios da área de cobertura da TV Gazeta Sul, responsável pela premiação.

No projeto “Vida sustentável, eu faço parte”, realizado em 2019 e 2020, foram desenvolvidas situações de aprendizagem envolvendo 155 crianças, do maternal ao 5º ano, da escola “Maria das Graças Felipe”, e 23, de pré ao 5° ano, da escola “Alto São Vicente”, com conhecimentos relacionados à vida saudável, com a finalidade de sensibilizar toda a comunidade escolar para atitudes sustentáveis.

Durante o processo, foram trabalhados textos literários e informativos e realizadas atividades que envolveram: contação de histórias; visitação e cuidado de horta e jardim; confecção de maquetes; cultivo e colheita de verduras; passeatas da pré-escola; produção de panfletos sobre conscientização para descarte de lixo; apresentação de danças relacionadas aos cuidados com a natureza e fatores que interferem e prejudicam o ambiente e o homem; e degustação dos alimentos cultivados e colhidos na escola. As atividades foram desenvolvidas em meio aos conteúdos das diferentes áreas de conhecimento.

As ações contaram com a participação da comunidade, por meio dos pais e responsáveis. As unidades de ensino utilizaram todos os espaços pertencentes ao prédio escola; reutilizaram vasos; usaram a água do ar-condicionado para umedecer a terra; reciclaram flores e folhas caídas, pneus, caixas de leite, garrafas pet e pallets, para ações em paralelo com as aulas práticas, reforçando a reflexão sobre comportamentos e atitudes sustentáveis, necessárias para preservar o meio ambiente.

Com o surgimento da pandemia de Covid-19, o projeto foi expandido para além do contexto escolar e as crianças puderam dar continuidade às ações, mesmo em período de isolamento social. Elas foram incentivadas ao cultivo e consumo de verduras, em suas casas, além de prosseguirem com as atividades práticas incorporadas nas coletâneas dos exercícios semanais. Os alunos receberam, também, mudas, sementes de flores e hortaliças, como incentivo à produção de hortas residenciais.

“A participação dos estudantes e de suas famílias, nessas ações, é crucial para construção do aprendizado real e validado. O projeto contribui para a disseminação de atividades lúdicas com intensa vivência a respeito dos aprendizados e conhecimentos, que os acompanharão por toda a vida. O reconhecimento dessas ações nos permite multiplicar boas estratégias, inspirando práticas ambientais e de sustentabilidade em outras unidades de ensino”, comenta a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.

Comentários Facebook
Propaganda

Cidades

Técnica em enfermagem é a primeira pessoa vacinada contra Covid-19 em Cachoeiro

Publicados

em


Talita Candido da Silva é servidora pública municipal há 22 anos
Foto: Márcia Leal/PMCI

A técnica em enfermagem, Talita Candido da Silva, de 60 anos, foi a primeira pessoa vacinada contra Covid-19 em Cachoeiro de Itapemirim. A primeira aplicação da vacina no município ocorreu na tarde desta terça-feira (19), no Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes (PPG), em uma ação que contemplou profissionais do próprio PPG que atuam na linha de frente contra a pandemia.

Moradora do bairro Zumbi, mãe de dois filhos e avó de quatro netos, Talita exerce sua profissão há 28 anos, sendo 22 anos como servidora municipal efetiva. Ela trabalha na sala de vacina da Policlínica Municipal Bolívar de Abreu e atuará na campanha de imunização contra Covid-19 em Cachoeiro.

“Pra mim, é motivo de orgulho ter sido escolhida para ser a primeira pessoa em Cachoeiro a receber a primeira dose da vacina. Como profissional da equipe de imunização, sei como é importante este momento para a população e, principalmente, para nós profissionais de saúde, que estamos batalhando tanto durante essa pandemia. Claro que devemos continuar fazendo nossa parte, mantendo os protocolos sanitários, mas tendo confiança de que este período tão triste e desafiador está chegando ao fim. Me sinto muito grata, com fé e esperança de que esse é o início da volta da nossa vida ao normal”, comemora a servidora.

Cachoeiro recebeu 1.475 doses da Coranavac, sendo 1.245 direcionadas a profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à pandemia; 130 a pessoas com 60 anos ou mais que se encontram em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e 100 a funcionários das ILPIs. De acordo com a Superintendência Regional de Saúde, um novo lote será enviado, posteriormente, para que os vacinados recebam a segunda dose.

O plano de vacinação do município prevê que a aplicação das doses, nesta fase, aconteça nas próprias ILPIs e nos hospitais e estabelecimentos de saúde que são referências para atendimento a casos de Covid-19 – as instituições já foram contatadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) para programar a vacinação, que deverá ser iniciada nesta quarta-feira (20).

Em fases posteriores da campanha, o município disponibilizará 25 salas de vacina para absorver a demanda espontânea pela imunização.

O plano de vacinação municipal também prevê estratégias como busca ativa de usuários dos grupos prioritários da campanha, atendimento com drive-thru e horário estendido para imunização na Policlínica Municipal e unidades do Programa Saúde na Hora.

“A chegada da vacina representa um passo efetivo para vencermos a pandemia. Mas é sempre bom frisar: devemos continuar usando máscara, fazendo a higiene das mãos, mantendo o distanciamento social e todas as demais medidas sanitárias. Precisamos de todos nesta luta contra a Covid-19, não apenas do poder público” destaca o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

“O início da vacinação contra Covid-19 em Cachoeiro nos enche de esperança por dias melhores. Temos um planejamento definido e estamos preparados para seguir com a campanha, sem nunca descuidar das demais medidas sanitárias, que continuam valendo”, reforça o prefeito Victor Coelho.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana