conecte-se conosco


Estado

Prorrogadas inscrições para 320 vagas de graduação em ‘Tecnologia em Sistemas para Internet’ do UniversidadES

Publicados

em

As inscrições para 320 vagas de graduação em “Tecnologia em Sistemas para Internet”, ofertadas pelo Governo do Estado do Espírito Santo por meio do Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES, foram prorrogadas. O novo prazo para inscrições termina, na próxima segunda-feira (27). O curso é gratuito.

O edital foi lançado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e integra as ações da Universidade Aberta Capixaba (UnAC). O curso de graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet é disponibilizado na modalidade a distância, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), havendo encontros presenciais e virtuais realizados por meio de webconferência, previstos no cronograma de cada disciplina.

Para participar da seleção é necessário ter certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente e ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em, pelo menos, uma das edições a partir de 2010. Esta, inclusive, é uma novidade, já que as ofertas anteriores deste curso eram restritas a participantes de edições mais recentes do Enem.

Os interessados devem acessar o edital, bem como o link para inscrições, disponíveis no site www.universidades.es.gov.br (Menu Editais > Editais Abertos > Edital IFES 41/2022). As inscrições foram prorrogadas e seguem até o dia 27 de junho. O edital contempla oito polos da UnAC, nos municípios de: Baixo Guandu, Conceição da Barra, Ecoporanga, Iúna, Mantenópolis, Mimoso do Sul, Piúma e Venda Nova do Imigrante. São 40 vagas para cada polo. O curso tem duração de três anos (2.010 horas).

Sobre a carreira

O crescimento da economia no Espírito Santo tem se refletido no aquecimento do mercado de trabalho. Empresas e grandes indústrias estão em busca de profissionais preparados para atuar em diversos setores e entre eles, o de tecnologia. Em atenção ao crescimento desta demanda, esta é uma das áreas de foco dos cursos do Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES.

O profissional de Tecnologia em Sistemas para Internet estará habilitado ao desenvolvimento de sistemas, de interfaces e aplicativos, do comércio e do marketing eletrônicos, além de páginas e portais para Internet e intranet. O curso pretende contribuir para a formação de profissionais qualificados, aptos a atuarem na implementação, no desenvolvimento, na execução e na gestão de projetos norteados a sistemas para internet, com o uso de novas tecnologias, de competência técnica e de habilidades sistêmicas necessárias para a atuação proativa multidisciplinar, cidadã, crítica e inovadora.

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), a média salarial de um profissional da área é de R$ 5.623,98.

UniversidadES
O Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES, vinculado à Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides), foi instituído pelo Decreto nº 5.009-R, de 11 de novembro de 2021. O sistema reúne e organiza as políticas públicas estaduais de educação profissional de níveis Técnico e Superior, além da pesquisa, extensão e inovação. Os cursos são nas áreas STEAM – do inglês: Science (Ciências), Technology (Tecnologia), Engineering (Engenharia), Arts (Artes) e Mathematics (Matemática) – motores econômicos para a indústria 4.0 e os desafios do futuro.

Além da estruturação de um sistema estadual integrado de Ensino Superior e Profissionalizante, com a oferta gratuita de formação e capacitação aos cidadãos do Estado do Espírito Santo, a UniversidadES traz ainda novas vagas de graduação e pós-graduação para os capixabas, por meio da criação da Universidade Aberta Capixaba (UnAC).

O programa visa ainda a gerar oportunidades de emprego e renda para os capixabas, por meio de três eixos: a oferta de Ensino Superior de graduação e pós-graduação; oferta de Ensino Técnico, profissional, educação financeira e empreendedora; e o investimento em pesquisa, extensão e inovação. O Sistema UniversidadES foi desenhado de modo a colaborar e dar suporte na estratégia de cumprimento das metas do Plano Estadual de Educação (em especial as metas número 6, 11, 12, 13 e 16).

Fonte: Governo ES

Comentários Facebook
Propaganda

Estado

Escolas participantes do programa Música na Rede recebem novos instrumentos

Publicados

em

Escolas da Rede Estadual participantes dos projetos Banda nas Escolas e Orquestra de Violões nas Escolas estão recebendo, por meio do programa Música na Rede, novos instrumentos de sopro e percussão. Além disso, o programa também está efetuando a manutenção dos instrumentos que já são utilizados pelos estudantes.

Só em 2022, foram entregues 126 instrumentos novos e 156 foram reformados. Ainda para este ano está prevista a entrega de mais de 100 violões para as escolas participantes do projeto Banda nas Escolas. No projeto Orquestra de Violões nas Escolas já foram adquiridos 208 violões. Além desses, está prevista a aquisição de mais 600 violões, que serão entregues ainda em 2022. Com isso será possível a ampliação de escolas atendidas e do número de vagas ofertadas em cada escola.

O técnico educacional da Sedu, Marcos Valério Guimarães, ressaltou que a parceria firmada com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) é fundamental para o projeto. “Com a parceria tem sido viável a reforma de instrumentos musicais de diversas escolas, bem como a aquisição de novos instrumentos, todos de boa qualidade, melhorando significativamente a qualidade do ensino musical nas escolas públicas estaduais participantes do programa Música na Rede”, disse.

Já receberam novos instrumentos a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Angélica Paixão, de Guarapari; EEEFM Lyra Ribeiro Santos, de Guarapari; EEEFM Professora Filomena Quitiba, de Piúma; EEEFM Coronel Antônio Duarte, de Iconha; EEEFM Ary Parreiras, de Cariacica; Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) Fernando Duarte Rabelo, de Vitória; EEEFM Hunney Everest Piovesan, de Cariacica; EEEFM São João Batista, de Cariacica; EEEFM João Crisóstomo Belesa, de Cariacica; EEEFM Gisela Salloker Fayet, de Domingos Martins; e EEEFM Álvaro Castelo, de Brejetuba.

O regente musical Lucas Pereira de Oliveira, que atua na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Domingos José Martins, de Marataízes, agradeceu a reforma dos instrumentos de sopro e a aquisição dos novos instrumentos de percussão que foram adquiridos. “Todo esse investimento em nossa banda é extremamente importante para o desenvolvimento da educação musical com nossos jovens, visando o resgate da tradição da banda na escola”, disse.

Música na Rede

O programa Música na Rede é uma iniciativa da Secretaria da Educação (Sedu), em parceria com a Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) e a Fundação de Amparo e Apoio à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), que engloba os projetos Bandas nas Escolas, Corais nas Escolas, Orquestras de Violões nas Escolas e Orquestra Sinfônica Jovem.

Tem como objetivo ofertar o acesso à educação musical, por meio do ensino coletivo, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento social e comportamental de estudantes da Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo, possibilitando, assim, a formação, difusão e valorização da música de concerto, envolvendo jovens da Rede Pública Estadual de Ensino, além de realizar pesquisa que avalie os impactos correspondentes, tanto para os alunos da Rede Estadual quanto para as políticas públicas de educação.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana