conecte-se conosco

Cidades

Quatro unidades de saúde de Cachoeiro atendem até as 19h

Publicado


.
Horário de atendimento é 7h às 19h, de segunda a sexta
Foto: Márcia Leal/PMCI

Quatro unidades básicas de saúde (UBS) de Cachoeiro de Itapemirim estão funcionando com horário estendido: das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira – três horas a mais que o período convencional.

São elas as UBS localizadas nos bairros Jardim Itapemirim, Amaral, Aeroporto e Paraíso.

A extensão do horário, iniciada neste mês, foi possibilitada pela habilitação de Cachoeiro no programa federal Saúde na Hora. O principal objetivo é proporcionar atendimento para quem não tem condições de buscar serviços de saúde das 7h às 16h, horário normal de funcionamento das unidades.

São oferecidos os serviços convencionais das UBS, como consultas, vacinação, aferição de pressão arterial e glicose, teste rápido para infecções sexualmente transmissíveis (Sífilis, Hepatite B e C e HIV), exame preventivo (Papanicolau), curativo, dentre outros.

O atendimento não é restrito a moradores das regiões onde ficam essas unidades. Por isso, elas são uma alternativa aos pronto-atendimentos, nos casos em que o paciente não precise de assistência de urgência e emergência.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 85% das demandas de saúde podem ser resolvidas sem a necessidade de ida a um serviço de emergência ou pronto-socorro, podendo ser tratados nas unidades básicas.

Além disso, as UBS com horário estendido são um importante suporte neste período de pandemia causada pelo novo coronavírus (covid-19), em que aumenta o número de pessoas que procuram os serviços de saúde. Elas podem atender pacientes com sintomas leves da doença.

“É muito importante essa ampliação da disponibilidade dos serviços públicos de saúde, e muito oportuno que ela tenha ocorrido neste momento de pandemia. É uma experiência nova em Cachoeiro, com poucos dias de implantação, e esperamos que a população aproveite bem”, ressalta a secretária de Saúde de Cachoeiro, Luciara Botelho.

Confira a localização e o telefone de contato das Unidades Básicas de Saúde com horário estendido (segunda a sexta-feira, das 7h às 19h):

UBS Aeroporto
Localização: Rua Alfredo Seco, 1 – Boa Vista
Telefone: (28) 3155-5358

UBS Amaral
Localização: Rua José Mancine, 17 – Amaral
Telefone: (28) 3155-5376

UBS Jardim Itapemirim
Localização: Rua Walace de Melo Pereira Barreto, 145 – Jardim Itapemirim
Telefone: (28) 3526-8728

UBS Paraíso
Localização: Rua Florentino Vantil, 8 – Paraíso
Telefone: (28) 3511-3845

Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Itaperuna supera marca de 1 mil casos confirmados de Covid-19

Publicado

O município de Itaperuna, no Noroeste Fluminense, atingiu mais de 1 mil casos confirmados da Covid-19 esta semana. Com isso, a cidade se tornou a que tem o maior número de casos na região.

Com cerca de 103 mil habitantes, Itaperuna já tem 1.016 pessoas infectadas pelo o novo coronavírus. Já são 25 óbitos causados pela doença, segundo o último boletim municipal divulgado nesta sexta-feira (03/07).

No final de abril, um decreto autorizou a flexibilização de atividades econômicas no município. Na época, Itaperuna tinha apenas 12 casos confirmados da doença e nenhum óbito.

Segundo a prefeitura municipal, a taxa de ocupação dos leitos destinados aos pacientes mais graves da doença está em 37%. Além de Itaperuna, Macaé e Campos dos Goytacazes, no Norte do estado, Petrópolis e Teresópolis, na região serrana, e Maricá, na Região dos Lagos, já ultrapassaram a marca dos mil casos da doença.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana