conecte-se conosco


Grande Vitória

Quiosques desativados em Vitória viram dormitórios de moradores de rua

Quiosques abandonados na praia da Curva da Jurema, em Vitória, viraram dormitórios para moradores em situação de rua e espaço de usuários de drogas depois de terem sido desativados. Moradores e pedestres que passam pelo espaço dizem que falta segurança e manutenção no local. A reclamação do aposentado Geraldo Batista, que costuma caminhar regularmente na […]

Publicados

em

Quiosques abandonados na praia da Curva da Jurema, em Vitória, viraram dormitórios para moradores em situação de rua e espaço de usuários de drogas depois de terem sido desativados. Moradores e pedestres que passam pelo espaço dizem que falta segurança e manutenção no local.

A reclamação do aposentado Geraldo Batista, que costuma caminhar regularmente na orla, é compartilhada por outros moradores. Segundo ele, o abandono da área tira a beleza da região e coloca frequentadores em risco.

“É triste ver um cenário tão bonito como esse, um lugar tão lindo e maravilhoso, com esse abandono todo”, disse.

O construtor Lucrécio Nunes relata que muitas pessoas evitam passar pelo local por causa da presença de usuários de drogas e o aumento no número de assaltos. Para ele, o abandono dos quiosques potencializou o problema.

“Isso aqui é todo dia desse jeito. Todo dia passa o pessoal aqui usando droga”, comentou.

Problema igual na Praia de Camburi

Além dos quiosques da Curva da Jurema, outro ponto da cidade que preocupa quem mora nas redondezas e frequenta a região é a Praia de Camburi, que também tem quiosques fechados.

Na orla, dos 14 quiosques construídos, apenas nove estão funcionando. Os cinco que estão desativados vêm sendo depredados e moradores de rua passaram a dormir nos locais.

A cuidadora Silvana Maria Moraes, que é de São Paulo, criticou a falta opções de quiosques na Praia de Camburi.

“Senti falta de quiosques por estar acostumada com o litoral paulista, que tem bastante”.

Moradores em situação de rua

As praias da Curva da Jurema e de Camburi têm se tornado albergues a céu aberto durante a noite. Nas orlas, moradores em situação de rua usam as estruturas abandonadas dos quiosques para dormir. E, apesar das reclamações de quem passa pelos locais, eles dizem que não fazem mal a ninguém.

Caso de um homem, de 31 anos, que pediu para não ser identificado. Ele deixou Alegre, no Sul do Espírito Santo, em busca de emprego em Vitória, mas até agora não conseguiu uma oportunidade. Para viver, ele lava carros para tentar conseguir dinheiro.

“É até vergonhoso. É bem chato. Espero ter o melhor para todos nós que moram nas ruas, que é sair dessa vida. Espero que seja feita a vontade de Deus”, afirmou.

O pedreiro Tarcísio de Mello, que deixou Minas Gerais em busca de emprego no Espírito Santo, é outro homem que mora nas ruas da capital capixaba. A falta de esperança em mudar de vida assola o mineiro.

“Deus que me perdoe, mas eu acho que agora é só a morte mesmo. Vou aguentando aí até onde der, sei lá, nem eu sei a saída para isso”, concluiu.

O que diz a prefeitura

O presidente da Companhia de Desenvolvimento de Vitória, Leonardo Krohling, informou que os quiosques da Curva da Jurema vão passar por reformas e serão reabertos. O prazo dado pela prefeitura para que o comércio esteja novamente funcionando é até outubro de 2019.

Sobre o problema na Praia de Camburi, Krohling justificou que a previsão é de que todos os quiosques estejam funcionando até o próximo verão. A reportagem é do site G1.


Comentários Facebook

Grande Vitória

Alunos do Senac-ES são destaque com projetos inovadores em premiação na Serra

Publicados

em

Por

A tarde da última quinta-feira (30) foi de comemoração para os alunos do Senac-ES, na sede da Prefeitura da Serra, local onde ocorreu a premiação dos projetos vencedores da 1ª Semana Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (SMICT). Entre as instituições finalistas, o Senac recebeu três prêmios, sendo um deles o de campeão em Inovação Educacional com o Projeto AMOR.

A Comissão Avaliadora dos projetos inscritos definiu os três primeiros lugares em cada uma das modalidades: Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior. As categorias premiadas foram Inovação Educacional, Evolução Tecnológica e Excelência Ciência Ao todo são 28 projetos selecionados pela equipe de avaliadores, que receberam o prêmio na presença do prefeito Sérgio Vidigal.

Os alunos do Curso de Técnico de Recursos Humanos e Administração participaram da competição com seis projetos na modalidade Ensino Médio, dentre eles três ganharam destaque. O Projeto AMOR e o Projeto Inclusão Social foram eleitos respectivamente 1ª e 2ª lugar na categoria Inovação Educacional, já o Projeto Chá de Revelação conquistou a 2ª posição em Evolução Tecnológica.

De acordo com a Analista de Educação Profissional do Senac-ES, Priscila Demoner, a instituição apoia os alunos e os incentiva no desenvolvimento de projetos. “O Senac é um apoiador que está sempre incentivando a criatividade e o talento dos nossos estudantes. O reflexo disso é o empenho e dedicação dos nossos alunos em uma competição como essa. Logo, a sensação é de missão cumprida”, relatou.

Para o Gerente de Educação Profissional do Senac-ES na Serra, Wysner Simões, o resultado é motivo de orgulho. “Estamos com orgulho dos nossos alunos e de seus projetos inovadores que se destacaram na 1ª SMICT. O reconhecimento recebido reforça o comprometimento do Senac-ES em promover a excelência na educação e estimular iniciativas que contribuam para o avanço da sociedade”, afirmou.

Destaque em Inovação Educacional

O projeto AMOR (Atitude Movendo Organizações para Reabilitados), orientado pela Instrutora do Curso Técnico de Recursos Humanos, Sheyla Valkiria, surge como uma resposta aos desafios enfrentados por colaboradores beneficiados pelo Programa de Reabilitação Profissional (PRP). Ao criar uma plataforma digital, o projeto visa conectar reabilitados, empresas, instituições de ensino e governo, facilitando oportunidades de reintegração ao mercado de trabalho após a conclusão do PRP do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

1ª Semana Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia

O evento foi promovido pela Secretaria de  Inovação, Ciência e Tecnologia da Serra (SEICIT), sendo realizado de forma itinerante entre os dias 22 e 25 de novembro. Durante a convenção aconteceu a apresentação de palestras, projetos e uma avaliação técnica para definir os trabalhos vencedores.

Comentários Facebook

Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana