conecte-se conosco


Cidades

Residência em Cuidados Paliativos cria projeto de fotos para valorizar idosos em Jerônimo Monteiro

Publicados

em

O cantor e compositor Gilberto Gil, na canção “Pela lente do amor”, afirma-se “capaz de entender os detalhes da alma de alguém”. Nesse sentido, também através da câmera fotográfica, uma iniciativa na região sul do Estado se propõe a compreender e revelar a trajetória de vida dos idosos da Casa de Amparo Maria Bossões Lannes, no município de Jerônimo Monteiro.

Trata-se do projeto “Memórias Vivas: Capturando Histórias”, idealizado pela Residência Multiprofissional em Cuidados Paliativos, do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi). A ação teve início em outubro deste ano e conta com a parceria do fotógrafo Marcos Mauri, que clicou, no total, 18 idosos. Todos eles são assistidos pela residência.

“Com essas fotos, nosso objetivo é destacar a dignidade, a graça e a vitalidade dos idosos em nosso meio, capturando momentos que mostram a riqueza de suas vidas. Cada imagem conta uma história e cada história é um testemunho da jornada humana. Assim, buscamos resgatar as pessoas ali registradas e suas memórias”, explica o residente Thiago Bravo.

“Para mim, foi uma experiência única. De minha parte, procurei ser o mais carismático possível. Eu me senti muito feliz durante as sessões de fotos e essa felicidade também era visível nos idosos. Porém, mesmo diante de todas essas percepções e sensações, eu consegui dimensionar a grandeza desse trabalho somente depois de finalizá-lo”, relata Marcos Mauri.

“Nós acreditamos em parcerias que fazem a diferença na vida dos idosos. São iniciativas assim que nos fazem perceber que a alegria está nas pequenas coisas. Para muitos, pode ser apenas um projeto de fotografia, mas para os idosos, é um dia que ficará marcado em suas memórias”, salienta o gestor da casa de amparo, Bernardo Carvalho.

As fotos do projeto “Memórias Vivas: Capturando Histórias” serão publicadas no perfil da instituição no Instagram (https://instagram.com/lar_maria_bossoes?igshid=OGQ5ZDc2ODk2ZA==).

Interessados em destinar doações à Casa de Amparo Maria Bossões Lanes podem entrar em contato com o telefone (28) 99999-3188, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Campanha para mobilizar doação de presentes de Natal

Ainda segundo Thiago Bravo, com a conclusão da etapa dos registros fotográficos, o projeto entra na fase de coleta de novas informações. “Nossa tarefa, agora, é saber o que os idosos gostariam de ganhar de presente no Natal, para, então, lançarmos uma campanha do tipo ‘adote um idoso’, mobilizando os cidadãos locais a presenteá-los”, reforça o residente em Cuidados Paliativos.

Comentários Facebook

Cidades

Artesanato cachoeirense será destaque na 6ª edição do Cachoeiro Food Beer neste final de semana

Publicados

em

Por

As peças contam com diferentes técnicas e estilos, incluindo crochê, fuxico, trabalho manual, ponto cruz e amigurumi - Foto: Divulgação

Desta sexta-feira (17) a domingo (19), o público presente no Parque de Exposição, no bairro Aeroporto, terá a oportunidade de apreciar e adquirir peças artesanais exclusivas, durante a 6ª edição do Cachoeiro Food Beer. O evento, marcado pela diversidade gastronômica, reserva um espaço especial para a Feira de Artesanato, onde talentosos artesãos cachoeirenses exibirão suas criações.

A feira estará aberta na sexta e no sábado, das 15h às 23h, e no domingo, das 11h às 17h, e quem estiver no evento poderá conhecer a riqueza do artesanato local e apoiar os artistas e empreendedores da região, que vão expor peças com diferentes técnicas e estilos, incluindo crochê, fuxico, trabalho manual, ponto cruz, vagonite, encadernação e amigurumi.

O evento recebe apoio da Prefeitura de Cachoeiro, da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e do Governo do Espírito Santo.

Para a secretária municipal de Cidadania, Trabalho e Direitos Humanos, Thatiane Cardoso de Assis da Silva, a presença do artesanato cachoeirense na 6ª edição do Cachoeiro Food Beer é uma oportunidade única para os artesãos locais mostrarem seus talentos e criatividade.

“O artesanato é uma expressão cultural e econômica importante para a nossa cidade. Esta feira não apenas celebra a habilidade dos nossos artesãos, mas também promove a valorização e preservação das nossas tradições locais, além de gerar emprego e renda para muitas famílias. Estamos muito orgulhosos de apoiar este evento e incentivar o crescimento do setor artesanal em Cachoeiro”, destaca a secretária.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana