conecte-se conosco

Cidades

Rua do bairro Coramara, em Cachoeiro, é recuperada após conjunto de obras

Publicado

Mais uma importante intervenção em infraestrutura foi concluída pela prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim. São as obras na rua Santo Francisco Cipriano, no bairro Coramara, que foi recuperada após rompimento causado em sua rede pluvial.

A via, que agora está inteiramente transitável, recebeu nova drenagem, terraplanagem, mureta e calçada. 

Já o barranco abaixo da rua, que sofreu erosão de grandes proporções, passou por reaterro e, agora, conta com muro de contenção, de 10 metros de altura por 17,5 metros de extensão. 

Além disso, foi complementada a drenagem da via (interligando-a ao córrego próximo), cuja falta foi a causadora de todo o dano no local.

Os serviços, que tiveram início no primeiro semestre deste ano, foram executados por empresa contratada por meio de processo licitatório, sob acompanhamento e fiscalização da Secretaria Municipal de Obras (Semo). Ao todo, a prefeitura investiu, com recursos próprios, R$ 203.785,26. As melhorias serão entregues aos moradores, em breve, em solenidade a ser agendada.

“Dentre as melhorias que temos realizado em diferentes regiões de Cachoeiro, decidimos priorizar essa via, no Coramara, devido à sua situação, que se encontrava crítica. É com muita satisfação que, após solucionar esse problema, entregamos uma via com plenas condições de segurança para os moradores do bairro”, destaca o secretário municipal de Obras, José Santiago de Lima.

Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Procura em unidades de saúde com horário estendido aumentou 20%

Publicado


.
Imunização é um dos serviços mais solicitados nas unidades
Foto: Márcia Leal /PMCI

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Aeroporto, Amaral, Jardim Itapemirim e Paraíso fizeram mais de 19 mil atendimentos desde maio, quando começaram a trabalhar com horário estendido. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), isso representa um aumento de 20% na procura por serviços ofertados nesses locais após a implantação da nova rotina.

A extensão do horário nas quatro UBS se deve à adesão do município ao programa federal Saúde na Hora. O principal objetivo do programa é proporcionar atendimento para quem não tem condições de buscar serviços de saúde durante o dia, no horário convencional de funcionamento das unidades.

Com isso, as quatro unidades estão funcionando das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira – três horas a mais do que o período convencional. O atendimento não é restrito a moradores das regiões onde ficam as UBS. Por isso, elas são uma alternativa aos pronto-atendimentos, nos casos em que o paciente não precise de assistência de urgência e emergência.

Durante a pandemia, as Unidades Básicas de Saúde estão servindo de porta de entrada para quem apresenta sintomas leves de Covid-19. Os demais serviços oferecidos incluem consultas, vacinação, aferição de pressão arterial e glicose, teste rápido para infecções sexualmente transmissíveis (Sífilis, Hepatite B e C e HIV) e exame preventivo (Papanicolau).

“Muitas pessoas não conseguiam acessar os serviços de saúde da Atenção Primária, por saírem de casa cedo para o trabalho, e os horários não coincidiam com a abertura e fechamento das UBS. Verificamos um aumento, principalmente, na busca por imunização, nesses locais com horário estendido, o que é muito bom para a proteção da população como um todo”, afirma a secretária de Saúde de Cachoeiro, Luciara Botelho.

Confira a localização e o telefone de contato das Unidades Básicas de Saúde com horário estendido (segunda a sexta-feira, das 7h às 19h):

UBS Aeroporto

Localização: Rua Alfredo Seco, 1 – Boa Vista

Telefone: (28) 3155-5358

UBS Amaral

Localização: Rua José Mancine, 17 – Amaral

Telefone: (28) 3155-5376

UBS Jardim Itapemirim

Localização: Rua Walace de Melo Pereira Barreto, 145 – Jardim Itapemirim

Telefone: (28) 3526-8728

UBS Paraíso

Localização: Rua Florentino Vantil, 8 – Paraíso

Telefone: (28) 3511-3845

Comentários Facebook




Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana