conecte-se conosco


Cidades

SAAE de São Mateus volta a captar água potável no rio Cricaré e articulações para resolver problema da salinização continuam

Publicados

em

Às 5h30 desta quarta-feira, após as chuvas dos últimos dias, em nova análise do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), a água do Rio Cricaré apresentou 216 PPM (partículas por milhão) de salinidade, quando o recomendável pelas organizações de saúde é de no máximo 250 PPM. Assim, a autarquia voltou a captar a água do Cricaré, contudo, os poços artesianos continuam funcionando a todo vapor para garantir o abastecimento à população.

Por outro lado, o prefeito Caffeu continua as articulações para resolver de vez o problema de abastecimento de água. Além da barragem, cujo projeto já foi garantido pelo governador Renato Casagrande, uma opção estudada é a instalação de um ressalto hidráulico no Rio Cricaré, nas proximidades da Estação de Captação de Água Bruta, o que impediria o avanço da salinização.

“Estamos estudando várias possibilidades, buscando várias opções, pois queremos resolver de vez o problema. O que não pode é a nossa população continuar sofrendo com a água salgada. O nosso adversário é a água salgada” – destacou Caffeu, que visitou a Estação de Captação acompanhado do novo diretor-geral do SAAE, Antônio Carlos Luiz de Souza, o Tonico, e o chefe da Estação de Tratamento, Gélson Bernabé.

Pressão

Toniko observou que a tendência é que o teor de salinização diminua mais, contudo está mantendo os poços artesianos em pleno funcionamento e os caminhões-pipa para que a água tenha pressão para chegar em todas as localidades de São Mateus.

Comentários Facebook
Propaganda

Cidades

Covid: unidade móvel faz testagem nas escolas da zona rural de São Mateus

Publicados

em

Por

A Unidade Móvel de Testagem Rápida e Tratamento Imediato da Covid-19 está percorrendo todo o Município. Os testes identificam se a pessoa tem Covid ou se já contraiu o vírus. As escolas de São Mateus também estão recebendo a Unidade Móvel.

Dessa vez, as testagens também estão abertas aos alunos que estudam a partir do Ensino Fundamental. As pessoas com casos confirmados deverão ser isoladas imediatamente para evitar o contágio no ambiente escolar. É importante lembrar que quando o resultado é positivo a pessoa é encaminhada imediatamente para tratamento na Unidade de Saúde de referência.

CRONOGRAMA DE ATENDIMENTO

27/10 a 29/10 – QUARTA À SEXTA-FEIRA

EMEF Profª Herinea Lima Oliveira (Guriri Norte) – 8h30 às 11h – 14h às 16h

03/11 – QUARTA-FEIRA

EMEF Anedina Almeida Santos (Nova Lima/Itauninhas) – 8h30 às 11h – 14h às 16h30

04/11 – QUINTA-FEIRA

Escola São Geraldo (São Geraldo/Itauninhas) – 8h30 às 11h30

EMEF Mercedes de Aguiar (Nova Lima/ Itauninhas) – 13h30 às 16h30

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana