conecte-se conosco

Cidades

Samu 192 é confirmado em Cachoeiro; consórcio lança edital para operação do serviço

Publicado

Base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência ficará no bairro Baiminas. Foto: Márcia Leal/PMCI

 

.

Cachoeiro de Itapemirim terá, em breve, uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). Ela ficará na rua Doutor Deolindo, no bairro Baiminas, junto à Central de Ambulâncias da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

A instalação do Samu em Cachoeiro se dará por meio do Consórcio Público da Região Polo Sul (CIM Polo Sul), que publicou um chamamento público nesta quarta-feira (29), no Diário Oficial do Estado, para organizações interessadas em operar o serviço nos 18 municípios que fazem parte do consórcio. O edital será disponibilizado no site www.cimpolosul.com.br.

O Samu é um serviço de atendimento pré-hospitalar. O objetivo é fazer com que profissionais de saúde iniciem, da forma mais precoce possível, os procedimentos de salvamento de pacientes em situações de urgência e emergência, aumentando as possibilidades de recuperação das vítimas.

De acordo com a Semus, Cachoeiro terá quatro ambulâncias do Samu, que funcionam como unidades móveis de saúde, sendo uma de suporte avançado, uma de suporte intermediário e duas de suporte básico. O financiamento do serviço é tripartite, com divisão entre União, Estado e Município.

“O Samu não serve apenas para transportar pacientes. É um serviço que conta com profissionais treinados para dar suporte de alta complexidade. A instalação de uma base em Cachoeiro contribuirá muito para a área de saúde em Cachoeiro”, afirma a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

“A instalação de uma base do Samu em Cachoeiro é um desejo antigo e nos empenhamos muito para que isso acontecesse. Dentro de alguns meses, já estará em funcionamento. Mesmo neste momento tão desafiador que vivenciamos, estamos conseguindo dar andamento a ações fundamentais para o município”, completa o prefeito Victor Coelho, que esteve, nesta quinta-feira (30), no local em que ficarão as instalações do Samu.

Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Forte chuva alaga Iconha e derruba barreiras nas BRs 262 e 101 Sul

Publicado

por

A forte chuva que caiu no Espírito Santo na tarde e noite desta quinta-feira (30) causou transtornos em diversas localidades. Segundo os institutos de meteorologia, a previsão é que o tempo permaneça chuvoso por todo o final de semana.

Em Iconha, no Sul do estado, moradores registraram alagamentos em diversos pontos da cidade. Uma transportadora foi afetada. Em janeiro deste ano, o município foi um dos mais afetados pelas fortes chuvas que atingiram a região sul do ES.

Confira abaixo os registros feitos durante a chuva:

Na BR-262, o trânsito precisou ser interrompido após uma queda de barreira na altura do km 31, em Domingos Martins, na região Serrana. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o serviço de limpeza é realizado e o tráfego acontece em forma de pare e siga no local.

Em Rio Novo do Sul, no Km 381 da BR 101, o trânsito precisou funcionar no sistema pare/siga, devido uma barreira que caiu, interditando parcialmente a pista no sentido Cachoeiro de Itapemirim – Vitória. A pista foi liberada pouco depois da meia noite, segundo informações da PRF.

Divulgação – PRF

Com informações Folha Vitória

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana