conecte-se conosco


Cidades

Secretaria de Educação oferece 160 vagas para cursos de Libras gratuitos

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Cachoeiro lançou, nesta sexta (8), editais para cursos de níveis básico, intermediário e avançado de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para educadores da rede municipal de ensino e para o público externo. As inscrições serão feitas de segunda (11) a sexta-feira (15), na sede da Secretaria, localizada no […]

Publicados

em

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Cachoeiro lançou, nesta sexta (8), editais para cursos de níveis básico, intermediário e avançado de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para educadores da rede municipal de ensino e para o público externo. As inscrições serão feitas de segunda (11) a sexta-feira (15), na sede da Secretaria, localizada no bairro Independência.

Para os cursos básico e avançado, estão disponíveis 40 vagas, cada. Já o nível intermediário oferece 80, que serão divididas em duas turmas. Os cursos, em todos os níveis, serão gratuitos.

O objetivo geral das formações ofertadas é oportunizar aos participantes conhecimento mais amplo da língua, aprimorando a interação entre a comunidade surda e a ouvinte e difundir a Libras – que é a primeira língua da população surda e o segundo idioma oficial do Brasil. Para os profissionais da educação, especificamente, a capacitação é uma ação da Seme para aperfeiçoar a assistência ao aluno surdo ou com perda auditiva. 

Os cursos têm carga horária de 60 horas. O básico apresentará conteúdos como “Noções básicas da língua brasileira de sinais” e “Intermediação na comunicação entre surdos/ouvintes”. No nível intermediário, as temáticas serão: “Aprofundamento da língua brasileira de sinais” e “Aprofundamento da intermediação na comunicação entre surdos/ouvintes”. Já no curso avançado, os assuntos abordados serão: “Aperfeiçoamento da língua brasileira de sinais” e “Aperfeiçoamento da intermediação na comunicação entre surdos/ouvintes”. O período das aulas será de março a julho deste ano.

A inscrição deverá ser efetuada no setor do Protocolo da Seme, que fica na rua Moreira, bairro Independência, de 8h às 17h. Lá, os interessados preencherão o formulário de matrícula, recebido no local. Os candidatos serão classificados por ordem de inscrição.

“Nós consideramos de muita importância ofertar o curso de Libras. E a novidade deste ano é poder oferecer o nível avançado; até então, temos ofertado o básico e o intermediário. Esses cursos se justificam pela relevância de todas as pessoas, não somente os professores, a ter uma interlocução melhor com os surdos. Temos como um dos focos, da nossa gestão, oferecer, todo ano, o curso de Libras para que haja maior abrangência de profissionais e aumento dos diálogos com os surdos”, disse Cristina Lens, secretária de educação de Cachoeiro.

Para mais informações e acesso aos editais, basta entrar no site da prefeitura (www.cachoeiro.es.gov.br)  e clicar nas abas ‘Secretarias’; ‘Educação’ e ‘Editais’.

Comentários Facebook
Propaganda

Cidades

Festa de Cachoeiro: busto em homenagem a Aylton Bermudes é inaugurado

Publicados

em

Por

Monumento está instalado na Escola Estadual "Liceu Muniz Freire" - Foto: Divulgação

Na tarde desta sexta-feira (24), segundo dia da programação da Festa de Cachoeiro 2022, foi realizada a inauguração do busto em homenagem ao professor e escritor Aylton Rocha Bermudes, que faleceu em março de 2021, aos 99 anos.

A solenidade aconteceu na Escola Estadual “Liceu Muniz Freire”, no bairro Coronel Borges, e contou com a participação de amigos e familiares do professor, além de autoridades do município.

Bermudes era membro da Academia Espírito-Santense de Letras e sócio correspondente da Academia Cachoeirense de Letras. Ao longo de sua carreira, publicou livros e foi colaborador de vários jornais, tanto no interior, quanto em Vitória, escrevendo dezenas de artigos.

“A voz do nosso eterno professor ainda ecoa pelos corredores desta escola. Sua procura, sem desânimo, pela virtude de ensinar, é um legado que ficará eternizado. Ele foi o melhor dos melhores”, afirmou Wilson Márcio Depes, amigo da família e Cachoeirense Presente Nª1 de 2022.

“Eu e meus irmãos recebemos esta homenagem lembrando do que nos dizia nosso pai: ‘meus filhos, não fui eu quem engrandeceu o Liceu, foi o Liceu que me projetou e que me deu a oportunidade de ensinar gerações que se lembram de mim’. Agradecemos a Prefeitura Municipal de Cachoeiro, por essa honra, que foi uma verdadeira consagração à memória de meu pai”, disse o advogado Sérgio Bermudes, Cachoeirense Ausente Nº 1 de 1978, radicado no Rio de Janeiro, que também foi homenageado no evento, por suas contribuições ao município.

Presente na solenidade, o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho, destacou a importância de Aylton Bermudes para a educação no município.

“Estamos em um período festivo de nossa cidade, momento ideal para homenagear esse ilustre cachoeirense. Hoje, imortalizamos a memória de Aylton Bermudes neste busto, no local onde ele construiu uma carreira ímpar, que transformou a vida de muitas pessoas. Cachoeiro é grata pela dedicação desse educador, que tem seu nome marcado na história do município”, destacou o prefeito.

Programação da Festa de Cachoeiro 

A Festa de Cachoeiro continua neste fim de semana, com apresentações musicais na Praça de Fátima. A programação completa, que vai até 29 de junho, dia de São Pedro, padroeiro da cidade, pode ser conferida clicando aqui.

Comentários Facebook

Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana