conecte-se conosco


Estado

Secretaria Estadual das Mulheres lança 2º edital do Kit Mulher Viva +

Publicados

em

A Secretaria Estadual das Mulheres (SESM) lançou, nesta sexta-feira (30), o Edital de Chamamento Público nº 002/2025, que prevê a doação de 23 Kits Mulher Viva+ para municípios capixabas que cumpram os critérios de habilitação.

A iniciativa integra o projeto Fortalece Mulheres, com foco no fortalecimento dos Organismos de Políticas para Mulheres (OPMs) e na ampliação da capacidade de atendimento às demandas femininas nas diferentes regiões do Estado.

Cada kit é composto por um veículo zero quilômetro, um notebook e um projetor multimídia. O investimento total é de R$ 1.758.557,00 e busca contribuir com ações voltadas à promoção dos direitos das mulheres e ao enfrentamento à violência de gênero, alinhando-se ao Plano Estadual de Política para Mulheres e ao Pacto Estadual pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e Prevenção ao Feminicídio.

Podem participar do chamamento os municípios que tenham OPM instituído por norma legal com gestor nomeado, que apresentem plano de ação detalhado para utilização dos bens e que se comprometam com a criação (ou manutenção) do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, além da adesão formal ao Pacto Estadual.

O prazo para inscrição e envio da documentação vai até 30 de junho. A habilitação será feita por uma comissão composta por representantes da SESM e do Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres (Cedimes), com base na análise do plano de ação e no atendimento aos requisitos previstos.

Caso haja mais de 23 municípios habilitados, será aplicada a ordem de antiguidade dos OPMs como critério de priorização. Os demais municípios aptos que não forem contemplados nesta etapa já estarão habilitados para futuras entregas.

A secretária de Estado das Mulheres, Jacqueline Moraes, destaca que a iniciativa é mais um passo na descentralização das políticas públicas de gênero. “Estamos oferecendo estrutura para que os municípios tenham melhores condições de implementar ações efetivas de enfrentamento à violência e de promoção da autonomia das mulheres. A construção de uma política sólida e capilarizada depende do fortalecimento das gestões locais”, afirmou.

Fortalecimento institucional

Os kits devem ser utilizados exclusivamente pelos OPMs para atividades como atendimento a mulheres e meninas, capacitações, ações educativas e outros projetos voltados à prevenção da violência e ao empoderamento feminino. Os municípios contemplados deverão assinar um termo de doação com encargos e prestar contas do uso dos equipamentos semestralmente.

O edital completo e os formulários de inscrição estão disponíveis no site oficial da SESM na aba editais: www.mulheres.es.gov.br

Comentários Facebook

Estado

Seag participa da Conferência Nacional Sustentabilidade Brasil 2025 com foco no futuro do agronegócio

Publicados

em

A cidade de Vitória se tornou o centro das discussões sobre sustentabilidade e inovação, ao sediar a Conferência Nacional Sustentabilidade Brasil 2025, que acontece na Praça do Papa. O evento reúne especialistas, autoridades, empresas e representantes do setor produtivo para debater soluções sustentáveis para os principais desafios da País, com destaque para os avanços no agronegócio.

A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) participa da programação, que conta com cinco painéis temáticos voltados ao agronegócio, abordando desde mudanças climáticas até o uso de tecnologias emergentes no campo.

Nesta quinta-feira (12), quatro painéis movimentaram o evento: “O Agronegócio Brasileiro e os Desafios da COP 30”, “Do Campo ao Oceano: Tecnologias Marítima e o Futuro do Agro”, “Sustentabilidade no Centro da Atenção dos Consumidores de Alimentos e Bebidas” e “Tecnologias Disruptivas para o Agronegócio Sustentável”.

O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, participou do painel que debateu os desafios da COP 30, destacando a necessidade de alinhar a produção agropecuária brasileira às demandas globais por sustentabilidade.

“Este evento coloca o Espírito Santo no centro das discussões nacionais sobre o futuro do agro sustentável. A presença da Seag reforça o compromisso com a inovação, a responsabilidade ambiental e a valorização do produtor rural. Estamos aqui para ouvir, trocar experiências e apresentar o que nosso Estado tem feito para construir um agronegócio mais verde”, afirmou o secretário Enio Bergoli.

Também representando a Seag, o subsecretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Michel Tesch, participou do painel que discutiu o papel da sustentabilidade no comportamento dos consumidores de alimentos e bebidas.

A programação segue nesta sexta-feira (13), com o painel “Comunicação e o Futuro Sustentável do Agro”, que vai abordar a importância da linguagem e das estratégias de engajamento para fortalecer a imagem do agronegócio junto à sociedade.

A Conferência Nacional Sustentabilidade Brasil 2025 termina no sábado (14), com uma agenda diversificada de palestras, exposições e atividades abertas ao público.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Leonardo Sales / Giuliana Dias
(27) 3636-3700
[email protected]

Fonte: GOVERNO ES

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana