conecte-se conosco

Nacional

Secretário da Pesca diz que pescados do Nordeste ‘não apresentam contaminação’

Publicado

source
Seif ao lado de Bolsonaro arrow-options
Reprodução/redes sociais

Secretário da Pesca declarou em transmissão ao vivo, ao lado de Bolsonaro, que o peixe é um animal inteligente e foge quando vê o óleo.

Os pescados do Nordeste  – que incluem os peixes e os frutos do mar -, não apresentam níveis de contaminação, segundo afirmou o secretário da Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura (MAPA), Jorge Seif .

A declaração foi feita nesta quinta-feira (7), na Câmara dos Deputados, durante a participação em uma audiência formada para debater o incidente ambiental que atingiu o litoral nordestino. 

Os produtos que saem do serviço de inspeção federal são testados e garantidos para consumo, segundo Seif. O secretário afirmou ainda que os protocolos aplicados em testes foram reforçados e que o sistema de inspeção nacional é reconhecido pela seriedade metodológica. 

Leia mais: Manchas de óleo no Nordeste: mineiro piora e é internado após banho de mar

“Até o momento, os pescados recepcionados, sejam peixes ou frutos do mar, não apresentaram níveis de contaminação”, afirmou o secretário, segundo informações apuradas pelo G1.

O medo de consumir produtos da região Nordeste após o incidente ambiental é considerado como normal pelo secretário. Mas Seif reforçou que não há contaminação. 

Durante uma transmissão ao vivo, realizada ao lado do presidente Jair Bolsonaro , o secretário disse que “o peixe é um bicho inteligente: quando ele vê uma manta de óleo, ele foge, tem medo. Então você pode consumir seu peixinho sem problema nenhum, lagosta, camarão, tudo. É perfeitamente seguro”, disse. Na contramão, especialistas alertam para o potencial cancerígeno de algumas substâncias presentes no óleo. 

Leia também: Pesquisador contraria secretário de Pesca e diz que peixes são afetados por óleo

O governo está elaborando uma medida provisória para liberar recursos emergenciais para as pessoas que foram afetadas pelo derramamento. O secretário afirmou que a medida deve ser finalizada em novembro e vai atender marisqueiros e catadores de caranguejos.

Comentários Facebook
publicidade

Nacional

Justiça do Rio impede reabertura e suspende cultos em templos religiosos

Publicado


source
Crivella
Marcelo Crivella / Facebook

Reabertura foi autorizada pelo prefeito Crivella no início da semana

A 7ª Vara de Fazenda Pública da Justiça do Rio de Janeiro suspendeu a autorização para o funcionamento de templos e a realização de cultos religiosos na cidade. A  autorização havia sido publicada pela prefeitura no decreto municipal 47.461, de 25 de maio.

Leia também: Caso João Pedro: policiais mudam versão sobre quantidade de tiros disparados

O juiz Bruno Bodart, que aceitou os pedidos feitos pela Defensoria Pública e pelo Ministério Público do Estado, também determinou que a prefeitura fiscalize de forma efetiva o cumprimento de medidas de isolamento social contra a covid-19 .

Segundo o magistrado, o novo coronavírus pode se propagar não apenas entre os frequentadores das cerimônias religiosas, como também entre outras pessoas, o que coloca em risco a saúde e a vida de terceiros.

Leia também: PGR investigará se Eduardo Bolsonaro cometeu crime contra segurança nacional

A prefeitura informou que os templos religiosos nunca estiveram fechados e que o decreto apenas formalizou a abertura destes locais, para evitar dúvida. De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, a Procuradoria Geral do município está recorrendo da decisão judicial.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana