conecte-se conosco


Cidades

Sedes participa de inauguração de complexo de energia renovável no Estado

O secretário interino de Estado de Desenvolvimento, Paulo Menegueli, participou, nesta sexta-feira (09), da inauguração do maior complexo de geração de energia limpa e renovável do Estado, construído em parceria com a Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi) e a empresa ClianClic, para uso do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob). Para Menegueli, este […]

Publicados

em

O secretário interino de Estado de Desenvolvimento, Paulo Menegueli, participou, nesta sexta-feira (09), da inauguração do maior complexo de geração de energia limpa e renovável do Estado, construído em parceria com a Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi) e a empresa ClianClic, para uso do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob).

Para Menegueli, este é um projeto de vanguarda, que reconhece a necessidade do planeta em aliar desenvolvimento econômico com soluções sustentáveis. “É fato que não podemos frear as atividades produtivas, motores do desenvolvimento. Mas não podemos ignorar as necessidades ambientais do nosso planeta. E vemos que a iniciativa de hoje, pioneira no Estado, observa ambas as necessidades e as atende com maestria”, afirmou.

Durante o evento, Menegueli também explicou que a busca pela utilização de energias renováveis é um movimento que vai se acelerar ainda mais nos próximos anos, e citou iniciativas em estudos pelo Estado.

“Estima-se que até 2030, fontes de energia limpa, como a que vemos aqui hoje, devam substituir as fósseis, e o Estado não está alheio às mudanças. Estamos analisando a criação de um protótipo de placas fotovoltaicas nos estacionamentos das escolas, e há um projeto para a implantação de energia limpa na Residência Oficial do Governador. Além disso, o Estado mantém contato direto com as concessionárias de energia para o desenvolvimento de ações conjuntas de fomento à energia para os capixabas”, destacou.

O conjunto de usinas fotovoltaicas, localizado no município de Ibiraçu, vai ser responsável pela produção de energia elétrica para as agências do Sicoob ES que estão situadas na área de concessão da EDP Escelsa em todo o Espírito Santo.

A produção máxima chegará a 140 mil kWh/mês, o que seria suficiente para abastecer aproximadamente 500 residências. Segundo o vice-presidente do Sicoob ES, Arno Kerckhoff, o investimento vai gerar a economia de cerca de R$ 85 mil por mês, além de propiciar a preservação do meio ambiente. “A geração de energia limpa contribui para a redução de gastos e causa menos danos ambientais, evitando, por exemplo, a construção de barragens e a alteração do curso de rios e de nascentes”, ressaltou.

Nos próximos 12 meses, essa produção deve ser ampliada por meio da construção de novas usinas, o que vai propiciar a inclusão de novos associados no sistema de energia compartilhada. O investimento total chegará aos R$ 35 milhões durante o período. Assim, a capacidade de atendimento vai aumentar para 2,5 mil residências ou estabelecimentos comerciais de cooperados ao Sicoob ES.

Comentários Facebook

Cidades

Hospital Unimed Sul Capixaba é o único do estado com certificação HIMSS

Publicados

em

Por

O reconhecimento internacional reforça a liderança do Hospital da Unimed Sul Capixaba na adoção de tecnologias de informação na saúde.

Com os desafios globais que incluem pandemias, doenças crônicas e desigualdades no acesso aos cuidados de saúde, torna-se cada vez mais necessária a tecnologia como ferramenta para lidar com essas questões complexas.

O Hospital da Unimed Sul Capixaba, localizado em Cachoeiro de Itapemirim, mantém sua posição de destaque no nível 6 da certificação internacional HIMSS (Healthcare Information and Management Systems Society), consolidando-se como o único hospital digital do Espírito Santo. Essa conquista reitera o compromisso da instituição em oferecer um atendimento de excelência, baseado na integração de tecnologia e cuidado humanizado.

O hospital agora se prepara para alcançar o estágio 7 da certificação ainda no ano de 2024, contando com intenso e amplo uso de tecnologias que dão suporte à assistência clínica e ao cuidado do paciente. O mais alto nível da HIMSS é conquistado quando todos os anteriores são atendidos e o empreendimento tenha uma cultura Data-driven, ou seja, que a tomada de decisão seja baseada em dados, a partir do uso de BA (Business Analitycs). Nesta etapa, a organização de saúde já deve ser 100% digital, sem uso de papel em sua operação, e possuir camadas de integrações entre os sistemas em uso.

A certificação HIMSS é uma referência mundial no campo da aplicação de tecnologia da informação na saúde, reconhecendo as instituições que adotam práticas avançadas de gestão de dados e sistemas de informação. Com essa distinção, o Hospital da Unimed Sul Capixaba reforça sua posição como líder na utilização de prontuários eletrônicos e ferramentas de BI para proporcionar uma assistência mais eficiente e segura aos clientes.

Segundo o supervisor de TI da Unimed Sul Capixaba, Thiago Vazzoler, em busca do nível 7 foram desenvolvidas uma série de ações, entre elas, reuniões estratégicas, treinamentos, mapeamento e implementação de melhorias em processos, com o suporte da Folks, uma healthtech especializada em transformação digital na Saúde.

“A Folks tem feito visitas presenciais para verificar o andamento das ações, apoiando a execução das mesmas. É importante destacar que, cuidar das pessoas da melhor maneira possível com dados 100% integrados e um sistema de apoio à decisão dos nossos profissionais é um dos intuitos para termos a melhor qualidade na assistência e segurança do paciente”, explica Vazzoler.

A auditoria externa para obtenção da HIMSS 7 deve acontecer até o final de 2024, obedecendo a temporalidade exigida nos requisitos da norma.  “A certificação reforça o nosso compromisso na busca constante pela excelência e aplicação da tecnologia e inovação a favor dos nossos clientes”, destaca a diretora de Recursos Próprios, Grazielle Ferreira Grillo.

 

Comentários Facebook

Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana