conecte-se conosco


Estado

SEDH realiza 1ª Mostra de Direitos Humanos na próxima semana

Publicados

em

No mês em que a Declaração Universal de Direitos Humanos completa 76 anos, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), realiza a 1ª Mostra de Direitos Humanos. As atividades têm início na próxima segunda-feira (09) e seguem até o dia 16 de dezembro, no HUB ES+, no Centro de Vitória, e compõem a XVI Semana Estadual de Direitos Humanos, organizada pelo Conselho Estadual.

A programação inclui o lançamento do Observatório de Direitos Humanos, o mutirão de retificação de nome social e orientações jurídicas com apoio da Defensoria Pública, posse das candidatas eleitas para atuação no Mecanismo de Prevenção e Erradicação da Tortura no Espírito Santo (MEPET/ES), apresentação do Programa Luz nas comunidades quilombolas, além de rodas de conversa, mostra de curtas, oficina e apresentações culturais.

“Reunimos nesta semana atividades que possibilitem o acesso a serviços, o diálogo sobre temas ligados à defesa e à promoção dos direitos humanos como também a entrega para sociedade de demandas muito aguardadas, como o Observatório de Direitos Humanos, além da nomeação das pessoas eleitas para atuarem no Mecanismo Estadual para a Prevenção e Erradicação da Tortura no Espírito Santo, o MEPET”, destacou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

Entre os temas das rodas de conversa que terão a participação de representantes da sociedade civil, estão a promoção da igualdade racial, pessoas em situação de rua, juventudes, migrantes, caminhos para envelhecimento digno, orientação sobre direitos das pessoas vivendo com HIV/Aids, comunicação não violenta, acesso das pessoas com deficiência ao mercado de trabalho, anticapacitismo e saúde emocional.

A Mostra conta com apoio da Associação de Moradores do Centro de Vitória (Amacentro), Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH), Universidade Vila Velha (UVV), HUB ES, Instituto Jones, Polícia Científica e Defensoria Pública do Estado.

Confira a programação:

1ª MOSTRA ESTADUAL DE DIREITOS HUMANOS

Local: HUB ES – Praça Costa Pereira – Vitória

9/12 (segunda-feira)

10h30 Abertura da 1ª Mostra de Direitos Humanos e lançamento do Observatório de Direitos Humanos.

Local: Auditório

14h-17h Oficina “Boneca Preta Mulata” e Roda de Conversa sobre Promoção da Igualdade Racial.

Local: Sala Criativa

10/12 (terça-feira)

9h-12h Mutirão de retificação de nome social pela Defensoria Pública do ES.

Local: Sala Criativa

13h-17h Exibição de Curtas.

Local: Auditório

13h-15h Roda de Conversa “Diálogo e Democracia: Caminhos para o Envelhecimento Digno”.

15h-17h Roda de Conversa “Apresentação de serviços de prevenção de IST’s e orientação sobre direitos das pessoas vivendo com HIV/Aids”.

Local: Sala Labmaker

14h-17h Mutirão de Retificação de nome social pela Defensoria Pública do ES.

Local: Sala Criativa

11/12 (quarta-feira)

9h-12h Encontro do Comitê de Participação de Adolescentes.

Local: Auditório

10h-12h Roda de Conversa com Conselhos Municipais de Juventudes.

Local: Sala Labmaker

9h-12h Orientação Jurídica da Defensoria Pública do ES sobre Direitos Humanos.

Local: Sala Criativa

 

14h-17h Palco Aberto – Apresentações culturais juventudes dos Centros de Referência das Juventudes (CRJs).

Local: Auditório

14h-17h Orientação Jurídica da Defensoria Pública do ES sobre Direitos Humanos.

Local: Sala Criativa

12/12 (quinta-feira)

9h30h-12h Roda de Conversa sobre: Diversidade de Inclusão, Acesso PCD ao mercado de trabalho e – Anticapacitismo e Saúde Emocional.

Local: Auditório

10-12h Roda de Conversa: Comunicação Não Violenta.

Local: Sala Labmaker

14h-16h Roda de Conversa Moradia Digna: Um Direito Humano Fundamental e os Desafios de sua Garantia.

Local: Auditório

13/12 (sexta-feira)

Local: Auditório

10h-12h Roda de Conversa – Direitos Humanos no ES: vivências, trocas, políticas e afeto.

 

16/12 (segunda-feira)

Local: Palácio Anchieta

17h – Posse das candidatas eleitas para atuação no Mecanismo de Prevenção e Erradicação da Tortura no Espírito Santo (MEPET/ES) e apresentação do Programa Luz nas comunidades quilombolas.

Comentários Facebook

Estado

Governador apresenta o Pacto pela Educação aos prefeitos eleitos para o mandato 2025-2028

Publicados

em

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), promoveu, nesta quinta-feira (16), um encontro com prefeitos eleitos para apresentar o Pacto pela Educação. O evento teve como objetivo fortalecer o Regime de Colaboração entre Estado e Municípios, com foco na alfabetização e no desenvolvimento educacional capixaba, além de apresentar painéis sobre planejamento estratégico e otimização de recursos na educação.

Durante o encontro, o governador do Estado, Renato Casagrande, enfatizou o papel do Fundo para Alfabetização do Espírito Santo (Funpaes) no financiamento de ações educacionais e destacou que investir em educação é investir no futuro do Estado ao apresentar uma proposta de investimento no setor no valor de R$ 485 milhões.

“Vamos publicar o edital do Funpaes para investimento nos próximos anos. Do total de recursos, R$ 282 milhões de reais serão destinados aos municípios que não tenham 40% de cobertura de creche, sendo exclusivamente para esta finalidade. Nenhum município do Espírito Santo terá uma cobertura menor do que 40%. As verbas poderão ser utilizadas para construção de novas unidades ou ampliação das existentes. Aqueles municípios que já ultrapassaram esse índice de cobertura poderão optar por investimentos em outra área. Investir na primeira infância é a base para um futuro melhor”, disse o governador.

Casagrande também reafirmou o seu compromisso com uma educação pública de qualidade. “É a primeira vez que reúno todos os prefeitos eleitos e reeleitos. Faço questão que o assunto seja a educação, pois ela é o caminho que nos permite alcançar as oportunidades em menor tempo. Uma educação de boa qualidade e o maior tempo de estudo reduz a violência, diminui a gravidez na adolescência, traz melhores salários e nos ajuda a construir um Estado cada vez melhor para todos. Se a gente não cuidar da educação como prioridade, vamos seguir com muita desigualdade”, pontuou.

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, destacou as ações do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (PAES), iniciativa voltada ao fortalecimento da aprendizagem desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental, e do Programa Capixaba de Fomento à Implementação de Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (PROETI), que incentiva a ampliação da Educação Integral nas redes municipais.

“Com o fortalecimento do Regime de Colaboração, o Governo do Estado reafirma a educação como prioridade na gestão pública, promovendo a união de esforços para oferecer ensino de qualidade e garantir o desenvolvimento integral das crianças capixabas. A partir dessa iniciativa, os novos gestores municipais terão ferramentas e estratégias para avançar na implementação de políticas educacionais sustentáveis, consolidando um futuro mais justo e igualitário para todos os estudantes do Espírito Santo”, afirmou o secretário.

Após as falas iniciais, foram realizados painéis temáticos apresentados por especialistas, abordando temas como o planejamento estratégico das prefeituras, o impacto dos indicadores educacionais (IQE e ICMS Educação) e a relação entre prefeitos e secretários de educação como pilares para o avanço das políticas públicas.

Deste modo, com o fortalecimento do Regime de Colaboração, o evento reafirma a educação como prioridade na gestão pública, promovendo a união de esforços para oferecer ensino de qualidade e garantir o desenvolvimento integral das crianças capixabas. A partir dessa iniciativa, os novos gestores municipais terão ferramentas e estratégias para avançar na implementação de políticas educacionais sustentáveis, consolidando um futuro mais justo e igualitário para todos os estudantes do Espírito Santo.

Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (PAES)

O PAES promove uma abordagem integrada, com ações pedagógicas conjuntas, formação continuada de professores, materiais estruturados e avaliações unificadas, consolidando a ideia de que todos os estudantes do estado pertencem à Rede Capixaba, eliminando distinções entre redes estaduais e municipais.

Programa de Fomento Capixaba à Implementação de Escolas Municipais do Ensino Fundamental em Tempo Integral (PROETI)

O PROETI apoia os municípios na implementação da Educação Integral, alinhando-se à meta 6 do Plano Nacional de Educação, com foco no desenvolvimento pleno dos estudantes, abrangendo aspectos cognitivos, emocionais, sociais e físicos, além de priorizar o protagonismo estudantil e a articulação curricular interdisciplinar.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana