conecte-se conosco


Estado

Sedu divulga lista dos premiados na OCMAT

Publicados

em

Foto: Divulgação

A Secretaria da Educação (Sedu) publicou, nesta terça-feira (28), a lista dos estudantes premiados na 1ª Olimpíada Capixaba de Matemática (OCMAT) 2025, reconhecendo jovens que se destacaram pelo empenho e pelo talento na disciplina (clique aqui e acesse). Ao todo, 720 estudantes da Rede Pública Estadual receberão medalhas de ouro, prata e bronze.

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, destacou que a divulgação dos premiados reforça o compromisso do Governo do Estado em valorizar trajetórias escolares e incentivar os alunos a explorarem o universo da Matemática de forma leve, instigante e desafiadora.

“Por trás de cada nome da lista existe uma história: de professores que acreditaram em seus alunos, de famílias que acompanharam cada passo e de escolas que se mobilizaram para que todos tivessem a chance de participar da olimpíada. A premiação celebra não apenas o desempenho individual, mas também a força coletiva da educação pública capixaba”, afirmou o secretário.

A gerente do Currículo da Educação Básica, Aleide Cristina de Camargo, explicou que a OCMAT foi idealizada pela Sedu em colaboração com o Departamento de Matemática da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e o Programa Matemática na Rede, sendo destinada aos estudantes da Educação Básica, do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.

“Ao anunciar os medalhistas, a Sedu reforça que a Matemática pode ser acessível e conquistada por todos. Para os estudantes premiados, fica o orgulho pelo caminho percorrido; para os colegas, o incentivo para continuar explorando novos desafios; e, para toda a rede, a certeza de que este é um passo importante para transformar o cenário da Matemática no Espírito Santo e revelar uma nova geração de talentos”, frisou a gerente.

Comentários Facebook

Estado

TVE transmite aulão pré-Enem

Publicados

em

A poucos dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a TVE e a Secretaria da Educação (Sedu) vão dar sua contribuição para estudantes revisarem o conteúdo. Nesta quinta-feira (30), a emissora transmite a live ‘Vai dar bom no Enem: A reta final!’, que vai reunir no estúdio professores de todos os conteúdos abordados nas provas.

Para adicionar diversão e descontração a um momento tão importante, o evento vai contar com batalhas de rimas, comandadas pelo professor de Geografia MC Adikto e o projeto Escola de Rima. A live integra as ações do curso preparatório Pré-Enem Espírito Santo, iniciativa da Sedu que tem contribuído para fortalecer a aprendizagem e ampliar o acesso dos jovens capixabas ao Ensino Superior.

O diretor-geral da Fundação Carmélia, Igor Pontini, destaca que a transmissão será realizada dentro do propósito da TVE de democratização da cultura e do conhecimento e compromisso social. “O sucesso no Enem pode definir um dos aspectos mais relevantes da vida de uma pessoa, a sua profissão. Então é muito importante para a gente, enquanto emissora pública, poder colaborar com a difusão da informação para os estudantes, que muitas vezes enfrentam ao longo do ano barreiras para se preparar”, avalia.

A jornalista Camila Fregona vai fazer a mediação. A live poderá ser vista tanto no canal 2.1 da TV aberta quanto no canal da TVE no YouTube (https://www.youtube.com/@tveespiritosanto) e no canal oficial da Sedu no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=vsnVD4t3J68). Os estudantes poderão mandar suas perguntas por meio do chat no YouTube.

A live vai reunir professores convidados em uma conversa leve e motivadora sobre os principais temas cobrados na prova. Durante 1h30 de programação, os educadores vão compartilhar dicas, estratégias e orientações que podem fazer a diferença na hora do exame, além de reforçar a importância da autoconfiança e da preparação emocional dos estudantes.

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, destaca que, além dos conteúdos pedagógicos e motivacionais, a iniciativa contará com um momento voltado a orientações sobre acesso e permanência no Ensino Superior, reforçando as políticas públicas voltadas à democratização do ensino e à ampliação das oportunidades de formação universitária.

“A proposta é que todos finalizem o evento mais seguros e preparados, reconhecendo na educação o caminho para conquistar novas oportunidades e transformar o próprio futuro”, afirma o secretário.

Serviço:

Live ‘Vai dar bom no Enem: A reta final!’
Data: 30/10 (quinta-feira)
Horário: 19h30

Transmissão: Canal 2.1 da TV aberta, canal da TVE no YouTube (https://www.youtube.com/@tveespiritosanto) e canal da Sedu no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=vsnVD4t3J68)

Participação: Professores convidados e o projeto Escola de Rima

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação Fundação Carmélia Maria de Souza de Cultura e Comunicação Pública
Maíra Piccin
(27) 3636-6651
www.fundacaocarmelia.com.br
@fundacaocarmelia
@tveespiritosanto
@tveesportes
@espiritosantofm

Fonte: GOVERNO ES

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana