conecte-se conosco


Estado

Seleção para gestor do fundo de descarbonização recebe 11 propostas

Publicados

em

O edital de chamada pública para seleção de gestor e estruturação do Fundo de Descarbonização recebeu 11 propostas de gestores. A iniciativa foi anunciada no final de 2024 pelo Governo do Estado e pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e emprega recursos do Fundo Soberano do Estado (Funses), oriundos da exploração de petróleo e gás no Estado, para incentivar projetos e empresas voltados à descarbonização da economia capixaba.

Foram protocoladas 11 propostas de diferentes gestores para participar do processo de seleção. Conforme o edital, a divulgação do resultado está prevista para ocorrer no dia 1º de agosto de 2025. O Fundo de Descarbonização representa uma ação pioneira ao unir mecanismos do mercado financeiro a metas concretas de combate às mudanças climáticas, com investimentos voltados à transição energética, inovação e sustentabilidade.

O Fundo deve financiar projetos aderentes ao Plano Estadual de Descarbonização, que estabelece como metas a redução de 27% das emissões de gases de efeito estufa até 2030 e a neutralidade nas emissões de carbono até 2050. Os investimentos abrangem títulos de crédito e direitos creditórios emitidos por empresas que desenvolvam soluções sustentáveis, como energias limpas, tecnologias de baixo carbono, recuperação ambiental, inovação, entre outras.

Os recursos serão direcionados exclusivamente a empresas e projetos no Espírito Santo. O Funses será cotista do fundo que vier a ser estruturado pelo gestor selecionado, com um capital comprometido de R$ 500 milhões.

As candidaturas que mais se adequarem à demanda serão convocadas para apresentações presenciais em Vitória, no dia 28 de julho, e o resultado final, em 1° de agosto. A seleção será concluída com uma fase de análise gerencial e jurídica, chamada due diligence, conduzida pelo próprio Bandes ou por meio de consultoria especializada.

“O Bandes promove esta articulação entre política pública e instrumentos financeiros, com foco em resultados concretos na mitigação das mudanças climáticas. Esperamos atrair gestores com sólida experiência em crédito estruturado, investimentos sustentáveis e atuação regional, capazes de alocar capital com responsabilidade e eficiência. O banco capixaba exercerá papel ativo no acompanhamento e na governança do fundo, garantindo aderência aos objetivos climáticos do Estado e às melhores práticas de gestão”, pontuou o diretor-presidente do Bandes, Marcelo Saintive.

Mais informações:
www.bandes.com.br/descarbonizacao

Comentários Facebook

Estado

Seag participa da Conferência Nacional Sustentabilidade Brasil 2025 com foco no futuro do agronegócio

Publicados

em

A cidade de Vitória se tornou o centro das discussões sobre sustentabilidade e inovação, ao sediar a Conferência Nacional Sustentabilidade Brasil 2025, que acontece na Praça do Papa. O evento reúne especialistas, autoridades, empresas e representantes do setor produtivo para debater soluções sustentáveis para os principais desafios da País, com destaque para os avanços no agronegócio.

A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) participa da programação, que conta com cinco painéis temáticos voltados ao agronegócio, abordando desde mudanças climáticas até o uso de tecnologias emergentes no campo.

Nesta quinta-feira (12), quatro painéis movimentaram o evento: “O Agronegócio Brasileiro e os Desafios da COP 30”, “Do Campo ao Oceano: Tecnologias Marítima e o Futuro do Agro”, “Sustentabilidade no Centro da Atenção dos Consumidores de Alimentos e Bebidas” e “Tecnologias Disruptivas para o Agronegócio Sustentável”.

O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, participou do painel que debateu os desafios da COP 30, destacando a necessidade de alinhar a produção agropecuária brasileira às demandas globais por sustentabilidade.

“Este evento coloca o Espírito Santo no centro das discussões nacionais sobre o futuro do agro sustentável. A presença da Seag reforça o compromisso com a inovação, a responsabilidade ambiental e a valorização do produtor rural. Estamos aqui para ouvir, trocar experiências e apresentar o que nosso Estado tem feito para construir um agronegócio mais verde”, afirmou o secretário Enio Bergoli.

Também representando a Seag, o subsecretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Michel Tesch, participou do painel que discutiu o papel da sustentabilidade no comportamento dos consumidores de alimentos e bebidas.

A programação segue nesta sexta-feira (13), com o painel “Comunicação e o Futuro Sustentável do Agro”, que vai abordar a importância da linguagem e das estratégias de engajamento para fortalecer a imagem do agronegócio junto à sociedade.

A Conferência Nacional Sustentabilidade Brasil 2025 termina no sábado (14), com uma agenda diversificada de palestras, exposições e atividades abertas ao público.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Leonardo Sales / Giuliana Dias
(27) 3636-3700
[email protected]

Fonte: GOVERNO ES

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana