conecte-se conosco


Cidades

Semana Santa terá XIII edição do Festival Gastronômico de Frutos do Mar, em Itapemirim

A Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com a Associação Gastronômica de Itapemirim, realizará durante o feriado da Semana Santa, entre os dias 18 a 21 de abril, o “XIII Festival Gastronômico de Frutos do Mar” que acontecerá em um pavilhão montado na praia de Itaipava.  O “XIII Festival Gastronômico de Frutos do Mar” acontecerá na […]

Publicados

em

A Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com a Associação Gastronômica de Itapemirim, realizará durante o feriado da Semana Santa, entre os dias 18 a 21 de abril, o “XIII Festival Gastronômico de Frutos do Mar” que acontecerá em um pavilhão montado na praia de Itaipava.

 O “XIII Festival Gastronômico de Frutos do Mar” acontecerá na quinta-feira, 18 de abril, às 19h30, onde o secretário de Turismo do município de Itapemirim, Wilson Viana, fará a abertura oficial do evento. No primeiro dia haverá apresentação musical com a Banda COMUDI e logo em seguida uma Aula Show com o Chef Hamilton Martins. Já nos outros dias, a programação segu e iniciando a partir das 11h e encerrando às 00h.

O prefeito de Itapemirim Thiago Peçanha Lopes, afirma que o festival é muito importante pois atrai mais pessoas e movimenta a economia do município. “Essa edição visa incentivar cada vez mais os comerciantes do município a investirem nos seus estabelecimentos, e na mão de obra profissional, ofertando um atendimento diferenciado para quem visita nossas belezas naturais. Temos muito potencial para crescer no setor turístico e essa é uma maneira de incentivar nossos comerciantes a prestas bons serviços nas pousadas, hotéis, quiosques, restaurantes e na própria praia”, explicou. 

O secretário municipal de Turismo, Wilson Viana, diz que a expectativa de público é alta, já que o o evento está se tornando uma tradição no litoral sul. “São esperadas cerca de 50 mil pessoas durante os quatro dias do festival, que contará com pratos lindos, exóticos e saborosos, mostrando a qualidade e variedades dos produtos de nossa cidade”, destaca.

O evento acontece durante o feriadão da Semana Santa, entre os dias 18 e 21 de abril, onde turistas de todo Brasil aproveitam as praias do litoral sul e saboreiam a gastronomia de excelente qualidade da cidade.

Durante o “13º Festival Gastronômico de Frutos do Mar”, os expositores servirão pratos típicos de nossa terra, sempre com requinte e capricho na elaboração, com preços atraentes, unindo o útil ao agradável.

PROGRAMAÇÃO  13ª FESTIVAL DE FRUTOS DO MAR

18/04/2019 – QUINTA FEIRA

19:30 – Abertura do Pavilhão

20:00 – Solenidade Oficial – Cerimonial /Turismo e apresentação da COMUDI

21:00 – Aula Show com Chef Hamilton Martins, preparando Atum Mediterrâneo

22:00 – Atração Musical com Banda Marajá (Marataízes)

00:00 – Encerramento   

19/04/2019 – SEXTA FEIRA

11:00 – Abertura do Pavilhão

12:00 – Atração Musical com Wander Leal (Itaipava)

14:00 – Aula Show com Camila Misse (Cachoeiro de Itapemirim)

16:00 – Concurso Kids e Adulto

17:00 – Aula Show com Chef Claudine Silveira, Gastronomia e Etiqueta

20:00 – Paixão de Cristo em Itaoca

22:00 – Atração Musical com Michel (Piúma)

00:00 – Encerramento

20/04/2019 SABADO

11:00 – Abertura do Pavilhão

12:00 – Atração Musical com Daiane Paixão (Itaipava)

14:00 – Aula Show

16:00 – Concurso Kids e Adulto

17:00 – Apresentação da Banda Marcial COMUDI (Itapemirim)

19:00 – Aula Show com Chef Hamilton

20:00 – Desfile em Homenagem ao Pescador com Ita Nunes

21:00 – Atração Musical com a Banda Cuba Libre (Linhares)

00:00 – Encerramento 

21/04/2019 DOMINGO

05:00 – Missa da Aurora (Itaipava)

11:00 – Abertura do Pavilhão

12:00 – Atração Musical com Nana Nunes (Itaoca)

13:00 – Aula Show Kids com Chef Ines (Itaipava)

14:00 – Final do Concurso de Receitas Kids e Adulto

20:00 – Atração Musical com Duda Felipe (Cachoeiro do Itapemirim) 

Comentários Facebook
Propaganda

Cidades

Iema anuncia ações de melhoria para o Parque Estadual de Itaúnas

Publicados

em

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) anunciou, nesta quinta-feira (30), ações de melhoria para o Parque Estadual de Itaúnas (PEI), em Conceição da Barra. Na ocasião, foi assinado o acordo de gestão sustentável da pesca no rio Itaúnas com os pescadores da região. Além disso, foi feita a entrega da nota técnica e foram anunciados a revisão do plano de manejo e o programa de Educação Ambiental e Comunicação Social do PEI.

“Hoje estamos dando passos importantes na gestão do parque e na melhoria da relação com a comunidade de forma organizada e sustentável. São ações que precisam da participação e contribuição de todos, seja do poder público, seja da comunidade, e que promovem o uso ativos do parque por essa geração, sem comprometer o uso das gerações futuras. Esse é o nosso papel, como Governo do Estado, como Unidade de Conservação e como sociedade”, ressaltou o diretor-presidente do Iema, Alaimar Fiuza.

O acordo de gestão sustentável da pesca no rio Itaúnas regulariza a atividade na região e melhora a gestão, a fiscalização e garante a sustentabilidade do parque. “Todo o processo foi construído de forma participativa com a realização de oficinas envolvendo os pescadores e a Polícia Militar Ambiental. A ação vai beneficiar cerca de 100 pescadores de Conceição da Barra”, explicou a gestora do PEI, Juliana Coura.

“Estou muito agradecida, porque amo pescar e pesco desde criança. Esse acordo é um sonho realizado, para podermos pescar tranquilos, respeitando e preservando o rio”, disse a pescadora Petrolina dos Santos. O pescador Romildo Lopes também agradeceu pelo acordo. “Só tenho a agradecer por esta conquista. E que a gente, pescadores e comunidade, também atue na fiscalização, para cobrar e agir no cuidado do rio”, completou.

Já a nota técnica Vila de Itaúnas: Qualificação Urbana frente às melhorias de seu acesso viário, produzida pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), como condicionante do Departamento de Edificações e Rodovias do Estado do Espírito Santo (DER/ES), no licenciamento da obra de asfaltamento da rodovia que liga a sede do município ao distrito de Itaúnas, foi entregue à Prefeitura de Conceição da Barra.

O objetivo desse trabalho é dar subsídios ao poder público municipal na elaboração da revisão do Plano de Ordenamento da Vila de Itaúnas, medida essa que irá possibilitar uma melhor gestão do Parque em seus limites com a área urbano do distrito.

Foi anunciado ainda a revisão do Plano de Manejo do Parque de Itaúnas. O documento técnico que estabelece o zoneamento e as normas que norteiam o uso da Unidade de Conservação. “O plano é um instrumento que dá segurança para a equipe do parque e a comunidade para saber o que pode fazer e o que não pode e essa revisão é necessária, pois o atual já está defasado”, destacou o diretor-presidente do Iema, Alaimar Fiuza.

Por último, foi anunciado o programa de Educação Ambiental e Comunicação Social do PEI, que, com o Plano de Manejo, serão realizados como compensação ambiental. “São ações de suma importância e que contribuem para a gestão participativa, transparente e eficiente do parque”, explicou Juliana Coura, a gestora do parque.

Comentários Facebook

Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana