conecte-se conosco


Estado

Série Orquestra nas Escolas retorna em junho, em dez escolas da Rede Pública de Ensino do Espírito Santo

Publicados

em

A Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo (Oses), em parceria com a Secretaria da Educação (Sedu), vai realizar mais uma temporada de apresentações didáticas em vinte escolas de bairros com alto índice de vulnerabilidade social, que fazem parte do eixo social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, do Governo do Estado.

As primeiras apresentações acontecem a partir do dia 02 de junho, às 10 horas, na Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Campinho e o Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Joaquim Beato, ambas localizadas na Serra. Confira a agenda de apresentações no final da matéria.

A temporada de concertos passará também por escolas de Cariacica, Vila Velha e Vitória, com apresentações nas quadras de esportes das unidades escolares, seguindo um formato interativo e didático. Inicialmente, músicos e maestro apresentam seus instrumentos individualmente ou em pequenos grupos, propiciando aos estudantes a percepção de cada fonte sonora de forma destacada.

“A perspectiva da Oses é estimular a formação de público para a música erudita. Por isso, a opção pelo formato do concerto didático, que estabelece uma dinâmica interativa com a plateia e funciona como uma aula descontraída sobre o funcionamento da orquestra”, afirmou o maestro Helder Trefzger.

Durante a apresentação, são executadas músicas de compositores clássicos, temas de filmes e melodias conhecidas. Além de comentar sobre as obras apresentadas, o maestro também explica os instrumentos que fazem parte da orquestra e, dessa forma, desperta nos ouvintes o interesse pelo aprendizado musical.

Confira o repertório:

Johann Strauss I (1804-1849) foi o pai do do famoso compositor das célebres valsas, Johann Strauss II. A sua Marcha Radetzky foi composta em 1858, sendo dedicada ao Marechal Joseph Radetzky von Radetz, membro do Exército Austríaco, falecido naquele ano.

Cécile Chaminade nasceu em Paris em 1857, em uma família de amantes da música. Georges Bizet, que era amigo de seus pais, sugeriu que ela frequentasse o Conservatório de Paris, mas seu pai era contra o treinamento musical profissional, pois considerava a música apenas uma atividade de lazer. Ela deixou uma vasta obra que inclui canções, música pianística e orquestra. Ela foi uma das primeiras maestras e é considerada a primeira compositora a receber a Légion d’Honneur, em 1913. Seu Concertino para flauta em ré maior, Op. 107 foi composto em 1902, originalmente para flauta e piano. Posteriormente a compositora fez a versão para flauta e orquestra. Seu tema principal tem um caráter pastoral idílico e se contrapõe a passagens rápidas, que exigem muita habilidade técnica do músico com escalas e arpejos virtuosísticos.

O compositor inglês Edward Elgar (1857-1934) ganhou fama após a publicação de sua obra Variações Enigma, passando a ser um dos principais nomes da música inglesa de sua época. Deixou uma vasta produção, que inclui duas sinfonias, concertos, oratórios e cantatas. Entre 1901 e 1930 ele escreveu cinco marchas militares, chamadas de Pomp and Circunstance. A parte central da primeira delas, muito conhecida, posteriormente ganhou uma letra e se tornou, para os ingleses, uma espécie de segundo hino nacional.

O universo dos temas de filmes também se faz presente no repertório através dos temas de A Bela e a Fera, do premiado compositor norte-americano Alan Menken (1949), Missão Impossível, tema escrito pelo compositor argentino Lalo Schifrin (1932), ambos com arranjos de Calvin Custer (1939-1998) e dois temas do filme Frozen, música da compositora Kristen Anderson-Lopez (1972) em parceria com o seu marido Robert Lopez (1975), com arranjo do compositor Bob Krogstad (1950-2015).

Completam o programa três músicas populares, a contagiante Despacito, dos porto-riquenhos Luis Fonsi (1978) e Daddy Yankee (1976), em parceria com a cantora panamenha Erika Ender (1974) e Ramon Ayala, aqui com arranjo do maestro peruano Alfredo Carrasco Sánchez (1977) e duas toadas capixabas, que trazem junto o sabor do congo, Puxada de Rede e Sereia, escritas por integrantes de duas das mais famosas bandas do ES, Manimal e Casaca, com arranjo original de Gabriel Novais e arranjo orquestral de Lucas Luiz da Silva Meyrelles.

Agenda de apresentações:

02 de junho, às 10h:
EEEFM Campinho
Rua Pingo de Ouro, 500 – Campinho da Serra – Serra

CEEFMTI Joaquim Beato
Rua Linhares, S/n – Planalto Serrano – Serra

03 de junho, às 10h:

EEEFM Prof. Maria de Lourdes Santos Silva

Rua Antônio Silverio Dias, S/n – Alto Laje – Cariacica

CEEFMTI Dr. Getunildo Pimentel

Rua Aguia, s/n – Novo Horizonte – Cariacica

04 de junho, às 10h:

EEEFM Prof. Joaquim Barbosa Quitiba

Rua Clarício Alves Ribeiro, 138 – Itangua – Cariacica

EEEFM Zumbi dos Palmares

Avenida Honolulu, s/n – Cidade Continental – Serra

05 de junho, às 10h:

EEEF PROFª Adelvani Azevedo

Av. Vereador Jorge Caculo, s/n – Campinho da Serra – Serra

EEEFM D. João Batista da Motta e Albuquerque

  1. Maria de Fátima da Costa, s/n – André Carloni – Serra

 

06 de junho, às 10h:

EEEFM Jacaraipe

Rua Guacira, 173 – Jardim Atlântico – Serra

EEEF Jones José do Nascimento

Rua Distrito Federal, 03 – Central de Carapina – Serra

09 de junho, às 10h:

EEEFM Romulo Castelo

Rua da Independência, s/n – Carapina Grande – Serra

EEEFM Prof. Hilda Miranda Nascimento

Av. Brasilia, s/n – Porto Canoa – Serra

10 de junho, às 10h:

EEEM Prof. Renato José da Costa Pacheco

Av. Charles Bitran, 251 – Jardim Camburi – Serra

EEEFM Aflordízio Carvalho da Silva

Rua Rubens Bley, 100 – Bairro da Penha – Vitória

 

 

11 de junho, às 10h:

EEEFM Dr. José Moysés

  1. Rio Itapemirim, Sn – Bela Vista – Cariacica

EEEFM Elza Lemos Andreatta

Rua Amadeu Muniz Correia, s/n – Ilha das Caieiras – Vitória

12 de junho, às 10h:

CEEFTI Galdino Antonio Vieira

Rua Paulo Neves, s/n – Santa Rita – Vila Velha

EEEFM Major Alfredo Pedro Rabayolli

Av. Dario Lourenço de Souza, 752 – Mario Cypreste

13 de junho, às 10h:

EEEFM Mário Gurgel

Av. Marrocos, s/n – Jabaete – Vila Velha

EEEFM Terra Vermelha

Rua E, s/n – Terra Vermelha – Vila Velha

Serviço:

02 a 06 de junho | Série Orquestra nas Escolas | 10h

09 a 13 de junho | Série Orquestra nas Escolas | 10h

Helder Trefzger e Sanny Souza, regentes

Belquior Guerrero, regente convidado

Danilo Klem e Lucas Rodrigues, solistas

Local: Escolas da Rede Pública de Ensino do Espírito Santo

Entrada gratuita

Comentários Facebook

Estado

Seag participa da Conferência Nacional Sustentabilidade Brasil 2025 com foco no futuro do agronegócio

Publicados

em

A cidade de Vitória se tornou o centro das discussões sobre sustentabilidade e inovação, ao sediar a Conferência Nacional Sustentabilidade Brasil 2025, que acontece na Praça do Papa. O evento reúne especialistas, autoridades, empresas e representantes do setor produtivo para debater soluções sustentáveis para os principais desafios da País, com destaque para os avanços no agronegócio.

A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) participa da programação, que conta com cinco painéis temáticos voltados ao agronegócio, abordando desde mudanças climáticas até o uso de tecnologias emergentes no campo.

Nesta quinta-feira (12), quatro painéis movimentaram o evento: “O Agronegócio Brasileiro e os Desafios da COP 30”, “Do Campo ao Oceano: Tecnologias Marítima e o Futuro do Agro”, “Sustentabilidade no Centro da Atenção dos Consumidores de Alimentos e Bebidas” e “Tecnologias Disruptivas para o Agronegócio Sustentável”.

O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, participou do painel que debateu os desafios da COP 30, destacando a necessidade de alinhar a produção agropecuária brasileira às demandas globais por sustentabilidade.

“Este evento coloca o Espírito Santo no centro das discussões nacionais sobre o futuro do agro sustentável. A presença da Seag reforça o compromisso com a inovação, a responsabilidade ambiental e a valorização do produtor rural. Estamos aqui para ouvir, trocar experiências e apresentar o que nosso Estado tem feito para construir um agronegócio mais verde”, afirmou o secretário Enio Bergoli.

Também representando a Seag, o subsecretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Michel Tesch, participou do painel que discutiu o papel da sustentabilidade no comportamento dos consumidores de alimentos e bebidas.

A programação segue nesta sexta-feira (13), com o painel “Comunicação e o Futuro Sustentável do Agro”, que vai abordar a importância da linguagem e das estratégias de engajamento para fortalecer a imagem do agronegócio junto à sociedade.

A Conferência Nacional Sustentabilidade Brasil 2025 termina no sábado (14), com uma agenda diversificada de palestras, exposições e atividades abertas ao público.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Leonardo Sales / Giuliana Dias
(27) 3636-3700
[email protected]

Fonte: GOVERNO ES

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana