conecte-se conosco


Grande Vitória

Serra abre cadastro para parcerias participarem de coleta seletiva

Publicados

em

Foto: Freepik

A prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Serviços (Sese), está cadastrando condomínios do município para participarem do programa de coleta seletiva ReciclaSerra. A coleta seletiva é o sistema de recolhimento de materiais recicláveis ​​previamente separados e direcionados para o destino final ambientalmente adequado.

Para aderir ao programa de coleta seletiva basta se cadastrar pelo telefone/WhastsApp (27) 98136-0089 ou e-mail: [email protected].

Depois que o condomínio manifestar interesse, a equipe técnica da secretaria de Serviços entrará em contato com o representante para agendar uma visita para explicar os detalhes de como funcionar a coleta seletiva.

De acordo com a Sese, diversos condomínios do município já aderiram ao programa e receberam orientações de como separar o lixo em casa. Todos os materiais recicláveis ​​eliminados pela coleta seletiva municipal são destinados às associações de catadores de materiais recicláveis ​​organizados: Abrasol, ARS Recicla e Recuperlixo.

“A colaboração dos moradores é o principal fator para que o condomínio tenha uma coleta seletiva efetiva. A separação dos materiais recicláveis ​​é a parte essencial para fazer em casa, pois o mais importante é não manipular material orgânico, como restos de alimentos, com o material reciclável. Quanto mais separado, melhor”, explica o secretário de Serviços Enivaldo Dias.

Saiba como participar do programa Recicla Serra:

O que é o programa?

O programa de coleta seletiva de reciclagem de serra com a inserção dos condomínios atende à Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei Federal nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, o Decreto Federal nº 10.936, de 12 de Janeiro de 2022 e a Lei Municipal n°4194, de 28 de Julho de 2014, que institui o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do município da Serra. 

Como faço para cadastrar?

Os condomínios interessados ​​em participar do projeto ReciclaSerra de coleta seletiva de resíduos sólidos, podem ser cadastrados pelo telefone/WhastsApp (27) 98136-0089 ou e-mail [email protected].

Quem pode aderir?

Qualquer condomínio residencial, localizado no município da Serra.

Como devo separar meu lixo?

Papel

Papelão, rascunhos, envelopes, revistas, livros, jornais, caixas, listas telefônicas, cadernos, cartolinas, embalagens de suco e leite (embalagem tetra pak), caixa de pizza, cartolinas, papel cartão, aparas de papel, dentre outros passíveis de reciclagem .

Plásticos

Garrafas plásticas, copos descartáveis, tampas, potes, frascos plásticos, sacolas, canos e tubos de PVC, brinquedos de plástico, baldes, dentre outros passíveis de reciclagem.

Metais

Arames, pregos, latas e ferragens, cobre, embalagem de marmitex de alumínio, panelas sem cabo, chapas, papel alumínio limpo, talheres de metal, dentre outros passíveis de reciclagem.

Vidros

Potes de conservação, garrafas e cacos, vidros especiais (como tampa de forno de micro-ondas), copos, dentre outros passíveis de reciclagem.

Lixo úmido não é reciclável

O lixo úmido deve continuar sendo enviado para coleta de resíduos sólidos domiciliares, de acordo com as normas do domicílio e atendendo a programação de coleta do município da Serra/ES.

São exemplos de lixo úmido restos de alimentos, fezes de animais, papéis sujos, molhados e engordurados, plásticos filmes sujos e engordurados, papel higiênico, cotonete, fraldas fáceis, espuma, esponja de cozinha, fotografias, absorventes, roupas, madeira, poda, resto de galhos e vegetação, pilhas, baterias e lâmpadas, bituca de cigarro, óculos, esponja de aço, papéis metalizados, adesivos, etiquetas e acrílicos.

Serviço

Para tirar qualquer dúvida sobre o programa ReciclaSerra você pode procurar a Secretaria Municipal de Serviços/Departamento de Limpeza Pública – DLP pelo telefone (27) 98136-0089 ou e-mail [email protected].

Comentários Facebook

Estado

Cineteatro das Artes: novo espaço cultural é inaugurado em Vila Velha

Publicados

em

O Estado ganhou um importante espaço cultural. O Cineteatro das Artes, localizado no Shopping da Terra, no Centro de Vila Velha, foi inaugurado nessa segunda-feira (20) com a presença de artistas, fazedores de cultura, público e autoridades. O espaço se dedicará principalmente à exibição de produções audiovisuais e ao incentivo à formação de novos públicos para o cinema local e nacional. O Cineteatro das Artes é aberto ao público e terá parte de sua programação gratuita.

Reformado e readequado com recursos do Edital de Apoio a Salas de Cinema, da Lei Paulo Gustavo (LPG), em uma parceria entre o Ministério da Cultura (Minc) e a Secretaria da Cultura (Secult), o Cineteatro das Artes tem capacidade para 110 pessoas.

“A reforma do espaço foi viabilizada pela Lei Paulo Gustavo, por meio da Secult, com apoio de recursos privados. O objetivo é garantir acessibilidade e valorizar os artistas locais. Embora idealizadora do projeto, não o realizei sozinha. A parceria com Reinaldo Filho foi fundamental para concretizar esse sonho”, afirmou Adalgisa Rosa, idealizadora do novo espaço cultural.

O governador Renato Casagrande esteve presente na inauguração. “Hoje é um dia importante em que estamos consolidando mais um investimento na cultura, enquanto uma parte do mundo está fazendo discursos de intolerância e ódio. Onde você tem um ambiente cultural rico, raramente você vê intolerância e irracionalidade. Por isso que abrimos o Parque Cultural Casa do Governador, estamos reformando o Theatro Carlos Gomes, o Centro Cultural Carmélia e tantos outros espaços em todo Estado”, declarou.

“O Cineteatro, realizado com recursos da Paulo Gustavo, será um importante equipamento de fomento do audiovisual capixaba, onde as produções do nosso Estado poderão ser vistas. Esse espaço, assim como outros que estão sendo viabilizados pelo Governo do Estado, se tornarão referência no cenário cultural do Espírito Santo”, destaca o secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha.

A programação de 2025 já está definida e promete ser diversificada. Entre os destaques, estão sessões de cinema brasileiro, o Festival PequenoPera, que une ópera infantil e audiovisual, e o FOCA – Festival de Ópera Capixaba, ambos projetos aprovados por editais da Lei Paulo Gustavo e de Editais do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secult.

Lei Paulo Gustavo e Apoio a Salas de Cinema

O Edital de Apoio Financeiro a Salas de Cinemas, da Lei Paulo Gustavo (LPG), promoveu o apoio à manutenção (reformas e restauros) ou adequação de espaços culturais multiusos, ampliando assim a sua vocação para salas de exibição comunitárias. Entre as atribuições do Edital foram de recuperar, melhorar ou ampliar suas condições de funcionamento assim como auxiliar na aquisição, troca ou manutenção de mobiliário e equipamentos como projetores, telas, sistemas de som, entre outros. O Edital contemplou seis projetos de até R$ 250 mil, no total de investimento de R$ 1,5 milhão.

Serviço:
Cineteatro das Artes
Shopping da Terra, Av. Jerônimo Monteiro, 1690, Centro, Vila Velha
Acompanhe a programação pelo Instagram: @cineteatrodasartes

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana