conecte-se conosco


Grande Vitória

Serra cria abrigo emergencial para pessoas em situação de rua com sintomas gripais e Covid-19

Publicados

em

Para ter acesso ao acolhimento, as pessoas em situação de rua deverão ser encaminhadas pelos Abrigos de Acolhimentos desta população existentes no município, UPAs e Unidades de Saúde - Foto: Edson Reis

A Prefeitura da Serra vai ampliar a rede de acolhimento para pessoas em situação de rua com a implementação de um abrigo emergencial exclusivo para pessoas com sintomas gripais, suspeita de Influenza ou Covid-19. É o Projeto Acolher.

O novo Acolhimento Institucional Emergencial para a População em Situação de Rua, fica localizado em Jacaraípe e começa a funcionar nesta quinta-feira (13). O objetivo é assegurar o isolamento das pessoas sintomáticas em um local seguro, garantindo que outras pessoas em situação de rua não sejam contaminadas com o vírus.

O prefeito da Serra, Sergio Vidigal, destacou a importância da parceria com o Terceiro Setor para a execução do serviço.

“O setor público é cercado de burocracias e, por isso, a importância de firmar parcerias com o Terceiro Setor para ter condições de oferecer um serviço como este. A vida não espera. Temos que ter um olhar voltado para a vida humana”, ressaltou.

A secretária de Assistência Social da Serra, Cláudia Silva, comentou sobre a necessidade de oferecer o abrigo.

“Um dos propósitos de estarmos aqui é o cuidado com o ser humano. Principalmente neste período de pandemia, precisamos dar essa atenção especial à população em situação de rua. Essas pessoas necessitam de proteção social, é nosso dever garantir dignidade a elas através dos nossos serviços socioassistenciais”, afirmou Cláudia.

O abrigo conta com espaço de isolamento social para até 15 pessoas, que terão acesso a dormitórios, banheiros, quatro refeições diárias, kits de higiene pessoal e serviços de lavanderia.

“Hoje nós temos 15 vagas no abrigo para o isolamento entre sete e 15 dias, mas já estamos trabalhando para a ampliação delas. Estaremos preparados para receber as pessoas, de acordo com a evolução ou não da demanda”, afirmou.

Para ter acesso ao acolhimento, as pessoas em situação de rua deverão ser encaminhadas pelos Abrigos de Acolhimentos desta população existentes no município, Centro Pop, Serviço Especializado em Abordagem Social, pelas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde, que deverão acionar a equipe da Abordagem Social para avaliação do encaminhamento.

Durante a identificação de algum caso suspeito, automaticamente será realizada uma pesquisa de onde a pessoa em situação de rua dorme e circula, para identificar contatos e possíveis novos suspeitos.

A equipe de Abordagem Social realiza buscas todos os dias para identificar pessoas ou famílias em situação de rua e oferecer acolhimento na rede socioassistencial, para acionar é necessário entrar em contato através do número (27) 9 8166-0494.

Importante lembrar que as pessoas em situação de rua são livres para aceitar ou não o acolhimento.

Comentários Facebook
Propaganda

Grande Vitória

Detran|ES realiza ação educativa de trânsito em Vitória

Publicados

em

 

A equipe de educação do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), em parceria com a Guarda Municipal e a Gerência de Educação no Trânsito de Vitória, realizou uma ação educativa, no último sábado (15), no bairro Jardim da Penha. A atividade aconteceu após uma solicitação da Associação de Moradores do bairro. 

Os servidores realizaram ação de Atenção Pela Vida, que consiste na realização de abordagens de conscientização a pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas que passavam pela Praça Regina Frigeri Furno, mais conhecida como Praça do Epa, e na Feira Livre do bairro.  

Entre os assuntos abordados, estava a travessia utilizando a faixa de pedestre, os cuidados que o ciclista deve ter nas vias, tanto cuidando do pedestre quanto, no cuidado em se fazer ser visto pelos condutores de veículos automotores, uso de capacete, cinto de segurança e da cadeirinha, mesmo para aqueles percursos rápidos, dentro do mesmo bairro de residência dos condutores.  

Cerca de 250 pessoas foram sensibilizadas pelas equipes de educação do Detran|ES, da Gerência de Educação no Trânsito da Prefeitura de Vitória e pelos agentes de trânsito da Guarda Municipal. Outras ações similares estão programadas para acontecer nas próximas semanas em outros bairros de Vitória.  

Detranzinho na sua cidade 

Os municípios ou instituições que tiverem interesse em levar as ações de educação de trânsito do “Detranzinho Itinerante” para a população da cidade devem fazer a solicitação, por meio de oficio endereçado à Diretoria Técnica, pelo e-mail [email protected] 

O ofício também poderá ser protocolado eletronicamente, via e-Docs, ou presencial na sede do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo, em Vitória, ou em qualquer Ciretran ou Posto de Atendimento Veicular no Estado. 

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana