conecte-se conosco


Grande Vitória

Serra cria rua totalmente dedica à população aos domingos

Publicados

em

A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, vai disponibilizar uma rua totalmente dedicada à população. Pensando no bem-estar e lazer da comunidade, o projeto propõe o fechamento de um trecho da Avenida Eudes Scherrer para a realização de atividades de cultura, lazer, esporte e saúde.

A partir do dia 31 de julho a Eldes vai virar ponto de lazer para toda a família. A programação tem início às 08h e segue até às 12h com muito entretenimento, serviços de saúde e esporte. O intuito do projeto é melhorar a qualidade de vida dos moradores, reforçando a cultura local com novos espaços de lazer.

Com a implantação da rua do lazer espera-se também sensibilizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente, adoção de hábitos saudáveis e incentivo a atividade física, além de orientar o público sobre os riscos de doenças comportamentais.

Nos domingos, durante as quatro horas que a diversão e o conhecimento vão tomar conta da rua e transformar a Eldes Scherrer em espaço de recreação, serão oferecidos serviços de saúde, uma área livre para prática de esporte e eventualmente ações do meio ambiente assistido pela Educação Ambiental, que será responsável por informar e sensibilizar o público sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Cláudio Denicoli, secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, ressaltou a importância de proporcionar a população um espaço de lazer de todas as faixas etárias, atividades recreativas culturais e informativas com a concepção de educação socioambiental objetivando o lazer em família, além de espaço para convivência, diversão e entretimento que visa a qualidade de vida.

“A intenção dessa ação é ampliar as oportunidades de ocupação saudável para as famílias que comportem essas múltiplas atividades com caráter informativo e desperte o sentimento de pertencimento em comunidade e principalmente à cidade. Assim, propomos o desenvolvimento do projeto Rua em Família”, explicou.

Trânsito:

Com a interdição da avenida Eldes Scherrer de Souza, os motoristas poderão utilizar outras vias no entorno para trafegar. Uma opção é o acesso pelo bairro Colina de Laranjeiras passando pela Rua Barão do Rio Branco, via paralela à avenida interditada. Outra opção é o acesso pela Avenida Iriri, passando pelo bairro Valparaíso. A avenida Piúma, em Valparaíso, estará restrita para acesso local.

Serviço

Início da Rua Da Família: 31 de julho

Rua: Eldes Scherrer de Souza (da BR-101 até a Av. Central.

Fechamento da rua: das 06 às 13 horas

Início das atividades: das 08 às 12 horas

Comentários Facebook

Grande Vitória

Esposa doa rim para o marido em transplante realizado no Hospital Evangélico de Vila Velha

Publicados

em

Por

Essa foi a segunda cirurgia de transplante renal intervivo do HEVV em 2024

Gérbia e Leomir estão juntos há 24 anos e a partir agora têm uma nova história para contar! Em março, eles passaram pelo procedimento de transplante renal intervivo no Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV), onde Gérbia da Silva, de 38 anos, doou um rim para o marido, Leomir da Silva, de 41 anos.

“Eu acompanhei o processo de exames, hemodiálise e internação do meu marido. Passamos um período muito difícil juntos. Quando eu descobri que era compatível foi uma grande felicidade em poder salvar a vida dele!”, conta Gérbia.

Por meio de exames de rotina, o montador Leomir da Silva, descobriu que estava perdendo proteína pela urina e desde então começou a fazer os tratamentos até que teve que começar a hemodiálise e ir para fila de transplante.

“Atualmente, cerca de 1.000 pessoas estão à espera de um rim no Espírito Santo. Mas essa fila é para doadores falecidos. Talvez, o que muita gente ainda não sabe é que existe a possibilidade de fazer um transplante, com muita segurança, entre paciente e doadores vivos”, destaca Bruno Majevski, que é coordenador do centro transplantador do HEVV.

Para que o transplante renal intervivo aconteça é realizado um processo rigoroso. Primeiro é feita uma avalição pela equipe multiprofissional e os primeiros exames, que são de compatibilidade, sendo eles, prova cruzada e HLA, em seguida são realizados exames de sangue e imagem no receptor e doador.  Todos as consultas pré e pós-cirúrgica, exames e cirurgia são realizadas no hospital, com exceção dos exames de compatibilidade que são realizados no laboratório de imunogenética.

“No HEVV temos uma equipe qualificada para realizar todas as etapas do processo minuciosamente. Inclusive, o doador passa por atendimento completo com psicóloga, assistente social, nutricionista, enfermeiro. Geralmente, em torno de quatro meses é finalizada toda a avalição e quando liberado já é agendada a cirurgia. Esse protocolo traz total segurança para doador e paciente na hora da cirurgia”, declara Majevski

Após a cirurgia, Leomir só tem a agradecer a esposa. “Esse ato de carinho e amor da minha esposa me deu a oportunidade de levar uma vida normal. Sinto uma gratidão eterna”, fala Leomir.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana