conecte-se conosco


Grande Vitória

​Serviço de bicicletas elétricas compartilhadas começa a funcionar em Vila Velha

Publicados

em

Foto: Adessandro Reis

Em mais uma ação importante para estimular o transporte sustentável e ajudar a mobilidade urbana na cidade, a Prefeitura de Vila Velha lançou, nesta quinta-feira (28), o serviço de bicicletas elétricas compartilhadas. A frota conta com 140 bicicletas de pedal assistido, em que o usuário pedala um pouco e o equipamento faz o restante do esforço.  A locação conta com tarifas diferenciadas, de acordo com horário e dia da semana.

As bicicletas estão estrategicamente distribuídas em 42 estações e serão operadas pela empresa Jet – responsável também pelo sistema de patinetes elétricos na cidade.  As estações virtuais estão situadas entre a Praça do Ciclista, em Itaparica, e passando pelas orlas das praias de Itaparica, Itapuã e da Costa, até o Farol Santa Luzia e chegando ao Parque da Prainha.

Os bairros Glória, Centro, Praia da Costa, Itapuã, Itaparica, Jockey de Itaparica, Cocal, Jardim Colorado, Ibes, Araças, Novo México, Santos Dumont, Praia das Gaivotas, entre outros, também estão sendo contemplados com o serviço.

A novidade foi anunciada pelo prefeito Arnaldinho Borgo, que destacou que o equipamento é uma excelente opção para quem busca um estilo de vida mais saudável e sustentável.

“É mais um modal de transporte sustentável para se deslocar para o trabalho, estudo ou lazer. Vamos começar com 140 bicicletas elétricas, que vão circular pela orla e por diversos bairros da cidade. E aos poucos vamos ampliar para mais lugares. Essa é a nossa Vila Velha cada vez mais moderna e com mais mobilidade”, ressaltou.

Arnaldinho lembrou que Vila Velha possui quase 50 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas. “Mas até 2026 a estimativa é alcançar 70 quilômetros, já que várias obras em andamento, como os Corredores Verde e Amarelo de Mobilidade Urbana, que abrangem 19 bairros, e as que serão licitadas contemplam a construção de novas ciclovias”, disse.

A secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade, Adriana Peixoto Miguel, também ressaltou a importância do novo sistema.

“O município trabalha cada vez mais para garantir o desenvolvimento sustentável em Vila Velha. Nós já implantamos as bicicletas tradicionais e os patinetes elétricos e agora com as bicicletas elétricas compartilhadas, estamos trazendo mais uma alternativa para a população se deslocar, contribuindo para diminuir os engarrafamentos e para um estilo de vida mais saudável”, afirmou.

Aplicativo

O serviço estará disponível no mesmo aplicativo dos patinetes, que vai ter uma aba específica para as bicicletas. A locação, neste início de implantação do novo sistema, segue os mesmos modelos e valores dos patinetes, com tarifas diferenciadas, de acordo com horário e dia da semana.

Entre os valores de tarifas, destaca-se que, em dias úteis, entre 5h e 10 horas, o valor da ativação, início de cada viagem, é de R$ 2,00 e R$ 0,25 por minuto utilizado. O pagamento é feito de forma digital, via aplicativo da JET, por meio de cartão de crédito ou Pix.

As bicicletas elétricas têm velocidade máxima permitida de 25 Km/h e são controlados por GPS. O condutor precisa ter mais de 18 anos.

Comentários Facebook

Grande Vitória

Guarapari recebe Campeonato de Vela neste final de semana e atrai atletas nacionais e internacionais

Publicados

em

Por

Reprodução/Web

Nos próximos dias 6, 7 e 8 de fevereiro, Guarapari será palco de mais uma atração do verão capixaba: a Taça Cesan de Vela. O evento, que acontece na Praia do Morro, promete movimentar a cidade com a presença de atletas de diversas partes do Brasil e do exterior.

As competições de Windsurf, Raceboard e Wingfoil irão agitar as águas da cidade e reforçar a importância do esporte para a região.

De acordo com o secretário de Esporte de Guarapari, Lennon Monjardim, a cidade tem crescido cada vez mais como um destino esportivo. “Este ano, Guarapari retorna ao Circuito Nacional ao receber um evento de grande porte como este, que é essencial. Há mais de 40 anos, a cidade sediou o Festival Hollywood, que também atraiu turistas e gerou grande movimento. Hoje, temos mais estrutura e potencial para fazer um evento ainda mais grandioso”, afirmou Monjardim.

Com 30 atletas confirmados, de diferentes estados e até de outros países, a Taça Cesan de Vela abrirá o Circuito Brasileiro de Windsurf. Para Daniel Azevedo, presidente da Confederação Brasileira de Vela, o evento é uma grande oportunidade para fortalecer o esporte no Espírito Santo.

“É uma alegria ver Guarapari de volta ao calendário nacional de vela. O estado tem um grande potencial, e estamos muito satisfeitos com a parceria entre o poder público e a iniciativa privada para a realização deste evento”, destacou Azevedo.

O campeonato tem como objetivo não apenas movimentar o cenário nacional, mas também atrair grandes competições internacionais nos próximos anos. O atleta Ricardo Conde, participante da modalidade de Windsurf, já vislumbra o futuro da cidade no esporte. “Guarapari tem um grande potencial, e nossa expectativa para 2026 é trazer o Mundial de Windsurf para cá”, afirmou Conde.

A realização da Taça Cesan de Vela não só entra para o calendário esportivo de Guarapari, como também coloca o município como referência no segmento, atraindo cada vez mais eventos de grande relevância.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana