conecte-se conosco


Estado

Sesa alerta para a baixa procura da vacina contra gripe dos grupos com meta de cobertura

Publicados

em

Mesmo com a ampliação da vacinação contra gripe para toda a população com mais de 6 meses de idade, desde o dia 15 de maio, em uma estratégia para aumentar a busca pelas doses e, consequentemente, a cobertura dos grupos com meta de cobertura vacinal, a Secretaria da Saúde (Sesa) tem registrado uma baixa na procura pela imunização dos grupos que têm meta, formados por crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos e gestantes.

Nos últimos dez dias, a procura caiu quase 20%, passando de pouco mais de 8 mil doses aplicadas por dia para cerca de 6,5 mil doses por dia. Até a manhã desta segunda-feira (26), a cobertura vacinal era de apenas de 35,07%, bem abaixo da meta preconizada pelo Ministério da Saúde, que é de 90%.

O secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, reforçou que a vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe e suas complicações, e que a imunização dos grupos com meta deve ser contínua, mesmo com a ampliação da oferta a toda a população.

“Conseguimos registrar um aumento importante na vacinação pela gripe do grupo geral, mas neste mesmo período de ampliação da estratégia, os nossos grupos prioritários reduziram a procura pela imunização. Precisamos que toda a família se envolva nesse objetivo do alcance da meta de vacinação, que leve o idoso, a criança, a gestante para serem vacinados, aproveitando também para se imunizar”, ressaltou o secretário.

Para os grupos com meta preconizada, levam-se em consideração os grupos de maior taxa de complicações, internações e mortalidade. Formados por crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos, eles são chamados de grupos prioritários, uma vez que são os mais vulneráveis às complicações da Influenza, isto é, devido à preocupação que eles trazem, por estarem mais suscetíveis ao caso grave da gripe, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que pode levar à morte.

Desde o início da campanha, 07 de abril, até a manhã desta segunda-feira (26), segundo dados do sistema Vacina e Confia, 628.987 doses contra gripe já haviam sido aplicadas em todo Estado, dessas 374.696 foram aplicadas nos grupos com meta, alcançando uma cobertura de 35,07%. Antes da ampliação da vacinação a toda a população, o Estado havia aplicado 449.169 doses, sendo 308.973 nos grupos com meta (28,92%), com uma média de 8.130 doses aplicadas por dia em crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos e gestantes. Nos últimos dez dias, entretanto, o Estado registrou 65.723 doses aplicadas nestes mesmos grupos, mostrando uma redução para 6,5 mil doses por dia.

 

Reforço da etiqueta respiratória

A fim de reduzir casos doenças respiratórias e, consequente, os casos graves, como as Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG), a Secretaria da Saúde (Sesa) reforça a manutenção da etiqueta respiratória por todos, em especial aqueles que estejam com sintomas gripais, em um cenário marcado pelo aumento de casos de Influenza, como nas últimas duas semanas epidemiológicas, da SE 18 a SE 20, que registrou aumento de 88% na identificação dos vírus respiratórios em Unidades Sentinelas de síndromes gripais.

A etiqueta respiratória são ações cotidianas que ajudam a prevenir a disseminação dos vírus que causam doenças respiratórias.

“Durante a pandemia da Covid-19, muitos capixabas aprenderam a seguir as etiquetas respiratórias a fim de reduzir o número de casos da doença. E são as mesmas medidas que auxiliam também nas demais doenças respiratórias, como a gripe. Ações como lavar as mãos com frequência, cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar, por exemplo”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann.

A Sesa lista as principais medidas voltadas à etiqueta respiratória que devem ser reforçadas, em especial neste período que é considerado de aumento dos casos de síndromes gripais. A Secretaria ressalta ainda que o uso da máscara se faz importante para aqueles que estejam com sintomas e recomenda o uso àqueles que fazem parte dos grupos prioritários. As demais medidas são:

– Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel, principalmente antes de consumir algum alimento;

– Utilize lenço descartável para higiene nasal;

– Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir;

– Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

– Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

– Mantenha os ambientes bem ventilados;

– Evite contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;

– Evite aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados);

– Adote hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos;

– Manter a caderneta de vacinação atualizada.

Comentários Facebook

Estado

Seag participa da Conferência Nacional Sustentabilidade Brasil 2025 com foco no futuro do agronegócio

Publicados

em

A cidade de Vitória se tornou o centro das discussões sobre sustentabilidade e inovação, ao sediar a Conferência Nacional Sustentabilidade Brasil 2025, que acontece na Praça do Papa. O evento reúne especialistas, autoridades, empresas e representantes do setor produtivo para debater soluções sustentáveis para os principais desafios da País, com destaque para os avanços no agronegócio.

A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) participa da programação, que conta com cinco painéis temáticos voltados ao agronegócio, abordando desde mudanças climáticas até o uso de tecnologias emergentes no campo.

Nesta quinta-feira (12), quatro painéis movimentaram o evento: “O Agronegócio Brasileiro e os Desafios da COP 30”, “Do Campo ao Oceano: Tecnologias Marítima e o Futuro do Agro”, “Sustentabilidade no Centro da Atenção dos Consumidores de Alimentos e Bebidas” e “Tecnologias Disruptivas para o Agronegócio Sustentável”.

O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, participou do painel que debateu os desafios da COP 30, destacando a necessidade de alinhar a produção agropecuária brasileira às demandas globais por sustentabilidade.

“Este evento coloca o Espírito Santo no centro das discussões nacionais sobre o futuro do agro sustentável. A presença da Seag reforça o compromisso com a inovação, a responsabilidade ambiental e a valorização do produtor rural. Estamos aqui para ouvir, trocar experiências e apresentar o que nosso Estado tem feito para construir um agronegócio mais verde”, afirmou o secretário Enio Bergoli.

Também representando a Seag, o subsecretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Michel Tesch, participou do painel que discutiu o papel da sustentabilidade no comportamento dos consumidores de alimentos e bebidas.

A programação segue nesta sexta-feira (13), com o painel “Comunicação e o Futuro Sustentável do Agro”, que vai abordar a importância da linguagem e das estratégias de engajamento para fortalecer a imagem do agronegócio junto à sociedade.

A Conferência Nacional Sustentabilidade Brasil 2025 termina no sábado (14), com uma agenda diversificada de palestras, exposições e atividades abertas ao público.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Leonardo Sales / Giuliana Dias
(27) 3636-3700
[email protected]

Fonte: GOVERNO ES

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana