conecte-se conosco


Agronegócio & Turismo

Setur encerra série de reuniões para atualização do Mapa do Turismo nesta quarta (27)

A Secretaria de Estado de Turismo se reúne em todas as regiões turísticas do Espírito Santo para estimular e orientar as administrações municipais a buscarem a regularização em relação ao Mapa do Turismo Brasileiro. Nesta semana, a equipe liderada pelo secretário de Turismo Dorval Uliana encontra-se com representantes de quatro diferentes regiões e encerra o […]

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Turismo se reúne em todas as regiões turísticas do Espírito Santo para estimular e orientar as administrações municipais a buscarem a regularização em relação ao Mapa do Turismo Brasileiro. Nesta semana, a equipe liderada pelo secretário de Turismo Dorval Uliana encontra-se com representantes de quatro diferentes regiões e encerra o trabalho de atualização. O prazo limite é dia 31 de maio.

Nesta segunda-feira (25) a equipe encontra os gestores municipais e regionais dos municípios que compõem as regiões do Verde e das Águas e Região Doce Pontões Capixabas.  Amanhã (26) o encontro será em Nova Venécia com representantes das regiões Pedras, Pão e Mel e Doce Terra Morena.

Na quarta-feira (27), a reunião com representantes da região Metropolitana acontece na sede da Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Vitória (CDV), às 14h. 

As determinações para a atualização do Mapa estão contidas na Portaria Nº017-R/2018 da Setur e na Portaria Nº 192/ 2018 do Ministério do Turismo (Mtur) e devem ser cumpridas por todo município que deseje estar inserido na Política de Regionalização do Turismo (PRT). O instrumento é atualizado a cada dois anos. O Espírito Santo conta hoje com dez regiões turísticas, que reúnem 62 municípios.

Regras

De acordo com as Portarias, cabe ao município comprovar a existência de órgão ou entidade responsável pela pasta do Turismo; ter dotação orçamentária destinada ao turismo; comprovar a existência de Conselho Municipal de Turismo ativo; apresentar termo de compromisso de adesão formal ao Programa de Regionalização do Turismo e à Região Turística assinado pelo prefeito, secretário municipal de turismo e pela presidente do Conselho Municipal de Turismo; indicar um representante para atuar junto à Instância de Governança Regional de Turismo; e possuir um mínimo de cadastros no CADASTUR.

As formas de comprovação dos critérios estão detalhadas nas Portarias [INSERIR LINK]. A Portaria do Ministério do Turismo também estabelece critérios para as regiões turísticas cuja comprovação cabe às Instâncias de Governança Regionais de Turismo.

A documentação comprobatória dos critérios exigidos por meio das Portarias deve ser encaminhada para o e-mail: [email protected]. Mais informações na Gerência de Gestão do Turismo (27) 3636-8012.

Confira o calendário de reuniões:

25.02 – 9h – Região do Verde e das Águas

Local: Centro Cultural Nice Avanza – Rua da Conceição, Praça 22 de Agosto, Centro– Linhares

25.02 – 15h – Região Doce Pontões Capixaba

Local: Auditório do Hotel Ibis Colatina – Rua Pedro Epichim, 1524 – Beijamim Carlos dos Santos (antigo Bairro Colatina Velha) – Colatina

26.02 – 9h – Regiões Pedras, Pão e Mel e Doce Terra Morena

Local: Centro Cultural Casarão – Avenida Beira Rio (próximo ao Cidade Hotel), Centro – Nova Venécia

27.02- 14h –Região Metropolitana – Local: Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo – CDV

Rua Vitório Nunes da Mota, 220, Enseada do Suá – Vitória

Confira o Mapa do Turismo do Espírito Santo de 2017: https://setur.es.gov.br/mapa-do-turismo-do-es

Saiba mais sobre as regiões turísticas do Espírito Santo: https://setur.es.gov.br/regioes-turisticas-do-es

Comentários Facebook
Propaganda

Agronegócio & Turismo

Voos Campos – Rio vão ser retomados em novembro

Publicados

em

O Cessna Caravan leva até nove passageiros e opera em todo o país

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras anunciou o retorno dos voos de Campos dos Goytacazes, no Norte fluminense, para a capital do estado a partir do próximo dia 12 de novembro. O acerto foi anunciado após encontro entre a direção da empresa e executivos de agências de turismo no fim da semana passada, em Barueri (SP). As operações estavam suspensas em razão da pandemia da covid-19.

“Não poderíamos ficar aqui sentados e fomos em busca deste resultado. O alto comando da Azul nos recebeu muito bem. A empresa entendeu a importância da região e a retomada dos voos”, disse Marcelo Miranda, diretor executivo de uma agência de turismo.

De acordo com informações do assessor da presidência da Azul, Ronaldo Veras, e o diretor de Relações Institucionais da empresa, Marcelo Bento, em princípio a retomada dos dois voos diários para o Rio será feita numa aeronave Cessna Caravan, monomotor de nove lugares. À medida em que o mercado se reaquecer, a previsão é de que haja o retorno das viagens através do ATR-72, com capacidade para até 70 lugares.

Desta vez, a rota Rio – Campos – Rio será feita sem escalas em Macaé. Os voos sairão do Aeroporto Santos Dumont (SDU) às 6h20 e 12h40. A volta, saindo do Aeroporto Bartolomeu Lisandro (CAW), acontece às 7h40 e 14 horas (Em consulta do Hoje ES ao site da Azul, cada trecho para compra hoje (05/10) custa entre R$ 801,96 e R$ 809,37).

Comentários Facebook

Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana