conecte-se conosco


Estado

Sobe para 88 o número de casos suspeitos de contaminação misteriosa em hospital de Vitória

Publicados

em

Reprodução/Web

Subiu para 88 o número de casos suspeitos relacionados à contaminação misteriosa identificada no Hospital Santa Rita, em Vitória. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na noite desta quarta-feira (29). Entre os casos, estão funcionários, acompanhantes e 10 pacientes, um deles em tratamento oncológico, que segue internado na UTI.

A maior parte das notificações é de trabalhadores do hospital, totalizando 63 casos, dos quais 10 permanecem internados. As internações estão distribuídas entre as cidades de Cariacica, Colatina, Guarapari, Serra, Vitória e Linhares.

O aumento nas notificações se deve à adoção de novos critérios de investigação definidos pelo Ministério da Saúde, que enviou dois representantes ao Espírito Santo para acompanhar o caso. Apesar da alta nos números, a Sesa reforça que não há novos casos desde o dia 22 de outubro — todas as novas notificações referem-se à reclassificação de pessoas já atendidas.

As causas da contaminação ainda não foram identificadas. A principal hipótese é que o surto tenha origem em bactérias ou fungos associados a falhas nos sistemas de água ou ar-condicionado do hospital. Mais de 300 tipos de vírus, bactérias e fungos estão sendo analisados pelos laboratórios responsáveis, e os resultados são esperados até o fim da semana.

Segundo o boletim mais recente da Sesa, houve aumento de 27,5% nos casos em investigação, distribuídos da seguinte forma:

  • Funcionários: 63 casos

  • Pacientes: 10 casos

  • Acompanhantes: 15 casos

Entre os internados, cinco estão em UTIs e 15 em enfermarias, totalizando 20 hospitalizações — sendo 10 funcionários, 8 pacientes e 2 acompanhantes.

Sintomas monitorados

Os protocolos de vigilância consideram suspeitos os casos que apresentem febre e alterações em exames de raio-x de tórax, associadas a sintomas como dor muscular, dor de cabeça e tosse.
Outra combinação possível é a presença de febre e pelo menos dois desses sintomas.
Pacientes com dor de garganta, coriza ou alterações de olfato e paladar deixam de ser considerados suspeitos para o surto.

Comentários Facebook

Estado

Fiscalização apreende carga irregular de café em Rio Bananal

Publicados

em

Foto: Divulgação

Na tarde dessa quarta-feira (29), uma operação de fiscalização ostensiva da Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Receita Estadual, no município de Rio Bananal, identificou um veículo transportando 230 sacas de café conilon em grão cru sem documento fiscal, o equivalente a cerca de R$ 310 mil em mercadorias. A ação resultou na lavratura de um auto de infração, com arrecadação de quase R$ 150 mil aos cofres públicos.

A operação foi conduzida pela equipe de auditores fiscais da Subgerência Fiscal da Região Nordeste (Sufis-NE), durante atividade de fiscalização volante. Nesta modalidade, as equipes se deslocam pelas vias, abordando veículos e verificando a regularidade das cargas e dos respectivos documentos fiscais. As abordagens ocorreram tanto no perímetro urbano quanto nas rodovias de acesso à cidade.

De acordo com o auditor fiscal Cristiano Ferreira, ações como essa são essenciais para garantir justiça fiscal e proteger o mercado formal. “Ações desta envergadura, além de abastecer o erário público, combatem a concorrência desleal, que acaba com empresas e empregos, prejudicando toda a sociedade”, destacou.

O auditor fiscal André Gomes Santana ressaltou que operações dessa natureza são realizadas de forma rotineira e têm se mostrado muito eficientes para coibir a circulação e o comércio de mercadorias sem emissão de documentos fiscais. “Essas ações permitem o flagrante de ilícitos que desviam recursos públicos imprescindíveis para financiar políticas nas áreas de educação, saúde e segurança”, afirmou.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana