conecte-se conosco


Nacional

Suspeito de envenenar crianças com chumbinho se entrega à polícia

Publicados

em

Rafael da Rocha é suspeito de envenenar e matar duas crianças no Rio de Janeiro — Foto: Reprodução

Rafael da Rocha Furtado, de 26 anos, principal suspeito de ter envenenado duas crianças no Rio de Janeiro, se entregou à polícia na noite de terça-feira (12). Ele é acusado de envenenar dois meninos no bairro de Cavalcante, Zona Norte do Rio de Janeiro. As vítimas, que eram amigas, morreram após ingerir açaí contaminado com chumbinho, um veneno altamente tóxico.

O suspeito se apresentou à Delegacia de Homicídios, localizada na Barra da Tijuca, sem fazer qualquer declaração. Rafael era alvo de um mandado de prisão preventiva, com validade de 30 dias, expedido pela 3ª Vara Criminal do Rio. Antes de se entregar, ele havia sido procurado em sua residência, mas não foi encontrado pelas autoridades.

Relação do suspeito com a vítima

Rafael Furtado era ex-namorado da mãe de Benjamin Rodrigues Ribeiro, de 7 anos, uma das vítimas fatais. A polícia ainda investiga a motivação do crime. O delegado responsável informou que o suspeito foi identificado após análise de imagens de câmeras de segurança.

A investigação aponta que Benjamin seria o verdadeiro alvo do envenenamento. Ythallo Rafael Tobias Rosa, de 6 anos, outra vítima, teria consumido a bebida envenenada por acaso. Exames periciais encontrados vestígios de açaí no estômago de ambos os meninos.

Ythallo Raphael Tobias Rosa, de 6 anos, morreu envenenado no Rio — Foto: Reprodução/ TV Globo

Mentiras e suspeitas

De acordo com a Delegacia de Homicídios da Capital, mesmo após o término do relacionamento com a mãe de Benjamin, em julho deste ano, Rafael continuou a afirmar para os vizinhos que era marido dela e pai do menino. Os investigadores relatam que ele buscava constantemente oportunidades para estar próximo da família, chegando a levar Benjamin para a escola.

Contrariando os depoimentos iniciais, a polícia informou que o veneno não foi colocado em um bombom, mas sim em uma bebida consumida pelas crianças.

Investigação e próximos passos

A motivação do crime ainda está sendo investigada pela polícia, que continua a coletar depoimentos e reunir provas. A apresentação de Rafael Furtado pode acelerar o andamento do caso, trazendo mais esclarecimentos sobre o envenenamento das crianças em Cavalcante.

Comentários Facebook

Nacional

Após fake news e repercussão negativa, governo revoga monitoramento do Pix

Publicados

em

Por

Reprodução/Web

O secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, anunciou nesta quarta-feira (15) que será revogada a instrução normativa que ampliava as normas de fiscalização sobre operações financeiras realizadas por contribuintes.

No início do mês, a Receita Federal intensificou o monitoramento de transações financeiras com o objetivo de combater fraudes e sonegação fiscal . A medida, no entanto, provocou repercussão negativa e alimentou uma onda de desinformação relacionada ao PIX nas redes sociais.

Além das notícias falsas, golpistas aproveitaram o cenário para tentar aplicar golpes em usuários do PIX. Em resposta, o governo federal declarou que acionará a Justiça contra esses criminosos.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que, além da revogação da norma, o governo publicará uma Medida Provisória (MP) para reforçar que transferências feitas via PIX não podem ser tributadas.

“O ato que ele [Barreirinhas] acaba de anunciar é para dar força a uma MP que o presidente vai assinar. MP que reforça tanto os princípios da não oneração do PIX, quanto de todas as cláusulas de sigilo bancário do PIX. Que foram objeto de exploração dessas pessoas que estão cometendo crime”, afirmou o ministro à imprensa, após reunião no Palácio do Planalto.

Haddad explicou que a revogação da instrução normativa restabelece as regras que vigoravam há mais de 20 anos, antes da mudança recente.

“Instrução está sendo revogada porque ela não pode ser usada de pretexto para desvirtuar a tramitação da MP. Não queremos que a oposição continue distorcendo essa medida”, concluiu o ministro.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana