conecte-se conosco


Estado

TCU pede a suspensão de obras de duplicação em trecho da BR-262 em Marechal Floriano ES

O Tribunal de Contas da União (TCU) solicitou ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) a suspensão das obras de duplicação e restauro em um trecho de 7,28 km da BR-262, em Marechal Floriano, no Espírito Santo. O TCU informou que foram encontrados indícios de irregularidades durante uma fiscalização feita no fim de 2018. […]

Publicados

em

O Tribunal de Contas da União (TCU) solicitou ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) a suspensão das obras de duplicação e restauro em um trecho de 7,28 km da BR-262, em Marechal Floriano, no Espírito Santo. O TCU informou que foram encontrados indícios de irregularidades durante uma fiscalização feita no fim de 2018. Entretanto, até o momento, as obras continuam.

A decisão foi baseada em uma auditoria realizada pelo TCU e compreende o trecho que vai do km 49,38 ao km 56,66 da rodovia federal, entre as proximidades da entrada para o zoológico de Marechal Floriano e o Trevo de Paraju.

Uma das causas para a suspensão é o fato de que as obras sugerem menor segurança para os motoristas que o previsto no edital da licitação.

Entre os aspectos divergentes estão raios das curvas e velocidade máxima do tráfego, conforme explicou o secretário do TCU, Edmur Baida.

“Nesse trecho em execução, olhando desde a licitação até a execução da obra, verificamos graves desconformidades às leis e decretos, e até ao manual do Dnit. O edital previa uma rodovia com velocidade diretriz de 80 km/h e raios de curva mínimo de 210 metros, mas identificamos que não estão cumprindo esses parâmetros, tem raios de até 115 metros. Então a velocidade seria menor e consequentemente a segurança diminui, com raios de curva mais críticos, curvas mais fechadas e perigosas”, disse.

A inclinação da rampa também é questionada. “Os aclives e declives têm limites, pelo manual do próprio Dnit, e essas rampas não podem ultrapassar alguns limites. No caso do trecho que está se executando, é 4,5% o limite, mas estão fazendo até de 6%, então é mais íngreme tanto pra descer quanto pra subir”, falou Baida.

Fonte: G1

Comentários Facebook

Estado

Estudantes de escola estadual de Vitória conhecem os serviços de TI do Prodest

Publicados

em

Foto: Divulgação

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) recebeu, na tarde dessa quarta-feira (05), a visita de alunos do curso Técnico de Redes da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Renato Pacheco, localizada em Vitória.

Com a intenção de ajudar os estudantes a conhecer as ações da autarquia, foi exibido um vídeo institucional que destacou os principais serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) prestados pelo Prodest aos órgãos públicos no Estado.

Em seguida, o supervisor de Segurança da Informação do Prodest, Fabio Modenese, detalhou as atividades realizadas pela Gerência de Plataforma em Tecnologia da Informação (Geptic). Segundo Modenese, o Instituto gerencia 280 bancos de dados, com 761 terabytes (TB) de informações estruturadas.

O supervisor também afirmou que o órgão administra cerca de 25 mil contas de correio eletrônico e armazena aproximadamente 14.6 petabytes de dados em storage, equipamento que fica no Data Center do Estado, situado na sede do órgão, em Vitória.

Atualmente, o Prodest utiliza cerca de 2.100 máquinas virtuais que trabalham no processamento e na disponibilidade de informações governamentais. Também foram apresentadas aos estudantes soluções adotadas pela autarquia nos segmentos de segurança da informação, processamento, banco de dados, redes e serviços web.

Serviços Digitais

A visita continuou com a apresentação das soluções desenvolvidas pelo Prodest para expandir os serviços digitais do Governo para os cidadãos. O responsável por conduzir essa atividade foi o analista de Tecnologia da Informação (TI) Vinicius Soares, da Gerência de Sistemas (Gesit).

Soares mostrou como o Instituto atua no desenvolvimento e na manutenção de sites e sistemas. Atualmente, o Prodest é responsável por 152 websites e 160 sistemas (softwares, APIs, Webservices, entre outros), atendendo a 65 órgãos públicos no Espírito Santo.

O analista também abordou o funcionamento de várias soluções desenvolvidas pela autarquia, como o Agenda ES; o E-Flow (formulários eletrônicos para requisição de serviços governamentais); o Acesso Cidadão (login único para uso de serviços digitais do Governo); e o E-OUV (sistema para envio de demandas à Ouvidoria-Geral do Estado.

Além disso, Soares apresentou os serviços digitais desenvolvidos para o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) e o sistema Jovens Valores (inscrições para estágio em órgãos do Poder Executivo Estadual). O analista ainda destacou as vantagens do sistema E-Docs (responsável pela tramitação eletrônica de processos e documentos no Poder Executivo Estadual).

Na visita, o analista de TI Rober Marcone Rosi, da Gerência de Dados (Gedad), mostrou o projeto desenvolvido pelo Prodest, que prioriza o uso da Inteligência Artificial (IA) para auxiliar na produção de Estudo Técnico Preliminar (ETP) e de Termo de Referência (TR). Esses documentos são usados nos processos de contratação de serviços e de materiais por meio de licitação.

Fibra Óptica

Na última parte da visita, os estudantes foram à Sala de Monitoramento do Data Center do Estado, onde foram recebidos pelo analista de TI Roger Trancozo de Jesus e pelo técnico em TI Vitor Princisval, da Gerência de Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (Geitic).

Os alunos conheceram as ações realizadas pelo Instituto para monitorar a rede de fibra óptica do Governo do Estado, que contempla escolas, hospitais, delegacias, entre outras repartições estaduais em todos os 78 municípios capixabas.

“Para os profissionais de TI que atuam na área de redes, recomendo também o estudo de programação. Esse conhecimento é muito importante para melhorar a qualidade dos serviços prestados”, destacou Roger Trancozo de Jesus.

Para o professor Marcelo Campinhos, a visita agregou muito conhecimento aos alunos da EEEM Renato Pacheco. “Além de um ambiente acolhedor, o Prodest nos proporcionou palestras interessantes”, pontuou.

Na avaliação do estudante Renato Andrade, a visita foi um dos principais eventos em que participou pela escola neste ano. “Foi muito interessante conhecer a estrutura do Prodest. Gostei muito de receber informações sobre os mecanismos utilizados para a gestão da rede de fibra óptica do Governo do Estado”, acrescentou.

Comentários Facebook

Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana