conecte-se conosco


Cidades

Testagem para Covid-19 no Centro de Cachoeiro tem 45 resultados positivos no 1º dia

Publicados

em

Resultados do teste ficam disponíveis em até 15 minutos, com mais de 90% de precisão - Foto: Márcia Leal

Nesta quinta-feira (13), a Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeiro (Semus) abriu um ponto de testagem para Covid-19 na praça Jerônimo Monteiro, Centro. No primeiro dia da ação, dos 170 testes realizados, 45 tiveram resultado positivo, o equivalente a 26%.

O índice acende o alerta para o aumento do número de casos da doença no município, cenário que já é acompanhado com atenção pelas autoridades.

“Os resultados dos testes realizados, nesta quinta-feira, apontam que estamos em uma crescente de casos de Covid-19. Essa ampliação das frentes de testagem que estamos fazendo é muito importante para acompanharmos, com mais eficiência, a circulação do vírus. Isso nos auxilia no planejamento de ações mais adequadas para o enfrentamento da pandemia, pois é muito importante que as pessoas busquem esse serviço”, comenta o secretário de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler.

O ponto de testagem, na praça Jerônimo Monteiro, funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, por tempo indeterminado, assim como outro ponto que será aberto, no Shopping Cachoeiro, na próxima segunda (17).

Qualquer pessoa que comparecer aos locais poderá solicitar a testagem, sem necessidade de agendamento prévio. O procedimento será feito com teste rápido de captura de antígeno (TRAg), em que há coleta de material pela garganta ou nariz (swab), no qual os resultados aparecem em cerca de 15 minutos, com grau de precisão de mais de 90%.

Acesso aos testes agradou o público

A disponibilização de pontos de testagem para Covid-19, no centro de Cachoeiro, agradou o público que passa pelo local. Com o acesso facilitado, a expectativa da Semus é a de que mais pessoas busquem pelo serviço.

Eduardo Silva, que trabalha como vendedor no comércio central, aproveitou o horário de almoço para realizar o teste. “É muito importante. Para nós que trabalhamos no comércio, às vezes, fica um pouco complicado, por conta dos horários, comparecer a uma unidade de saúde. A disponibilidade da testagem, aqui no centro, facilita bastante”, afirma.

Os donos de comércio da área central também aprovaram os serviços de saúde disponibilizados pela Prefeitura na praça Jerônimo Monteiro. Para eles, a iniciativa facilita o acesso de clientes e colaboradores.

“Excelente iniciativa, com atendimento rápido e sem filas. Facilitou bastante para nossos colaboradores. Para o comércio, também é interessante, pois quem vem ao centro em busca dos serviços de saúde, como a vacinação e testagem de Covid-19, também aproveita para olhar as vitrines e visitar as lojas”, afirmou a lojista Maria Angélica Fardim, do ramo de relojoaria e joalheria, que comentou, também, que suas colaboradoras foram vacinadas durante a ação do Janeiro Branco, nesta semana.

Para Patrícia Finotti, comerciante do segmento de peças para eletrodomésticos, a iniciativa da Prefeitura promove mais segurança para comerciantes, colaboradores e clientes.

“Nós, que trabalhamos no comércio, estamos muito propensos à contaminação pelo vírus da Covid-19, devido ao atendimento ao público. Com isso, nosso cuidado precisa ser redobrado. Essa iniciativa de trazer serviços de saúde ao centro facilitou bastante para quem trabalha nas lojas e, também, para quem passa pela região central”, comentou.

Testagem também nas unidades de saúde

A Semus lembra que Cachoeiro já conta com testagem nos pronto atendimentos municipais (24 horas) e nas Unidades Básicas de Saúde – UBS (de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h).

Comentários Facebook
Propaganda

Cidades

Sancionada a lei que autoriza agentes da GCM de Anchieta a portar armas de fogo

Publicados

em

Por

Foto: Divulgação

A Guarda Civil Municipal de Anchieta (GCMA) passará a atuar com porte legal de arma de fogo. O prefeito de Anchieta, Fabrício Petri, sancionou ontem (27) a lei que permite o porte de arma de fogo para a categoria. Na ocasião Petri sancionou mais três leis que estruturam e regulamentam a Guarda Civil Municipal de Anchieta. Parte da corporação participou do ato de assinatura, ocorrida no gabinete do prefeito.

O projeto de armar a Guarda Municipal de Anchieta foi elaborado desde 2021 pelo executivo municipal. Ao todo, 87 agentes serão treinados pela Polícia Federal para atuarem com as novas regras. Recentemente, o município criou uma ouvidoria e também uma corregedoria dentro da Guarda Municipal – consideradas instrumentos indispensáveis para a efetivação do projeto.

De acordo com o gerente da Guarda, Wander Nogueira, a aprovação da proposta é um marco histórico para o município e um avanço para as ações de segurança. “Armar a Guarda vai dar mais legitimidade para o trabalho da instituição, que passará a atuar de forma mais independente”, avaliou.

Para o prefeito, a Guarda é uma importante instituição que vem prestando valiosos serviços ao município. “Tenho orgulho da nossa guarda e dos nossos agentes que vêm fazendo um importante papel na segurança de nossa cidade. Essas novas lei irão dar mais respaldo para a corporação se tornar ainda mais organizada e estruturada”, disse.

Preparação e treinamento

Para armar os agentes, a Guarda Municipal de Anchieta firmou uma parceria com a Academia da Polícia Civil do Estado do Espírito Santo (Acadepol), que irá ofertar um curso de capacitação para os agentes. O treinamento vai capacitar os guardas na parte teórica e prática, incluindo o curso de tiro. Antes de utilizarem armas de fogo, os agentes deverão ser aprovados nesta formação.

A Lei autoriza o município a firmar convênios, acordos de cooperação técnica e instrucional com União, Estados, Municípios, bem como, com instituições, órgãos ou estabelecimentos de ensino aptos legalmente a ofertarem cursos de formação, aperfeiçoamento e utilização de armamento e tiro ao efetivo da Guarda Civil Municipal de Anchieta.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana