conecte-se conosco


Estado

Tradicional Encontro de Bate Flecha acontece neste fim de semana, em Alegre

Publicados

em

Neste sábado (25) e domingo (26), acontece a 35ª edição do Encontro de Bate Flecha em Alegre. A festividade tem início às 6h, no Morro do Querosene, com entrada gratuita. Expressão cultural de caráter religioso presente em vários municípios capixabas, a dança bate flecha mistura elementos de rituais indígenas, cultura africana e catolicismo.

Os grupos de bate flecha são formados por homens e mulheres, tanto adultos quanto crianças. Ao som de uma pequena banda, que utiliza instrumentos diversos ou apenas tambores, os integrantes carregam consigo um par de flechas, cada um. Elas servem não apenas para embelezar as evoluções, mas também funcionam como marcação do ritmo junto com as batidas dos pés.

Realizada anualmente, a tradicional festa não aconteceu entre os anos de 2020 e 2022, devido à pandemia de Covid-19. Um dos destaques do evento é a reunião de diversos grupos vindos de várias cidades do estado, além do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.

O encontro, que faz parte dos festejos de Santa Catarina e São Sebastião, é coordenado pela Casa de Oração Santa Catarina e tem como anfitrião o grupo de bate flecha Velho Puri, em atividade há mais de 50 anos — atualmente sob o comando da coordenadora do encontro, Eva Ferreira, e de seu filho, Jean Carlos.

A 35ª edição do Encontro de Bate Flecha é realizada com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio do Edital 004/2022 – Seleção de Projetos de Valorização das Culturas Tradicionais do Espírito Santo – Prêmio Dona Astrogilda Ribeiro dos Santos, da Secretaria da Cultura (Secult).

Serviço:
35ª edição do Encontro de Bate Flecha em Alegre
Quando: 25/11 (sábado) e 26/11 (domingo)
Horário: a partir das 6h
Local: Rua Leandro Machado, Morro do Querosene, Alegre
Entrada gratuita

Comentários Facebook

Estado

Detran|ES realiza leilão eletrônico de mais de 320 veículos em dezembro

Publicados

em

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) realizará, nos dias 12, 13 e 14 de dezembro, às 9 horas, o leilão eletrônico de aproximadamente 320 veículos no estado de conservação em que se encontram. Os valores dos lotes vão de R$ 400, para uma motocicleta, a R$ 78.700, lance inicial para um carro da marca Mercedes-Benz. O edital 127/2023 com todas as informações e o site do portal eletrônico estão publicados no site do Órgão. Veja aqui.

O leilão será realizado somente na modalidade eletrônica por meio do portal www.liderleiloes.com.br, onde os interessados já podem ter acesso à visitação virtual e oferta de lances.

Os interessados poderão vistoriar os veículos previamente em dias úteis até um dia útil antes da data do leilão, entre 10h e 15h, no Pátio Central, situado no endereço Rua A, s/n – Campinho da Serra I, Serra. O agendamento de visita deve ser feito por meio do e-mail [email protected] ou por telefones (11) 4425-29055 ou (11) 99553-2706, com antecedência mínima de 48 horas da data da visita.

Os veículos que serão leiloados foram removidos e apreendidos em depósitos sob a guarda do Detran|ES, após cometimento de infrações de trânsito com a previsão desta penalidade no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e não foram procurados ou reclamados por seus respectivos proprietários dentro do prazo estabelecido por Lei.

Alerta sobre leilões falsos

Tendo em vista a ocorrência de golpes de falsos leilões já registrados praticados na Internet utilizando o nome do Órgão, o Detran|ES destaca que todos os leilões que realiza são eletrônicos e devem ser consultados exclusivamente no site oficial, na área de Editais de leilão de veículos.

O Departamento orienta que o cidadão que tiver interesse em adquirir um veículo dessa forma aguarde a abertura do edital, que é amplamente divulgado, devendo acessar www.detran.es.gov.br e agendar uma vistoria no veículo que possa estar interessado. Além disso, o Órgão acrescenta que a vistoria de veículos leiloados pelo Detran|ES somente é realizada no Pátio Central do Detran|ES, que fica localizado no município da Serra.

A Autarquia aconselha que as pessoas desconfiem e denunciem facilidades, por meio do Disque-Denúncia 181, ou via Ouvidoria-Geral do Estado, por meio do telefone 0800 022 11 17 ou pelo e-mail [email protected].

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana