conecte-se conosco


Estado

Turmas de oficina de fotografia estão com inscrições abertas na Serra

Publicados

em

A produtora Cardeal Cultural está promovendo uma Oficina de Fotografia com cursos para jovens de 13 a 29 anos do município da Serra, e com o intuito de explorar a arte de fotografar como forma de expressão e valorização do território em que vivem. O projeto faz parte da programação do Festival Marajá Cultura e Arte.

O evento, acontece em junho de 2025 conta com recursos do Edital 04/2023 – Valorização da Diversidade Cultural Capixaba, viabilizado pelo Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult).

Com encontros presenciais realizados no Centro Municipal das Juventudes de Planalto Serrano, a oficina aborda fundamentos da fotografia como enquadramento, iluminação, composição e noções básicas de manuseio de câmera. Mais do que técnica, o projeto propõe uma imersão afetiva no cotidiano local, estimulando cada participante a registrar, com sensibilidade, cenas que fazem parte da vida comunitária.

Link de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfyvhQ6hClLnKgaANTuuszUTao77Ra2iSTQeb90EvXnoTssqA/viewform?usp=sharing&ouid=112402547876545226115

A proposta é incentivar o olhar crítico e criativo sobre o bairro, fortalecendo a identidade local e oferecendo às jovens ferramentas para contar suas próprias histórias por meio da imagem. As melhores fotografias produzidas durante a oficina serão selecionadas para compor uma exposição especial intitulada “Olhares sobre um novo Marajá” durante o Festival Marajá, que irá acontecer no dia 07 de junho de 2025.

Festival Marajá

O nome do festival faz referência ao processo de ocupação territorial do bairro, iniciado com a ocupação da COHAB Marajá na década de 1970. Esse processo, comum às periferias brasileiras, ocorreu após a falência da empresa Marajá, que deixou muitos de seus trabalhadores — majoritariamente imigrantes dos estados do Nordeste brasileiro — sem amparo financeiro. Diante disso, as famílias recorreram à ocupação das casas como alternativa de moradia e permanência no território. Após um intenso processo judicial, o bairro Planalto Serrano foi oficialmente instituído em 1987. Ainda assim, muitos moradores antigos continuam se referindo ao local como Marajá.

Serviço

Oficinas de fotografia – festival marajá cultura e arte

Data: dias 28, 29, 30 e 31 de maio (de quarta-feira a sábado).

Horário: 14h30 horas (de quarta a sexta) e 08h no sábado

Local: Centro Municipal das Juventudes de Planalto Serrano – R. Continental, 84-100 – Planalto Serrano Bloco A, Serra.

Link de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfyvhQ6hClLnKgaANTuuszUTao77Ra2iSTQeb90EvXnoTssqA/viewform?usp=sharing&ouid=112402547876545226115

Contatos para informações: @cardealcultural

Comentários Facebook

Estado

Seag participa da Conferência Nacional Sustentabilidade Brasil 2025 com foco no futuro do agronegócio

Publicados

em

A cidade de Vitória se tornou o centro das discussões sobre sustentabilidade e inovação, ao sediar a Conferência Nacional Sustentabilidade Brasil 2025, que acontece na Praça do Papa. O evento reúne especialistas, autoridades, empresas e representantes do setor produtivo para debater soluções sustentáveis para os principais desafios da País, com destaque para os avanços no agronegócio.

A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) participa da programação, que conta com cinco painéis temáticos voltados ao agronegócio, abordando desde mudanças climáticas até o uso de tecnologias emergentes no campo.

Nesta quinta-feira (12), quatro painéis movimentaram o evento: “O Agronegócio Brasileiro e os Desafios da COP 30”, “Do Campo ao Oceano: Tecnologias Marítima e o Futuro do Agro”, “Sustentabilidade no Centro da Atenção dos Consumidores de Alimentos e Bebidas” e “Tecnologias Disruptivas para o Agronegócio Sustentável”.

O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, participou do painel que debateu os desafios da COP 30, destacando a necessidade de alinhar a produção agropecuária brasileira às demandas globais por sustentabilidade.

“Este evento coloca o Espírito Santo no centro das discussões nacionais sobre o futuro do agro sustentável. A presença da Seag reforça o compromisso com a inovação, a responsabilidade ambiental e a valorização do produtor rural. Estamos aqui para ouvir, trocar experiências e apresentar o que nosso Estado tem feito para construir um agronegócio mais verde”, afirmou o secretário Enio Bergoli.

Também representando a Seag, o subsecretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Michel Tesch, participou do painel que discutiu o papel da sustentabilidade no comportamento dos consumidores de alimentos e bebidas.

A programação segue nesta sexta-feira (13), com o painel “Comunicação e o Futuro Sustentável do Agro”, que vai abordar a importância da linguagem e das estratégias de engajamento para fortalecer a imagem do agronegócio junto à sociedade.

A Conferência Nacional Sustentabilidade Brasil 2025 termina no sábado (14), com uma agenda diversificada de palestras, exposições e atividades abertas ao público.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Leonardo Sales / Giuliana Dias
(27) 3636-3700
[email protected]

Fonte: GOVERNO ES

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana