conecte-se conosco

Cidades

Unidade de saúde de Soturno recebe melhorias e novos equipamentos

Publicado


.
Nova pintura e ampliação de espaços estão entre as melhorias
Foto: Márcia Leal/PMCI

Os moradores do distrito de Soturno agora contam com uma melhor estrutura para o atendimento na área da saúde. A Prefeitura concluiu, na última semana, serviços de manutenção e melhorias na Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito.

O prédio passou por uma reconfiguração, ganhando ambientes mais espaçosos, como a sala de espera e recepção; farmácia; sala de triagem e área para esterilização dos materiais de trabalho.

Além disso, a UBS recebeu forro de PVC, nova pintura, ventiladores nos corredores, correção no telhado e melhorias na rede de esgoto e na parte elétrica. Foi construído, também, um quarto com banheiro para os motoristas de ambulância que ficam de plantão no local.

A unidade ainda ganhará grades em todas as janelas e a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) ficará responsável pela melhoria da área externa, como o serviço de jardinagem.

Equipamentos

A UBS de Soturno também está melhor equipada: ganhou aparelhos de ar condicionado nos consultórios e novos bebedouro; computador; rede de internet e macas. Para a área de esterilização de materiais hospitalares, foram adquiridos uma autoclave e uma seladora.

“Nosso objetivo é fazer com que a comunidade veja a unidade como um local acolhedor. Além disso, procuramos, também, proporcionar um ambiente melhor para os funcionários, que passam a maior parte do dia na unidade, pois o prazer em trabalhar se reflete nas atitudes e no bom atendimento. Temos muito respeito por todos que frequentam e trabalham nas UBS”, frisa a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

O prefeito Victor Coelho esteve na UBS de Soturno, nesta segunda-feira (27), para conferir o resultado dos serviços de manutenção. “Estamos investindo, continuamente, na melhoria das nossas estruturas de atendimento em saúde. Já concluímos serviços de manutenção em vários prédios e seguimos avançando. Queremos esses ambientes cada vez mais qualificados, para que a população possa ser bem acolhida e para assegurar melhores condições de trabalho aos nossos profissionais”, frisa.

Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Santa Casa de Cachoeiro registra queda no número de acidentes com moto

Publicado

por

No Dia do Motociclista, comemorado nesta segunda-feira (27), a Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim fez um levantamento que revela uma queda no número de atendimentos a pacientes vítimas de acidentes com moto nos seis primeiros meses deste ano.

De acordo com dados estatísticos do hospital, de janeiro a junho de 2020 foram contabilizadas 572 ocorrências envolvendo motociclistas. O número é menor que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram feitos 750 atendimentos. Uma diferença de 178 casos.

Já o número de vítimas dessas colisões também é menor este ano. Em 2020 foram 578 pessoas atendidas na Santa Casa contra 794 do mesmo período de 2019.

Outro dado que também aponta queda é o número de mortes causadas por esse tipo de acidente. De acordo com o levantamento, foram 16 óbitos de janeiro a junho de 2019 contra 11 no mesmo período de 2020.

Em todo o ano de 2019, foram 1.527 acidentes com motos registrados no hospital com 28 mortes.

Embora aponte para uma queda, os números ainda são considerados altos e não há motivos para comemorar. O coordenador do setor de ortopedia da Santa Casa, Lorran Coque Fonseca, lembrou que a instituição é uma referência em trauma no Sul do Estado e, mesmo diante da pandemia, não deixou de atender pacientes vítimas de acidentes.

“Realmente houve uma diminuição e isso deve-se ao isolamento social que foi respeitado na região. Mas quero sinalizar que esse número está  em alta novamente, principalmente pelo aumento de mais veículos nas ruas”, afirmou.

E concluiu: “Apesar desse número ter regredido em 2020, a gravidade desses acidentes foi bem maior”.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana