conecte-se conosco


Grande Vitória

Unidades de Saúde de Cariacica participam de estudo da Ufes de prevenção da obesidade infantil

Publicados

em

Foto: Claudio Postay

Cariacica participa do projeto de pesquisa Prevenção da Obesidade Infantil na Atenção Primária à Saúde (Prevoi). O estudo é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e é desenvolvido nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São Francisco, Santa Bárbara e Itaquari.

O Prevoi é desenvolvido junto às famílias com crianças de 7 a 10 anos de idade cadastradas nas UBS do município. O objetivo é avaliar o impacto de um programa de intervenção para redução da obesidade, sendo realizado em quatro etapas.

Após a primeira avaliação, as UBS foram sorteadas para participarem das ações de promoção da alimentação saudável e prática de atividade física. Além de Cariacica, participam do Prevoi unidades de quatro municípios da Grande Vitória.

“A participação na segunda fase da coleta é fundamental para avaliarmos o impacto das ações desenvolvidas pela equipe durante os últimos meses, por isso é muito importante que todas as famílias participem da reavaliação”, disse a coordenadora do projeto, Maria Del Carmen Molina.

A principal estratégia de intervenção do projeto está voltada para ações de educação alimentar e nutricional, assim como promoção da atividade física. Para isso, o projeto tem oferecido exercícios orientados por um educador físico, rodas de conversa com nutricionistas, oficinas de culinária, oficinas de alimentos e oficina de horta domiciliar.

“Trabalhamos com as famílias os fatores do processo de adoecimento, levando em consideração as demandas por elas identificadas, incentivando a autonomia das escolhas e promovendo o autocuidado. Notamos que para as famílias que participam, fica a certeza que estão sendo vistos e reconhecidos por pesquisadores e equipes de referência e, que podem usufruir de ações e serviços que nunca tinham sido ofertados”, acrescentou a nutricionista referência da Secretaria de Saúde (Semus) e pesquisadora do projeto, Vanessa Alvarenga Crispim Pereira.

Comentários Facebook

Esporte

Arena Jacaraípe vai receber campeonato de Karatê em setembro

Publicados

em

Por

Foto: Freepik

A Serra vai receber em setembro o maior evento de Karate do Espírito Santo: o Open Nacional Team Aguiar de Karate, que vale pontos no ranking nacional e vai contar com cerca de 200 atletas participantes. O campeonato acontece em vários estados brasileiros e no Espírito Santo a Serra é quem vai sediar o evento.

A competição contará com atletas de todo o Espírito Santo e do Brasil, incluindo alguns que fazem parte da seleção brasileira principal. Dentre os estados com atletas participantes estão: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Santa Catarina e Ceará.

O evento é realizado pelo Team Aguiar e Federação Espírito Santense de Karatê (FEK) e conta com o apoio da Prefeitura da Serra por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur).

O campeonato acontece na Arena Jacaraípe no dia 10 de setembro e as inscrições vão até 7 de setembro através de preenchimento de um formulário online disponível no link www.sistemaronin.com.

As categorias participantes do evento são base, master e a sênior. O valor da taxa de inscrição varia de acordo com a categoria inscrita.

Serviço:

Local: Arena Jacaraípe.

Data: 10 de setembro de 2022.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana