conecte-se conosco


Cidades

Unimed Sul retoma projeto de Caminhada Orientada em Cachoeiro de Itapemirim

Publicados

em

A Unimed Sul Capixaba retomou o projeto Caminhada Orientada, desenvolvido para incentivar a prática de atividade física e promover a qualidade de vida dos moradores de Cachoeiro de Itapemirim. As aulas são gratuitas e acontecem de segunda a quinta-feira, das 5h30 às 8h, na Avenida Beira Rio, com o apoio da prefeitura local, beneficiando toda a população.

A ação havia sido suspensa por conta da pandemia e, com o retorno, foram estabelecidas regras para permitir que o serviço seja oferecido com segurança. Os participantes devem apresentar o comprovante da imunização contra a Covid-19 completo, usar máscara e álcool em gel. Além disso, é necessário manter o distanciamento social e cuidar da higienização do material utilizado. Em caso de qualquer sintoma gripal, a pessoa não poderá participar da atividade.

O professor de Educação Física Wellington Leitão explica que os encontros têm também o propósito de resgatar a saúde emocional dos participantes, comprometida no período de pandemia. As matrículas estão abertas e podem ser realizadas no local, diretamente com o educador físico. Atualmente, o projeto possui 112 alunos.

A Caminhada Orientada é dividida em cinco turmas, nos horários de 6h, 6h20, 6h40, 7h e 7h20. A concentração acontece em frente ao Restaurante Katatas. No início da avenida, fica uma base para orientar e dar apoio aos alunos. “Primeiro, ocorre a preparação, por meio de alongamentos e do estabelecimento de objetivos. Em seguida, a pessoa já pode caminhar, no período e no percurso que preferir. Após 30 dias o aluno é submetido a uma nova avaliação”, ressalta Wellington Leitão.

De acordo com o gerente de Serviços Próprios da Unimed Sul, Eduardo Tonole Dalfior, a ação integra o projeto Movimento Saúde da cooperativa. Implementada em 2013, a Caminhada Orientada foi progredindo e sendo reformulada ao longo dos anos. Uma das adaptações foi exatamente a oferta de acompanhamento profissional para identificar se os participantes estão atingindo os objetivos com a prática da atividade física.

“Nosso intuito é realmente contribuir com a qualidade de vida da população de Cachoeiro, estendendo essa ação para quem não é cliente da cooperativa. Queremos ajudar as pessoas a cuidarem da saúde física, controlando questões como o peso e a pressão arterial, e a saúde mental, uma vez que estamos oferecendo uma atividade que promove a socialização. Cientes dos benefícios, os médicos da cooperativa fazem a sua parte e recomendam esse tipo de atividade coletiva para os seus pacientes de modo a complementar o tratamento no consultório”, destaca Eduardo Tonole.

Comentários Facebook
Propaganda

Cidades

Abertas as inscrições para a I Conferência Intermunicipal de Educação Norte / Noroeste Capixaba

Publicados

em

Por

Estão abertas as inscrições da I Conferência Intermunicipal de Educação Norte / Noroeste Capixaba, com o tema “Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o Futuro da Educação Brasileira”, que acontecerá de forma virtual. Podem se inscrever até o dia 7 de dezembro, trabalhadores da Educação, Ministério Público, Conselho Municipal de Educação, Sindicato, pais de alunos, alunos, Superintendência Regional de Educação e Ensino Superior. Ao todo foram disponibilizadas 120 vagas para o Município de Linhares.

A inscrição deve ser feita exclusivamente pelo link https://forms.gle/87nJPm1jFx5BGbtKA. O evento é uma realização das secretarias de Educação dos municípios de Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Vila Valério, São Gabriel da Palha, Pinheiros, Rio Bananal e Jaguaré.

O participante, ao se inscrever, precisa informar o município de origem, qual segmento representa na sociedade, confirmar sua participação na palestra de abertura e, na sequência, escolher o eixo temático que deseja participar. A conferência será no dia 9 de dezembro, das 8 às 18 horas, e será transmitida pelo Youtube e também pela plataforma Zoom.

A secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, frisou que a opção por fazer uma conferência intermunicipal traz resultados positivos, porque as discussões já estão sendo muito valiosas.

“Nós certamente levaremos para o fórum nacional diversidade de opiniões, e isso tem estreitado os laços entre os municípios em um tema de tamanha relevância. Levar qualidade na educação às crianças já é um grande desafio e com equidade, respeitando todas as diferenças regionais, individuais, os desafios são ainda maiores. Essas temáticas trazem muitas possibilidades de atuação para que a educação de qualidade chegue a todos os alunos”, disse a secretária de Educação.

A I Conferência Intermunicipal de Educação Norte / Noroeste Capixaba é uma preparação para a IV CONAE – Conferência Nacional de Educação, que será realizada em Brasília no ano que vem.

PROGRAMAÇÃO

MATUTINO:

8h – Abertura com apresentação das autoridades (transmissão pelo Youtube – parceria Ifes – Nova Venécia)

8h50 – Apresentação cultural (Ifes Campus Nova Venécia)

9h – Palestra de abertura: “Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o Futuro da Educação Brasileira” – Profª Drª Ariadna Pereira Siqueira Effgen – Ifes de Nova Venécia

10 às 12h – Apresentação e aprovação do Regimento

VESPERTINO:

Ambientes virtuais por eixo e plenária final

Eixo I – O PNE 2024 – 2034: avaliação das diretrizes e metas: Wilson Alves Pereira – Assessor Parlamentar para Assuntos Educacionais – Brasília/DF

Eixo II – Uma escola para o futuro: Tecnologia e conectividade à serviço da Educação – Carmen Lúcia Prata – Assessora de Tecnologia da Informação – Sedu/ES

Eixo III – Criação do SNE: avaliação da legislação inerente, proposta do modelo – Deputado Federal Idilvan Alencar – CE e Relator do PL 25/2019 – SNE

13h30 às 14h30 – Apresentação e dinâmica do Eixo

14h30 – Palestra de abertura por eixo, em cada ambiente virtual

15h10 às 16h50 – Plenárias de eixo

17 às 18 horas – Plenária final

 

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana