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Vacina e Confia: Sesa tira dúvidas sobre a plataforma de vacinação contra a Covid-19 do Estado

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Com uma semana de funcionamento, a Plataforma Vacina e Confia do Governo do Espírito Santo em parceria com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), já conta com quase dois milhões de pessoas cadastradas.

Para auxiliar da melhor maneira a experiência dos usuários em todas as funcionalidades da plataforma, a Secretaria da Saúde (Sesa) organizou uma série de perguntas e respostas para solucionar as principais dúvidas sobre o novo site.

– O que é a Plataforma Vacina e Confia?

A Plataforma Vacina e Confia reúne importantes funcionalidades para a vacinação contra a Covid-19 no Espírito Santo.

A primeira é que se configura no novo Sistema de Informação utilizado por todos os 78 municípios para controle de registro da dose recebida, estoque, distribuição e aplicação dos imunizantes incorporados ao Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde.

Além disso, a plataforma é disponibilizada à população vacinável para cadastro de suas informações e, assim, garantindo a opção de agendamento de doses aos municípios que aderiram a esta aplicação; a comunicação sobre período de aplicação da D2 ou doses em atraso.

Para o cidadão que ainda aguarda para iniciar o esquema vacinal, é uma importante ferramenta para auxiliar no dia da vacinação, agilizando o processo. Já para cidadão que completou o esquema vacinal, a Plataforma disponibiliza a declaração do autocadastro e o certificado de vacinação em três línguas (português, inglês e espanhol).

– Fiz uma operação errada no momento do cadastro e não consigo desfazer. Como proceder?

Se algo ocorreu errado, o cidadão pode entrar em contato com os números e e-mail disponibilizados na própria Plataforma, na aba “Contatos”.

A interface com o cidadão para quaisquer dúvidas é feita diretamente pelo município de origem.

Outro canal de comunicação é por meio da Ouvidoria SUS, da Secretaria da Saúde, no e-mail [email protected] ou pelo número (27) 3347-5732 e (27) 3347-5733.

– Em caso de erros de informações sobre imunizantes e data de aplicação, o que devo fazer?

Neste caso, a possibilidade é que podem ter ocorrido erros de digitação por parte do município ao registrar a dose no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) e, portanto, este erro refletirá em uma informação incorreta no sistema Vacina e Confia.

Em caso de erros de informação, a orientação é que entre em contato com números disponíveis na Plataforma na aba “Contato” para solicitar alteração dos dados. Como a resposta anterior, a interface com o cidadão para quaisquer dúvidas é feita diretamente pelo município de origem.

Além disso, a Secretaria da Saúde, por meio de sua equipe de Tecnologia da Informação junto ao Lais, tem trabalhado na curadoria dos dados importados do SI-PNI, dando todo suporte aos municípios para que, quando encontrada alguma inconsistência, a mesma seja corrigida.

– Fui vacinado, mas o meu cadastro ainda não apareceu, por quê?

Todas as informações são acrescidas por meio do serviço de vacinação do município no qual o cidadão recebeu a dose. A orientação a todos os municípios é que o período de digitação das doses aplicadas seja o mais breve possível, uma vez que é com essas informações que são alimentados também o Painel de Vacinação, com dados sobre aplicação das doses no Estado.

– Por que não consigo cadastrar uma pessoa menor de idade?

O cadastro de adolescentes e crianças passará a ser disponibilizado na Plataforma em breve, e deverá ser realizado pelos pais ou responsáveis legais dos menores de idade em uma aba denominada “Dependentes”.

Outra possibilidade de agendamento desse público será por meio do estabelecimento de saúde de referência de atendimento.

Vale ressaltar que até o momento o Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19, do Ministério da Saúde definiu a vacinação para pessoas acima dos 18 anos. No Espírito Santo, por meio do Plano Estadual de Imunização e definido em Comissão Intergestores Bipartite (CIB) pela resolução N° 116/2021, passa a ser grupo prioritário adolescentes de 12 a 17 anos de idade com comorbidades, deficiência permanente, gestantes ou puérperas.

– Por que só é possível fazer agendamento para o cadastrado?

Os acessos ao cadastro são pessoais. Toda a experiência da Plataforma é centrada no usuário como, por exemplo, ocorre no ConecteSUS, do Ministério da Saúde. Ou seja, cada cidadão precisa ter o seu cadastro para poder agendar sua vacina e ter acesso a outras informações de interesse pessoal.

Em breve a Plataforma disponibilizará a opção para agendamento a menores de idade, em vacinação definida em estratégia estadual.

Entretanto, a Plataforma não inviabiliza a possibilidade de outra pessoa realizar o agendamento, desde que tenha acesso ao CPF e senha do cadastro do usuário que será vacinado.

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E-commerce de móveis e decoração anuncia implantação de centro de distribuição no Estado

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O governador de Estado, Renato Casagrande, se reuniu, nesta sexta-feira (23), por meio de videoconferência, com representantes da MadeiraMadeira, maior loja on-line de móveis e decoração da América Latina. A empresa anunciou investimento da ordem de R$ 10 milhões na construção de um centro de distribuição, no TIM´s, no município da Serra.

A empresa tem planos de expansão da malha logística pelo Brasil e escolheu o Estado para instalar sua operação. O investimento se trata de um Fullfillment com área de 17.700 metros quadrados, que é um centro de distribuição com maior proporção. A estimativa é a geração de 120 vagas de empregos diretos e outras 100 de forma indireta.

Para o governador Casagrande, a notícia da chegada da empresa é bem-vinda para os capixabas e para o Governo. “Estamos felizes com os planos da MadeiraMadeira em investir no Estado com o centro de distribuição. Desejo que a empresa se sinta acolhida pelos capixabas e pelo Governo do Estado também. O Espírito Santo é um estado que tem condições institucionais boas, temos capacidade de investimento e para receber investimento também. Temos o prazer de receber quem tem interesse em se instalar e expandir negócios aqui. Inovação é um assunto que nos interessa muito e estamos criando todas as condições para que tenhamos um ambiente favorável no Estado”, disse.

O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, destacou que o Governo vem investindo em inovação e que a MadeiraMadeira pode futuramente contribuir e compartilhar sua expertise com os capixabas.

“A notícia da implantação do centro de distribuição confirma que estamos no caminho certo e a geração de empregos para os capixabas é extremamente importante para nós. O investimento está intimamente ligado à inovação, porque a MadeiraMadeira surgiu no mercado como uma startup e hoje é um case de sucesso. Trabalhamos firmemente sob o comando responsável do governador Renato Casagrande para que pudéssemos superar os desafios da pandemia, amenizando seus efeitos sobre a economia e conseguimos. Agora, nossa meta é apostar na inovação, olhar para frente e trilhar o caminho do desenvolvimento sempre com ações planejadas, como temos feito”, afirmou Hoffmann.

Segundo o co-fundador da MadeiraMadeira, Marcelo Scandia, além do fullfillment a empresa possui as guideshop, loja física com uma unidade aberta em Vila Velha, e que até o mês agosto será inaugurada outra unidade também no município. “Somos um e-commerce e marketingplace, trabalhamos com um modelo híbrido para oferecer melhores e mais opções produtos para os clientes. Com a instalação de um centro de distribuição no Estado, nossa intenção é estar mais próximo do público consumidor e atender parte de Minas Gerais e do Nordeste. A operação de instalação no TIM´s deve ter duração de dois meses”, explicou.

Sobre a empresa

Ao longo de 2020, a MadeiraMadeira, criada há cerca de 10 anos, triplicou o número de centros de distribuição, para os 15 atuais. Entre eles, um em Jundiaí (SP), com o qual faz entregas com prazo de um dia na Grande São Paulo. Outros centros deverão ser abertos ao longo deste ano.

A plataforma pretende ampliar a prateleira de produtos de marca própria, hoje com cerca de 400 itens, expandir a rede de lojas físicas. Atualmente, a empresa tem cerca de dois mil funcionários.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sectides
Ana Luiza Freitas / Carolina Moreira / Gabriela Galvão / Larissa Linhalis
(27) 3636-9707 / 6753 / 1822 / 99949-8105 / 99942-9537 / 98102-0236
[email protected]

Fonte: Governo ES

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