conecte-se conosco

Cidades

Vacinação contra gripe seguirá até o fim de junho

Publicado


.
Mais de 58 mil já foram imunizados, mas índice precisa melhorar entre gestantes e crianças
Foto: Márcia Leal/PMCI

A campanha nacional de vacinação contra gripe foi prorrogada até 30 de junho. O prazo inicial, que terminaria na sexta-feira (5), foi estendido pelo Ministério da Saúde para que a meta de imunização, que é de 90%, seja alcançada em alguns grupos prioritários.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), muitas gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças entre 6 meses de vida e menores de 6 anos de idade e adultos de 55 a 59 anos, que fazem parte do grupo da terceira e última fase da campanha, ainda precisam ser vacinados.

Além disso, grupos prioritários de outras etapas da campanha também poderão procurar Unidades Básicas de Saúde (UBS) para receber as doses, até o fim deste mês.

A primeira fase da campanha foi voltada para idosos e profissionais da saúde; a segunda etapa contemplou pessoas com bronquite, asma, hipertensão, diabetes e outras doenças crônicas e, ainda, profissionais das forças de segurança, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo; e a terceira fase, abrange, também, pessoas com deficiência e professores de escolas públicas e privadas.

A secretaria reforça, ainda, que a vacina contra gripe não protege contra a covid-19, mas pode ajudar no diagnóstico das pessoas com suspeita de coronavírus. Além disso, a imunização ajuda a reduzir o número de complicações e internações por infecções pelo vírus da gripe.

“Estamos alertando para que os públicos-alvo da ação que ainda não atingiram 90% não deixem a imunização para a última hora, para que nosso objetivo seja alcançado. A vacina é uma proteção muito importante”, frisa a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

Mais de 58 mil imunizados

Desde o início da campanha, em 23 de março, mais de 58 mil pessoas já foram imunizadas. A vacinação é realizada nas UBS, de segunda a sexta, das 8h às 16h. Para receber atendimento, é preciso levar a caderneta de vacinas e documento de identificação. Os professores devem apresentar, também, uma declaração de trabalho da instituição em que atuam.

Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Prefeito presta contas das ações de 2019 à Câmara Municipal

Publicado


.
Por conta da pandemia, interação com os vereadores se deu por videoconferência
Foto: Márcia Leal/PMCI

O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho, prestou contas das ações da gestão municipal em 2019, na tarde desta quarta-feira (1º), em sessão extraordinária da Câmara Municipal. A ação se deu em cumprimento ao artigo 69 da Lei Orgânica Municipal, que determina a realização da prestação de contas anual do Poder Executivo relativa ao exercício anterior.

Por conta da pandemia de Covid-19, as sessões da Câmara Municipal estão sendo realizadas por videoconferência. Com isso, a interação entre os vereadores, que ficaram em seus gabinetes, e o prefeito, que permaneceu no auditório da escola municipal Zilma Coelho Pinto, junto aos secretários municipais, ocorreu por meio de transmissão pela internet.

Na ocasião, o chefe do Poder Executivo, pessoalmente, prestou esclarecimentos e respondeu aos questionamentos dos parlamentares. Antes disso, no dia 16 de junho, os arquivos da apresentação da prestação de contas, que incluem um documento em PDF e um vídeo de 52 minutos, foram protocolados na Câmara Municipal – o documento em PDF por ser conferido ao fim do texto; o vídeo pode ser acessado aqui.

A apresentação está divida em três eixos temáticos: “Organização Interna”; “Uma Cidade em Transformação” e “Cenários Futuros”.

No eixo “Organização Interna”, os destaques incluem o resultado superavitário de R$ 25 milhões nas contas públicas; novo plano de cargos e salários e extensão de benefícios a servidores; e mudanças na legislação para atração de investimentos e geração de emprego e renda, como a Lei de Incentivos Fiscais e o decreto de desburocratização de atividades consideradas de baixo risco – em 2019, o município teve saldo positivo na geração de empregos, pela primeira vez, desde 2014.

Nas conquistas destacadas em “Uma Cidade em Transformação”, estão: a reinauguração ou inauguração de importantes equipamentos públicos, como Centro de Saúde “Paulo Pereira Gomes”, Aprisco Rei Davi, Estação Cidadania – Cultura “Sérgio Sampaio” e Centro POP – Espaço Vida. Também foram realizadas melhorias e reformas em escolas municipais, além de dezenas de obras em vias públicas.

Ainda nesse eixo, outras duas conquistas importantes foram a implementação do novo estacionamento rotativo e a conclusão dos trâmites legais para a volta do armamento para a Guarda Civil Municipal (GCM), dando fim a um impasse de dez anos.

Em “Cenários Futuros”, por sua vez, são apontadas as ações para investimentos de longo prazo na cidade, incluindo a captação de R$ 41 milhões de fontes externas para obras, criação e manutenção da Comissão Técnica de Desburocratização (Comtede) e a realização de três edições do programa “Transforma Cachoeiro”, que gerou mais de 30 mil atendimentos de serviços públicos para a população.

“Apesar de todos os enormes desafios que 2020 têm apresentado para nós, é preciso destacar que o que fizemos em 2019 foi essencial para enfrentar o que está vindo pela frente – basta pensar no Centro de Saúde “Paulo Pereira Gomes”, que agora pode atender pacientes com Covid-19 com uma estrutura moderna, que inauguramos no ano passado. Trabalhamos de forma transparente e estamos sempre à disposição dos vereadores e da população em geral para prestar esclarecimentos”, afirmou o prefeito Victor Coelho.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana